Tempo de leitura: < 1 minuto
Jabes: bens indisponíveis.

A Justiça tornou indisponíveis os bens do advogado e secretário-geral do PP baiano, Jabes Ribeiro. Ele é acusado de “lesar o erário” e terá de devolver R$ 1.594.427,93, no período em que foi prefeito de Ilhéus, segundo condenação da 2ª Vara Cível e Comercial de Ilhéus.

As condenações resultam de ações civis públicas movidas pelo Ministério Público contra o ex-prefeito. A Justiça, em decisão liminar, determina que todos os cartórios sejam comunicados da indisponibilidade dos bens do político, conforme o Bahia Online. A publicação informa que tentou contato com Jabes, mas não obteve sucesso.

38 respostas

  1. Mt bem…agora sim vi o qúe é justiça!!! essa cara n merece a confiança de mais ninguém, pois esta atolado de processos nas costas e nem como candidato devria sair. Justiça nele meu povo
    cai fora!!!Um dia sua casa iria cair msm!!!

  2. E agora, Jabes. Vamos ter que usar os critérios que determinam se um político está ou não com a “ficha limpa”. Que coisa suja, Jabes. E ainda foi se meter com ACM.

    Eu avisei que isso não ia dar certo. Você esqueceu o aviso de vovó, que dizia: quem se mistura com porcos, farelo come.

    Vais ter que regurgitar.

  3. Se Jabes vai ter que devolver essa dinheirama toda, imaginem se o mesmo acontecesse com Fernando Gomes. Seria um valor semelhante a um prêmio da megasena acumulada, no mínimo!!!

  4. Esse é político de Ilheus que vcs querem que voltem a representar Ilhéus na Assembléia Legislativa com tantos processos de improbidades???… O povo de Ilhéus não é mais besta,o povo está atento…

  5. Neste caso Jabes foi julgado e condenado por um juiz ou um colegiado ? Após aprovação do Projeto Ficha Limpa, Jabes tem contas reeitadas pela Camara e agora esta condenação. Ele vai poder ser candidato ? Igual A Janio Natal que teve diversas contas rejeitadas pela TCM e pela CAMARA, pode ser candidato a Deputado ? Fica a pergunta.

  6. Tudo bem que a Justiça tenha tornado indisponíveis os bens do ex-prefeito de Ilhéus, todavia, eu DESEJO que essa mesma Justiça (eficiente,célere,etc) aja, com o mesmo rigor com ex-prefeitos de toda a região.

    Uns que ficaram 11 (onze) meses devendo salários, apropriação indébita de valores do INSS de servidores, desvios de verbas públicas na construção de casas, banheiros, calçamento, etc, e estão ai abarrotados de Fazendas, carrões, pregando o mesmo: curtindo com a CARA DO POVO e pedindo votos pra um monte de calhordas agora, praticando o velho populismo safado (Ô vida de gado, povo marcado, povo feliz) e a JUSTIÇA NADA!

    Quero ver isso TAMBÉM em Uruçuca, Barro Preto, Almadina, Itapitanga, Coaraci, Buerarema, Ibicaraí, Floresta Azul, Itajuípe, Gongogi, Una, Jussari, Itabuna, Canavieiras, Porto Seguro, Belmonte,Aurelino Leal, Ubaitaba, Gandú, etc, etc, etc,

    CADÊ A CELERIDADE DA JUSTIÇA?

    NÓS ESTAMOS ESPERANDO TAMBÉM, COMO A POPULAÇÃO DE ILHÉUS.

    OLHO E AÇÃO NELES!

  7. Vocês são mesmo uns babacas. Essa ação foi impetrada pela atual gestão da prefeitura e é comum o Juiz decretar a indisponibilidade. Jabes vai recorrer e daqui há alguns dias vocês verão quem tem razão. Tudo não passa de inveja do prefeito porque está de posse de pesquisas que demonstram que Jasbes está disparado na frente. INVEJA mata, rapazes!!!

  8. Meu amigo Drux, toda vez que pensar em corrupção coloque Itacaré na frente, em primeiro lugar. é impressionante que desde que moro em Itacaré foram SON, ROBERTO SETUBAL, JARBAS e agora TONHO DE ANISIO, todos tiram onda com a nossa cara. Os caras fazem safadeza de forma escancarada e nada acontece. Espero que um dia estes políticos se compomisso com o povo, os clientelistas sumam. Wenceslau, o seu prefeito não tem moral para lhe dar votos.

  9. ISSO AI MEU POVO.É ESSE JABES PROCESSO QUE VCS QUEREM Q VOLTE P ILHEUS? P Q? P CONTINUAR FAZENDO O QUE FEZ E DPS TER Q RESPONDER A PROCESSOS?ELE JA MAMOU DEMAIS E AJUDOU A COMPLETAR A MISERIA DA NOSSA CIDADE. VAMOS NOS ATENTAR SEMPRE NISSO E ESPERO Q A JUSTIÇA SEJA FEITA E Q ELE NEM SAIA COMO ESTADUAL PQ ALÉM DE TOMAR FERRO AINDA DEVERIA TER VERGONHA NA CARA
    CAI FORA JABES PROCESSO,… POR FALTA DE AVISO N FOI, E MAIS DEVEM TA OUTRS PESSOAS DELE ENVOLVIDAS TB NESSE JOGO SUJO.
    JUSTIÇA P ELE POVO
    A CASA UM DIA IRIA CAIR E HJ CAIU!!!
    SDS

  10. Toda sujeira um dia vem a limpo. Quero vê a justiça proibir os fichas sujas, (Geraldo $imõe$, Jabes Ribeiro, Fernando Come$, Edson Danta$…, etc, etc; de se candidatar a algum cargo público nessas eleições de 2010?! Vamos torcer e limpar a política de sujei(ras)tos como esses que emporcalha a política como um todo. Fora fichas sujas!

  11. PARABÉNS, MINISTÉRIO PÚBLICO!! JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA!! MAS SERÁ QUE É APENAS R$ 1.594.427,93 QUE ESSE LADRÃO VAI TER QUE DEVOLVER???

  12. Pensei que as Medidas Cautelares da Draª Karina Cherubini não dariam em nada. Há anos que ela pede providências acerca dos crimes “supostamente” praticados pelo ex-prefeito de Ilhéus. E ainda há uns 10 processos dele, de impobridade administrativa, tramitando nas diversas instâncias do Judiciário. Os que estão no 2º Grau têm que ser julgados logo. Assim, se o projeto Ficha Limpa viger ainda este ano, Jabes Ribeiro estará inelegível. Ilhéus agradece.

  13. TA VENDO AI, JABES? VOCÊ COM A PSICOSE DE FICAR PERSEGUINDO VALDERICO, ÂNGELA E NEWTON, ESQUECEU DE CUIDAR DOS SEUS PROCESSOS! AVISO NÃO FALTOU!..

  14. E ainda tem um caso que eu nunca ví ser anunciado.
    Esse Jabes é professor do curso de Direito da Uesc há anos, e há pelo menos 3 anos não aparece na Uesc, sem, contudo, deixar de receber os vencimentos, deixanod os alunos sem aula. É brincadeira!?

  15. “Causa motivos de estranheza”, quando uma Promotora Pública Estadual, por motivos de ordem pessoal que mantém contra o ex-prefeito senhor Jabes Ribeiro,entra com uma ação podindo indisponível os bens do ex-prefeito Jabes Ribeiro, que governou Ilhéus por trêz mandatos.

    Jabes Ribeiro, nos trêz mandatos que esteve a frente do Poder Executivo, teve suas contas, auditadas pela forte oposição,e teve suas contas aprovadas pelo Legislativo, pelo TCM,e TCU.
    Houve uma resalva feita pelo TCU, falta de alguns documentos que não estavam embasados nos processos.Jabes Ribeiro embasou os documentos no TCU, que aceitou os argumentos apresentados nos autos dos processos.
    Quando Jabes Ribeiro, dirigiu ao MPE de Ilhéus, pra entregar em mãos a Certidão expedida pelo TCU, o MPE, não recebeu a Certidão negativa expedida pelo TCU, alegando que o ex-prefeito tinha perdido o prazo vencido a 24:hs,e continuou com os processos em andamento contra os ex-prefeito Jabes Ribeiro, mesmo sabendo ela que o prefeito era inocente das acusações.O TCU, já deu parecer concluso nos processos, dando por encerrado os processos, que transitava no TCU.

    Enquanto o MPE,julga Jabes Ribeiro e pede indisponível os bens do ex-prefeito Jabes Ribeiro,O executivo atual de Ilhéus, locupleta o patrimônio público da cidade.Que Justiça é essa!Usa dois pesos e uma medida!Valderico e Newton Lima, já teve todas as contas , rejeitadas pelo Legislativo e pelo TCM,e O MPE, fica omisso, usando mneios exclusos pessoal, para perseguir um cidadão, que nada deve a Justiça.
    O processo, que trânsita na 2ª Vara Civil e Comercial de Ilhéus, já deveria estar extinto e encerrado!
    Adilson Marques

  16. ILHÉUS TINHA TUDO PARA SER UMA CIDADE MODELO… MAS O QUE ACONTECEU DURANTE OS 20 ANOS QUE JABES RIBEIRO ESTEVE NO PODER, TENDO O APOIO DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL? AS VERBAS PARA O TURISMO, CULTURA, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, SAÚDE, ETC… CHEGAVAM, MAS JABES DESVIAVA PARA SEU PRÓPRIO BOLSO!! A CIDADE FICOU UM CAOS, ABANDONADA, ENTREGUE AO LIXO!! ALÉM DISSO, NÃO REPASSAVA OS VENCIMENTOS AO INSS, DEIXANDO UM ROMBO DE MILHÕES, QUE TÃO CEDO, NENHUM PREFEITO CONSEGUIRÁ QUITAR ESSA DÍVIDA! EM SEU ÚLTIMO MANDATO, APOIOU SOANE NAZARÉ QUE FICOU EM 4º LUGAR, DEMONSTRANDO A REVOLTA DO POVO DE ILHÉUS POR ESSE PREFEITO CORRUPTO E INESCRUPULOSO!!! JABES SAIU DE ILHÉUS CORRENDO PARA OS BRAÇOS DE PAULO SOUTO, GOVERNADOR NAQUELA ÉPOCA. JUNTO AO GOVERNO, ELE PÔDE ARQUIVAR DEZENAS DE PROCESSOS CONTRA ELE. QUANDO WAGNER GANHOU A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR, O QUE JABES FEZ? SAIU DAS ASAS DE PAULO SOUTO E CORREU ATRÁS DE WAGNER… É ASSIM QUE ELE VIVE: PULANDO DE GALHO EM GALHO PARA ATRÁS DE PROTEÇÃO CONTRA A JUSTIÇA. MAS, COMO DIZ O VELHO DITADO: “ A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA”, E AGORA É A SUA VEZ JABES,VAI TER QUE DEVOLVER UMA PARTE QUE VOCÊ DESVIOU DOS COFRES PÚBLICOS E AO QUE TUDO INDICA, VC NÃO PODERÁ SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL E A MAIS NADA, E MESMO QUE QUE TIVER ALGUMA CHANCE, VC SABE QUE O POVO DE ILHÉUS QUER QUE VC PASSE O RESTO DE SEUS DIAS PAGANDO PELOS SEUS ATOS CORRUPTOS!

  17. Muito bem…é isso ai, a justiça tarda mas n falha… e hj a casa dele caiu…demorou, mas caiu e caiu feio.agora quero ver o q Jabes Processe vai fazer e so quero ver tb se ainda vao dar a legenda p sair candidato, pq ate onde sei, ele n poderá sair como candidato de forma alguma. Justiça nele, deveria ter vergonha na cara e cair fora de vez, pois falhou qd político e hj falha como professor, deixando seus alunos sem aula.que absurdo!
    Jabes processo, cai fora cara
    Mario negromonte, se liga ai pq esse cara n vale nd

  18. Com esse estilo de querer inverter os fatos para se defender, ta na cara que esse comentário só pode ter postado pelo próprio Jabes!!

  19. Jabes é aquele que não elegeu o irmão vereador, o outro irmão prejudicou a eleição do candidato a prefeito do PT perdendo de goleada, aquele que ESTÁ SENDO denominado na cidade de “O senhor dos processos”, que estava sendo procurado por oficiais de justiça segundo um blog da região. ?
    Se o projeto em andamento de “ficha limpa” for aprovado como se espera, as coisas pioram bastante para ele.
    ministerio publico nele!!!

  20. O povo de Ilheus não aguenta mais Jabes “Pula-pula” Ribeiro! Ele tem sido derrotado em todas as eleiçoes na cidade. Tomou uma surra com Soane, não elegeu o irmão vereador e atrapalhou a caminhada do PT ao indicar o vice em ilheus. Também não se elegeu deputado estadual QUANDO DETINHA A PREFEITURA DE ILHEUS e o apoio de Sandro regis, paulo souto, etc , imagina agora sem esse apoio. Wagner não gosta dele.

  21. Jabes, pelos processos que responde na justiça e no ministerio publico não deveria usar o seu tempo para fazer politica e sim utiliza-lo para se defender das tamanhas irregularidades do seu desgoverno para não vir a ser preso.
    Ele não tendo mais condiçoes de fazer política em ilheus , está procurando aqueles que não o conhecem de perto, porque quem conhece jabes “processo” Ribeiro não vota nele.
    PARABÉNS MINISTERIO PUBLICO!!!!

  22. Aos que desejam ver Jabes Ribeiro,não ser eleito o Deputado Estadual mais votado na região do cacau, vai quebrar a cara.JR não tem nenhum processo em andamento em qualquer Instância Superior, para ser julgado, isso tudo foi armação do MPE, para tentar barrar o crescimento eleitoral que Jabes , desponta entre o primeiro da lista de todos os pré-candidatos a Deputado Estadual, pois sabem que Jabes Ribeiro é liderança política de Ilhéus.Jabes vai ser eleito com expresiva votação em Ilhéus e região, em 2012, volta a ocupar o Palácio Paranaguá, pelo quarto mandato, isto é que o povo quer.Quer JR, deputado Estadual e , em 2012 prefeito, pra tirar Ilhéus da lama que a cidade encontra.Só JR, para fazer a limpesa da sujeira, deixada por Valderico e Newton Lima, nos oito anos de des(governo), que Ilhéus esta enfrentando nesse oito anos.Jabes é do povo, e povo quer Jabes Ribeiro de volta ao Executivo.
    Gustavo Moura

  23. O povo de ilheus n quer msm essa cara sujo e com sua vida toda suja e complicada! Justiça nele, MP nele galera
    cia fora Jabes processo

  24. Em oito anos, nem Valderico e nem Newton conseguiram limpar a lama, a sujeira, a crosta deixada por Jabes em seus 20 anos de desgoverno em Ilhéus!!! É muita sujeira pra limpar somente em duas gestões!!

  25. ILHÉUS TINHA TUDO PARA SER UMA CIDADE MODELO… MAS O QUE ACONTECEU DURANTE OS 20 ANOS QUE JABES RIBEIRO ESTEVE NO PODER, TENDO O APOIO DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL? AS VERBAS PARA O TURISMO, CULTURA, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, SAÚDE, ETC… CHEGAVAM, MAS JABES DESVIAVA PARA SEU PRÓPRIO BOLSO!! A CIDADE FICOU UM CAOS, ABANDONADA, ENTREGUE AO LIXO!! ALÉM DISSO, NÃO REPASSAVA OS VENCIMENTOS AO INSS, DEIXANDO UM ROMBO DE MILHÕES, QUE TÃO CEDO, NENHUM PREFEITO CONSEGUIRÁ QUITAR ESSA DÍVIDA! EM SEU ÚLTIMO MANDATO, APOIOU SOANE NAZARÉ QUE FICOU EM 4º LUGAR, DEMONSTRANDO A REVOLTA DO POVO DE ILHÉUS POR ESSE PREFEITO CORRUPTO E INESCRUPULOSO!!! JABES SAIU DE ILHÉUS CORRENDO PARA OS BRAÇOS DE PAULO SOUTO, GOVERNADOR NAQUELA ÉPOCA. JUNTO AO GOVERNO, ELE PÔDE ARQUIVAR DEZENAS DE PROCESSOS CONTRA ELE. QUANDO WAGNER GANHOU A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR, O QUE JABES FEZ? SAIU DAS ASAS DE PAULO SOUTO E CORREU ATRÁS DE WAGNER… É ASSIM QUE ELE VIVE: PULANDO DE GALHO EM GALHO PARA ATRÁS DE PROTEÇÃO CONTRA A JUSTIÇA. MAS, COMO DIZ O VELHO DITADO: “ A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA”, E AGORA É A SUA VEZ JABES,VAI TER QUE DEVOLVER UMA PARTE QUE VOCÊ DESVIOU DOS COFRES PÚBLICOS E AO QUE TUDO INDICA, VC NÃO PODERÁ SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL E A MAIS NADA, E MESMO QUE QUE TIVER ALGUMA CHANCE, VC SABE QUE O POVO DE ILHÉUS QUER QUE VC PASSE O RESTO DE SEUS DIAS PAGANDO PELOS SEUS ATOS CORRUPTOS!

  26. Muito bem…agora sim vi o qúe é justiça!!! essa cara n merece a confiança de mais ninguém, pois esta atolado de processos nas costas e nem como candidato devria sair. Justiça nele meu povo
    cai fora!!!Um dia sua casa iria cair msm!!!

  27. 1. O ex-prefeito pode esperar que a notificaçaõ vai chegar. A greve dos servidores do TJBA deve durar mais uns dois meses. Tempo suficiente para seus patronos pensarem um bom plano de defesa.

    2. Adoraria que a greve acabasse logo, para que os prazos começassem a correr e o processo andasse célere.

    3. A ação foi impetrada pelo Município, em 21/06/2007.

    4.Andamento de processo em uma justiça lenta não tem nada de perseguição dos adversários, mas sim de uma tremenda sorte da população de Ilhéus, visto que entre tantos processos parados o que anda é justamente o do ex-prefeito. (Que azar o dele)!

    5.Segundo informações do MP, em 2007 pesavam sob o ex-prefeito 20 ações de improbidade administrativa.

    6. Aos que ainda falam em perseguição do MPE contra o ex-prefeito, o impulsionamento dos processos dele tem urgência em razão de prescrição iminente (o dano ao patrimônio público é imprescritível, mas o ato de improbidade esta sujeito a prescrição)(art. 23). A hora de Valderico, Newton e todos que sucederam o ex-prefeito, e que tiverem sido denunciados por irregularidades na Adm Pública, também vai chegar. Convenhamos que não é tarefa fácil impulsionar 20 processos de improbidade do ex-prefeito. Vamos com calma. Todos terão a oportunidade de se “redimir”, devolvendo aos cofres públicos o dinheiro que “sumiu”.

    7. O fato de Jabes ter menos de 150 mil em bens declarados, e ter que devolver mais de 1 milhão, não o exime de sofrer outra sanção. A Lei de Improbidade prevê uma sucessão de “castigos”, a saber:

    Sanções – previstas no art. 37, § 4º:

    a) suspensão dos direitos políticos;
    b) perda da função pública;
    c) indisponibilidade dos bens;
    d) ressarcimento ao erário.

    8. Para que não restem dúvidas acerca da Decisão publicada no DPJ em 28/04/2010:

    “Decisão: FINAL … Em face do exposto, hei por bem deferir a liminar pleiteada, para determinar: a – a indisponibilidade dos bens dos Demandados, até o limite da lesão praticada contra o erário público municipal e deninciada nos presentes autos no valor total de R$1.590.720,48, conforme demonstrativo de débito de fls 68/75 para garantir o ressarcimento do dano. b- que seja oficiado aos Cartórios de Registro de Imóveis de Ilhéus e à Corregedoria Geral de Justiça para que oficie aos demais Cartórios de Registro de imóveis do Estado da Bahia sobre essa medida que culminou com a indisponibilidade de bens do requerido; c- que seja oficiado ao Detran, para que informe os veículos pertencentes ao réu e providencie o registro de sua indisponibilidade, até o limite do valor disposto nesta liminar. Cite-se o requerido para, querendo, contestar a presente ação. Conste-se no mandado as advertências pertinentes e prazo para efetuar, querendo, defesa. Intimações necessárias. Notifique-se o MP”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *