Tempo de leitura: < 1 minuto

O site do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico de Ilhéus (Cepedi) sofreu invasão, possivelmente neste final de semana. Quem acessa a página eletrônicado centro ligado à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e empresas do polo de informática de Ilhéus depara-se com uma mensagem pra lá de explosiva.

Site sofreu invasão-protesto. Às 22h, já estava fora do ar.

Atualizada às 11h (03/05)

20 respostas

  1. Taí uma coisa pra o pimenta investigar, é sabido entre os estudantes da UESC e parte da comunidade que o CEPEDI é realmente tudo isso que o hacker escreveu. As empresas do pólo de informática de Ilhéus são obrigadas a investir 2,5% (acho) do faturamento anual em instituições pública para pesquisa e desenvolvimento. A UESC não pode receber, porque não tem uma fundação, então o dinheiro não ficava na região até que a prefeitura de Ilhéus resolveu criar o CEPEDI, passou a receber quase que o total das doações da empresa do Pólo. É muito dinheiro, muito mesmo e a estrutura do CEPEDI é minúscula. Muitos estudantes de Ciência da computação já se perguntaram várias vezes, pra onde foi esse dinheiro!!! Bom desconfiamos da resposta…

  2. Esse caso realmente deve ser investigado. Já trabalhei no CEPEDI porém, não vou me identificar pois eles costumam perseguir quem fala sobre o assunto. No período em que trabalhei lá, presenciei projetos que custavam uma fortuna, com equipes minúsculas e formadas apenas por estagiários. Os valores chegavam a R$300.000,00 em equipes com 3 ou 4 estagiários e duração de 3 meses. Além de pouco investimentos, a gerência administrativa costumava tratar os funcionários e estagiários aos gritos.
    O ministério público e o ministério do trabalho deveriam investigar o CEPEDI pois os abusos cometidos alí foram muitos e o dinheiro ganhado pela instituição nunca aparece em investimentos.

  3. Que eu saiba, o Gerente Administrativo do CEPEDI é gente do Reitor Antonio Joaquim.
    Cabe ao Conselho de Curadores ou Conselho Fiscal fazer uma investigação.

  4. É lamentavel a situação e a realidade parece ser a descrita; por várias ocasioes já me inscrevi em projetos e jamais tive retorno de quem foram classificados; a sociedade tecnologica precisa deste apoio e o CEPEDI por sua vez ser mais transparente e fazer jus aos investimentos recebidos auxiliando o pólo em seu desenvolvimento e tornar-se referencia; algo que até hoje está muito distante como Manaus e Santa Rita Sapucaí…depois não adiantam se queixar que as empresas vão embora da cidade…e migram para estes…com toda razao!!!

  5. Não é novidade o que o colega ali em cima falou. também trabalhei quase um ano no cepedi, e confirmo o que foi dito.

    Os estudantes de computação infelizmente não se atentam para o fato de que ALGO poderia ser de fato implementado no CEPEDI, mas ao invés disso, contratam no máximo 15 graduandos (sem contar os estudantes formados que ainda permanecem) que recebem horrivelmente mal, e os professores (que dão aulas horríveis na UESC, e um deles -segundo o currículo Lattes- não está habilitado para ensinar e conseguiu entrar de alguma forma).

    É um absurdo que tenhamos professores que são pesquisadores e fazem este tipo de prática conivente ou até mesmo em participação neste tipo de desvio de investimentos. Ao invés de investir de fato em pesquisa, investem em carros, motos e casas de luxo.

    Parabéns, colegas de computação: estamos cada dia mais perto de ser o que eles são: coniventes com essa triste situação.

  6. Essa coisa de invasão tem acontecido demais nos últimos dias aqui na região, recentemente foi o próprio blog.
    Fiquei sabendo por fontes seguras, que o pessoal lá ja tomou as providencias, inclusive já tem os suspeitos do delito. Me informaram também, que é questão de tempo para a justiça liberar a quebra do sigilo telefônico dos envolvidos para confirmar a ação criminosa.
    Isso vai dar pano pra manga viu.

  7. REALMENTE É UMA SITUAÇÃO COMPLICADA,MAS TÁ AÍ UMA BOA OPORTUNIDADE PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO MOSTAR ALGUM SERVIÇO E MOSTRAR QUE EXISTE.

  8. Estou achando que isto e mais um ato de bandidos virtuais, iguais ao que tentaram invadir o site do pimenta. Se realmente isso fosse verdade, bastava fazer a denuncia nas autoridades competentes, e não praticar um ato criminoso.

  9. Engraçado isso…

    Vão fazer uma caça às bruxas ao invasor. Mas procurar averiguar as denúncias mesmo que é bom, nada.

    Já trabalhei no CEPEDI e tenho péssimas lembranças de lá. Além de receber mal pra caramba, acredito que o colega Anônimo quis se referir a mim, quando disse que funcionários eram tratados aos gritos.

    Pra terem idéia, eu saí de lá e me mudei pra minas pra ganhar 5 vezes o que ganhava no cepedi. Ganho acimda da média? Não. Lá eu ganhava pouco demais mesmo. Justamente por causa do que passei no CEPEDI que tão cedo não quero ir pra Ilhéus. Voltar pra Bahia, se isso for possível, só na aposentadoria.

    Acredito que deviam sim investigar isso. Mesmo porque, se essas denúncias são infundadas, isso deve ser provado para que a imagem do CEPEDI seja limpa. Muitos dos profissionais de TI que ainda vivem aí não falam nada pra não serem perseguidos, mas não é de hoje que o CEPEDI é mal visto pelos estudantes de computação.

  10. Concordo com o que todo mundo está falando aí e ainda falo mais! Também já trabalhei lá no CEPEDI e fui muito humilhado pelo administrativo de lá, os projetos eram só com estagiários e muitas vezes nos ameaçavam para que projetos fossem prontos, sem ao menos nós sabermos uma tecnologia requerida. Aí vai o site do MP. http://www.mp.ba.gov.br/ já fiz uma queixa, vale agora esperar, espero que alguns façam o mesmo também. É bom citar as maracutaias com vereadores de Ilhéus.

  11. Eu acho que esse ato .. foi foda .. mandaram bem de mais .. até então ninguém estava atento a um elefante branco no meio da avenida petrobras o Cepedi .. todo mundo sabe da falcatrua que rola ali dentro .. se esse dartanham acha que pode resolver tudo na base da denúncia .. então você não me explica o porque da tarifa de transporte publico de ilhéus ter aumentado novamente ?? já que foi feita denuncia ao ministério publico ..com todo conteúdo legal e principalmente abaixo assinado de grande parte da população .. porque todas as votações da câmara de vereadores é sempre vitoriosa com unanimidade dos votos ?? nunca se questionou não .. esse ministério publico não serve pra merda nenhuma .. aqui é tudo na base da máfia .. você num sabe de nada filho .. pelo menos agora alguém abriu o olho pra essa pilantragem .. que ficava lá engordando e ninguém falava nada

  12. Seria bom ouvir a instituição. Sempre vejo algumas matérias do CEPEDI e recentemente o pessoal lá ganhou uma premiação da FAPESB no concurso idéias inovadoras e também na Campus Party na aréa de mooding, sem falar nas publicações cientificas em congressos q já vi. Inclusive acompanhei um deles que foi o de Alberto Krusshesvisck, onde ele apresentou seu trabalho desenvolvido com a ajuda de um software feito la no CEPEDI.
    Isso que foi feito ta cara de alguém que está com alguma magoa de lá.

  13. Tudo que foi colocado acima é a mais pura realidade, já havia enviado e-mail para o MP e até para a polícia federal avisando do caso, mas nunca soube de nenhuma atitude desses órgãos.

    O CEPEDI recebe milhões por ano, para pagar um valor ridículo para estagiários que desenvolvem projetos que já existem. Para onde vai esse dinheiro? Será que ninguém pensa nisso? Pq o CEPEDI não é auditado por ter permissão de receber a verba de investimento em Tecnologia? É tudo tão evidente que chega a ser revoltante!

    Não podemos esquecer que o INETI (incubadora de projetos) também é uma farsa sínica. Segundo o CEPEDI divulga MUNDO afora, o INETI possui consultores, boas salas, várias empresas incubadas, uma estrutura de causar inveja a outras incubadoras. E tudo não passa de um vão, onde cabem muitos computadores e com pouquíssimas empresas funcionando.

  14. Também trabalhei no CEPEDI podendo confirmar tudo o que foi dito!!! Projetos vendidos a centenas de milhares de reais enquanto os desenvolvedores ganhavam apenas R$ 290,00!!!! Lembro inclusive de um episódio bastante comentado quando um grupo de funcionários foram sumariamente demitidos por simplismente pedirem aumento!

  15. Não eram funcionários, eram estagiários.

    O caso é que esses estagiários eram responsáveis por vários projetos e formavam uma equipe bastante competente.

    Muitos deles moravam em Itabuna e praticamente pagavam pra trabalhar, visto que, após retirar as despesas com passagem e almoço, não sobrava quase nada.

    Esses estagiários reividicaram aumento várias vezes. E a gerência administrativa recomendou que eles fizessem um documento com suas reinvindicações. Pobres ingênuos. Eles fizeram o documento, e este foi levado à diretoria.

    Porém, como o Diretor na época estava viajando, ao chegar, o que contaram a ele é que os estagiários estavam ameaçando greve, EXIGINDO aumento, aprontando isso, aprontando aquilo… Resultado: ele, confiando que essa era a verdade eledemitiu todos os 7. Claro que ele cometeu um outro erro: nem sequer ouviu ninguém.

    Eu mesmo passei por esse problema. Quando larguei meu emprego anterior eme mudei pra lá, me prometeram um salário de 1200. Quando cheguei lá, depois que já tinha largado o emprego anterior e colocado alguém no meu lugar, me disseram que só poderiam pagar 690, por uma série de razões. Fiquei dois anos e não recebi nenhum aumento. Mesmo quando trabalhava como coordenador de um núcleo, ainda assim, nada de aumento. Foi aí que resolvi sair da Bahia.

  16. Sobre o comentário do Anônimo, que falou do tratamento aos gritos da gerência administrativa com os funcionários, eu atesto que é verdade.

    Eu mesmo fui vítima detais abusos muitas vezes. O gerente, que não entende nada de informática, me chamava de incompetente, gritava por qualquer motivo, tratava mal. Advinha o que ele me disse quando eu fui pedir o vale transporte a que teria direito? Claro que não me disse não. Mas disse que “talvez” isso não fosse bom pra mim, que ele não faria nada, mas que se outro gerente entrasse no lugar dele, poderia julgar que eu representava um “custo muito alto” eme demitiria. Enfim, ele não quis se comprometer, mas insinuou que se eu insistisse no assunto, poderia ser demitido.

    Isso fora as vezes em que eu chegava 2, 3 minutos atrasado e ele me mandava voltar pra casa (aos gritos, no corredor, pra todo mundo ver, é claro). Eu perdia um dia de trabalho e o valor era descontado no fim do mês. E até onde eu sei, essa prática continuou após a minha saída. Advogados, me digam: isso é realmente permitido?

    Nessa época, eu tinha pesadelos, vivia estressado, não dormia direito, vivia fumando, desenvolvi pressão alta… Quando saí da Bahia, 4 meses depois, fui internado com Insuficiência Renal Grave. Segundo meu médico, foi causada por pressão alta. Essa doença leva anos pra se desenvolver. Preciso dizer mais alguma coisa?

    Será que sou o único?

    Advogados, prestem atenção ao CEPEDI. Vocês têm um mercado em potencial nos empregados e ex empregados de lá.

  17. Pessoal, também trabalhei no CEPEDI, podendo atestar que a grande maioria dos fatos relatados acima são verdadeiros!
    Me ponho a disposição para qualquer esclarecimento.

  18. Fui aluno do CEPEDI e Josenaldo foi meu professor de algumas disciplinas do curso de programação. Estou chocado com essa história toda. Meu nem imaginava que você tinha passado por isso tudo. Não duvido nada que tudo relatado ai pelo hacker e pelos outros comentários seja verdade. Caberia uma investigação para apurar a verdade.

  19. procurem os alunos que fizeram o curso de programação em java no cepedi em 2007 e voces veram o abuso com dinheiro do governo!

    o cepedi inludio os aluno com falsas promesas, e o dinheiro que era pro curso os aluno se pergunta a onde foi tanto, ja que os gasto so era com profesores agua luz.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *