Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira (6) proposta que determina a inclusão de foto e impressão digital nos títulos eleitorais e o recadastramento de todo o eleitorado brasileiro no prazo de dois anos após a vigência da lei. Durante o recadastramento, todos os títulos deverão ser trocados pelo novo modelo. O projeto ainda será analisado pelo Plenário e pelo Senado.

De acordo com a proposta, o título de eleitor também deverá conter, além de outros dados de identificação do eleitor: data de nascimento, filiação, o número do CPF e o número da carteira de identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, além de impressão digital. Atualmente, o título contém data de nascimento e espaço para impressão digital, que só é utilizado pelo eleitor analfabeto.

O texto aprovado foi um substitutivo do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) ao Projeto de Lei 3780/97, do Senado, e a diversos apensados. A proposta altera a Lei 7.444/85, que trata da implantação do processamento eletrônico de dados no alistamento eleitoral e a revisão do eleitorado.

Para o relator, ainda há vícios no processo eleitoral, fraudes, eleitores fantasmas e outros graves problemas. “A colocação de fotografia do eleitor no título contribuirá para evitar grande número de fraudes, em prol da busca da verdade eleitoral”, afirma.

Se esta lei estivesse valendo desde algumas décadas atrás, muita gente não seria nada na política.

3 respostas

  1. Muitos impérios não existiriam…muitos coronéis não bradariam…muitas terras não seriam tomadas…muitas famílias não viveriam PURA E EXCLUSIVAMENTE DA POLÍTICA….muita coisa seria diferente……………………ou não…nunca se sabe do que esse pessoal é capaz de fazer pelo PODER….pela ganância…pelo totalitarismo………..mas acreditemos todos que ainda poderemos ser a NAÇÃO DO FUTURO!
    AMÉM!

  2. Creio que há algum engano na informação, …!!!

    Na verdade, a nova identidade será, também, CPF, título de eleitor e outro documento. Se não me engano, carteira de trabalho, tudo junto e com um chip, além da foto digitalizada, …!!!

    Deverá constar, também, de alguma identificação biométrica, no caso, a impressão digital, …!!!

    O documento será substituído aos poucos, …!!!

    Creio que já estamos muito perto da extinção das sessões eleitorais, assim como de votação em domingos e/ou feriados, tudo num dia só, …!!!

    Com um sistema totalmente eletrônico, as pessoas poderão, de posse do documento único, votar em qualquer local, dentro de um prazo estipulado previamente (X dias), pois tudo será on line, …!!!

    Se o pessoal adotasse a tecnologia que a Receita Federal já dispõe (para envio/recebimento das declarações do I.R.), ss pessoas votariam, conseguiriam certidões, etc, diretamente do computador pessoal, dentro de suas casas, escritórios, aeroportos, e por aí vai, …!!!

    Negõcio de local de votação ficaria apenas para quem não domina minimamente a tecnologia, isto é: Capicongos, barnabés, arigós, tabaréus e capiais, …!!!

    Qualquer dia nós chegaremos lá, …!!!

    Mas como “qualquer dia” não consta no calendário, esperemos sentados, que de pé cansa, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *