Tempo de leitura: 2 minutos

Adriano Ceolin | Portal IG

Serra volta ao estado e visita Feira e Alagoinhas.

Pela segunda vez nesta pré-campanha à Presidência da República, José Serra (PSDB) vai à Bahia, onde os tucanos somaram derrotas vergonhosas nas duas últimas eleições. Por isso, em 2010, a meta estabelecida pelo PSDB é perder por pouco no Estado: precisamente por 700 mil votos a menos que Dilma Rousseff, a candidata do PT.

Nesta terça-feira, o tucano vai aos municípios de Alagoinhas e Feira de Santana, que fica a 107 km de Salvador. No último dia 14, Serra esteve na capital baiana onde visitou o túmulo de Irmã Dulce e passeou pelo mercado modelo da cidade.

Lideranças do PSDB e do DEM na Bahia afirmam que Dilma aparece na frente em pesquisas eleitorais. Segundo o iG apurou, a vantagem da petista sobre Serra varia entre 6 e 10 pontos percentuais. Os tucanos, no entanto, comemoram o fato de ela ainda não ter conseguido absorver os índices do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Lula sempre foi forte na Bahia, mas a Dilma é a Dilma. Ela não é o Lula”, afirmou o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA). “O Lula ainda não conseguiu transferir seus votos para a Dilma. Eu não acredito que isso irá acontecer. Por isso, acho que o Serra pode surpreender na Bahia”, completou o deputado João Almeida (PSDB-BA).

Como candidato, Lula sempre teve votações expressivas na Bahia. Mesmo quando foi derrotado no primeiro turno por Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998, o atual presidente obteve, respectivamente, 35,20 e 35,34% dos votos válidos. Nas duas últimas vitórias, a vantagem de Lula sobre os tucanos foi primeiro ampliada e depois dobrada.

Em 2002, Serra teve muita dificuldade para ser o segundo mais votado na Bahia no primeiro turno. O tucano conquistou apenas 16,8% contra 14%, de Ciro Gomes (então no PPS), e 13,4%, de Anthony Garotinho (então no PSB). No segundo turno, Lula bateu por 65,6% a 34,3% de Serra.

Naquela oportunidade, o PSDB não tinha o apoio do DEM. Partido comandado na Bahia pelo então senador Antonio Carlos Magalhães (morto em 2007), o ex-PFL apoiou Ciro Gomes no primeiro turno. “Eu fiquei com o Serra”, contou Aleluia. No segundo turno de 2002, ACM orientou seus eleitores a votar em Lula.

Leia mais

13 respostas

  1. Não resta dúvidas de que a Dilma irá vencer as eleições no Nordeste, um dos principais focos dos óbolos governamentais, …!!!

    Tudo que o pessoal da esquerda pregava, de forma contrária, agora lhes beneficia (eles condenavam o voto por uma telha, mas agora pregam, estimulam, o voto por uma bolsa), …!!!

    Mais uma vez teremos o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste (regiões industrizlidadas, produtoras e mais politizadas do país), contra o Nordeste e o Norte (regiões onde o desenvolvimento ainda é um entrave, um gargalo), e o nível educacional, visivelmente mais baixo, …!!!

    Como o Sul, o Sudeste e o Centro Oeste concentram a maior massa de eleitores, se a iferença não for muito grande a favor da Dilma no Nordeste, o objetivo do PSDB será alcançado, …!!!

    Cabe ao pesoal do PT centrar fogo no Nordeste, se quiser ganhar as eleições, …!!!

    E dá-lhe promessas, …!!!

  2. por isso somos um dos estados mais atrasados da federação!!!
    quem viaja pra minas, são paulo, goias entre outros percebe quanto estamos pra tras.
    aguentamos calados uma ditadura carlista que ja beirava a monarquia, uma vez que filhos e netos de acm ja caminhavam para sucedelo!
    na minha opinião o retrato da bahia são suas principais cidades: feira de santana, itabuna, ilheus, conquista, saj…
    e pelo menos o que vemos nas cidades da região cacaueira é o mais absoluto abandono!!!!!
    repito: darei mais uma chance a wagner por confiar em seu modelo democratico de adiministrar, mas em relação ao brasil eu acho que ele pode mais!!!! muito mais!!!!
    ps: conquista foi adiministrada pelo pt e se tornou uma das melhores cidades para se abrir um negocio, ja itabuna mesmo tendo gestão do partido 2 vezes não saiu do lugar, isso quer dizer que meu voto não é contra dilma, ele é a favor de serra. devemos votar em quem realmente esta preparado e uma rapida leitura no historico de dilma e vemos das meladas que ela é capaz!!!!

  3. Pessoal apesar de esta materia mostrar que esse blog é PT acho que impresa não pode usar desse linguajar. As pesquisas mostrar que Serra ganha a eleição apesar de ser considerado uma pessoa sem graça, entretanto na simpatia, no linguajar, na maneira de tratar as pessoas ele vence de longe a Sargenta (Dilma, sic).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *