Tempo de leitura: 2 minutos

Tornar-se comunista no passado não era tarefa para qualquer um. O sujeito passava por verdadeiras provas de fogo, tinha a vida pessoal, familiar, profissional e até sexual investigada. Em épocas mais “pesadas”, o candidato a cururu ainda era submetdo a duros testes de resistência para demonstrar que não trairia a causa e os camaradas no primeiro pau-de-arara.

O tempo passou e os critérios se “flexibilizaram”. Hoje, o PCdoB não é um partido tão seleto e recebe gente de todas as procedências. A defesa do socialismo e a fidelidade ideológica perderam a importância diante de certas necessidades mais imediatas e urgentes.

Essa situação ajuda a explicar porque o partidão abriga políticos como o prefeito recentemente afastado de Ubatã, Agilson Muniz. Defenestrado sob acusação de ter abusado do poder econômico nas eleições de 2008, Muniz vinha costurando alianças estranhas para as eleições de outubro.

Comunista de filiação recente, do tipo que não tem condição de dizer duas palavras sobre o pensamento marxista, o prefeito afastado apoiará (ou apoiaria) a eleição de Roberto Britto (PP) para a Câmara dos Deputados e Paulo Câmera (PDT, ex-DEM) para a Assembleia Legislativa. Oficialmente, para não ficar muito feio, Muniz não muito de bom grado dizia apoiar os comunistas Alice Portugal (Câmara) e Wenceslau Júnior (PCdoB).

Os comunistas têm outros “alienígenas” espalhados pela Bahia, pois – tal qual os mais robustos PT e PMDB – investiu para faturar os despojos do fim do carlismo. Obteve assim um crescimento quantitativo, mas de qualidade (e fidelidade) altamente duvidosa.

3 respostas

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE ESTAR ESCRITO.ESTOU ACOMPANHADO A ARTICULAÇÃO QUE WENCESLAU VEM FAZENDO.NUNCA NA HISTORIA POLITICA DE ITABUNA UM COMUNISTA É TÃO BEM VISTO COMO AGORA NA NOSSA REGIÃO.ELE VAI SE ELEGER COM MUITOS MERITOS.COISA QUE SEUS ANTENCESORES NÃO CONSEGIRAM.O CARA ME FEZ VER A ESQUERDA COM OUTROS OLHOS.NUNCA VOTEI NA ESQUERDA,ESSA ELEIÇÃO VAI SER DIFERENTE.

  2. É, ainda tem muito caroço embaixo deste angu.(vide o evangélico Tonho de Anisio de Itacaré). Seu João Amazonas deve estar dando voltas no túmulo, ou não, como diria Caetano.Apesar de voce, amanhã deve ser, outro dia…
    Julinho de Adelaide ( em homenagem ao CBH)

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *