Tempo de leitura: < 1 minuto

A exploração de petróleo na camada pré-sal vai içar o Brasil da condição de 17ª para 4ª potência mundial em reservas de combustíveis, segundo o assessor da Petrobras, Rosemberg Pinto. Ele será um dos palestrantes do Seminário de Secretários Municipais de Finanças da Bahia, nesta quarta (26), às 17h, no Hotel Golden Tulip (Blue Towers, Salvador).

O tema da palestra a ser proferida por Rosemberg são as perspectivas e critérios a serem adotados pelo Brasil a partir da exploração de petróleo abaixo da camada pré-sal.

6 respostas

  1. Deveriam aproveitar a oportunidade e discutir, também, questões relativas à segurança para extrair o óleo lá de baixo, pois em região muito menos profunda (cerca de 1500 metros), os EUA até hoje batalham para interceptar um vazamento de petróleo, mas até o momento, sem sucesso, enquanto isso, continua vazando óleo, poluindo tudo e sem solução viável no horizonte, …!!!

    Imagina se isso ocorresse a mais de 7000 metros de profundidade, com muito mais pressão e temperaturas ainda mais congelantes, tendo que atingir uma camada de sal, que se caracteriza por ser bastante instável, …, tudo muito mais adverso, …, sem falar no custo para explorar as jazidas (os poços), …!!!

    Antes do oba oba, melhor colocar os pés no chão, …!!!

    Será que já dominamos, realmente, a tecnologia para transformar um potencial numa riqueza, sem acabar com o nosso planeta, …, jogar lixo na nossa própria casa, …?!?!?!

  2. Tai se eu fosse Secretario Municipal estaria presente nesta palestra. Vejo com orgulho o nosso Pais crescer e isto ja esta incomodando os Paises detentores do monopolio comercial do Petroleo no Mundo. O Ira o segundo maior produtor de petroleo do mundo, cercados por inimigos de todos os lados, esta certo em procurar se equipar para defender seu territorio, por isto so a favor que o nosso Governo invista mais em nossas forças armadas, pois nao é so o Petroleo que cobiçam, mas tambem o nossa maior patrimonio a Amazonia.

  3. DE NADA VAI ADIANTAR SERMOS O 4º EM PRODUÇÃO DE PETROLEO E CONTINUARMOS PAGANDO O COMBUSTIVEL MAIS CARO DO MUNDO. PORTANTO NADA TEMOS A COMEMORAR.

  4. A exploração de petróleo na camada pré-sal vai içar o Brasil da condição de 17ª para 4ª potência, ou, pode também vim a virá sal, dissolvendo como água, ficar na condição de antes. Caso isso ocorra, iremos descobrir a verdade ou mentira disso tudo. Nesse governo e no período de eleição, até lama e bosta pode vim a ser um instrumento certo nas mãos de aproveitadores, oportunista e enganadores. Fiquem de olhooooo!!!

  5. Disso tudo, o mais importante é o fato de dominarmos estas tecnologias como nenhum outro país. Visitei recentemente algumas instituições de pesquisa em que a Petrobrás tem investido há anos e é impressionante a capacidade instalada que fica para o país nestes projetos, que já transbordam para outras áreas, especialmente novos materiais e computação de alto desempenho. A mesma coisa aconteceu com os EUA no Projeto Apollo (ida à Lua). Foi um projeto de motivação política em que se investiu muito. O que ficou mesmo foram as descobertas que viabilizaram a “visita” e a capacidade instalada de desenvolvimento, que resultaram na dianteira tecnológica que determinou a vitória sobre a URSS na década de 80, especialmente na informática.
    O Pré-Sal é nosso Projeto Apollo, com a vantagem de ele mesmo já gerar riqueza. Se o Brasil reaplicar uma parte do que resultará disso em educação, salvaremos nosso futuro.
    Infelizmente, ainda tem gente (aqui) que não acredita na capacidade dos brasileiros, que nesta área não deve nadinha aos americanos. Talvez seja o caso perguntar o porque de não termos este tipo de acidente que eles tiveram por aqui. Ah! Tivemos o afundamento da plataforma P-36, no auge da política de terceirização na Petrobrás, com cortes de verbas de manutenção do triste FHC, que achava que o Brasil não tinha capacidade de construir navios e plataformas, os mesmos que hoje estamos fazendo. O primeiro petroleiro, aliás, acabou de ser lançado em Pernambuco. Chama-se João Cândido, em homenagem ao líder da revolta da chibata (http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/05/07/os-petroleiros-brasileiros-comecam-a-ser-entregues/).
    Invista na educação e capacitação do seu povo, que dá resultado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *