Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro   |  blog@politicaetc.com.br

Amigo que é amigo mesmo não encontra o outro na fila do supermercado e pede para passar as suas compras. Não procede de igual maneira em filas de banco, cartório e outras às quais tanta gente é submetida, como forma de penitência diária. É constrangedor para o assediado e revoltante para quem espera a sua vez de ser atendido e não recorreu ao beneplácito de uma alma caridosa e cúmplice mais próxima do balcão.

Amigo meu não faça um pedido desses, pois será inevitavelmente rebaixado na escala de minhas considerações. E o camarada pode estar certo de que jamais, em hipótese alguma, será alvo de tal solicitação infame proveniente deste escriba. Sigo à risca o conselho de que “quem tem vergonha não faz vergonha aos outros”.

Certa vez, um sujeito que eu nem conhecia aproximou-se em uma agência bancária, já com a fatura e o dinheiro na mão. Imbuído da mais autêntica cara-de-pau, fez a proposta indecente, que me pegou desprevenido, mas não tanto. Eu simplesmente pedi ao elemento que obtivesse autorização expressa de todas as pessoas que vinham depois de mim na fila e ele, após breve análise da empreitada, desistiu fulo da vida.

Tenho amigos na polícia e eles podem saber que jamais chegarei para pedir favorzinho, jeitinho ou qualquer privilégio. E aviso de antemão que, se eu fizer solicitação dessa natureza, neguem e sugiram tratamento psiquiátrico.

Sei que essa postura pode ser vista por muita gente como radical, pois o costume de pegar atalhos, furar filas, usar da esperteza, é algo que se enraizou na cultura do brasileiro. O problema está em não associar esses pequenos desvios à corrupção endêmica e atávica existente no caráter nacional.

No Brasil, o sujeito que vive à cata de pequenas vantagens indevidas é o mesmo que assiste ao Jornal Nacional e fica indignado com as safadezas dos políticos. Em suma, ele é o girino zangado com os sapões…

Logicamente, é bem mais fácil, cômodo e menos doloroso atacar os defeitos alheios, deixando os próprios sob uma capa de honestidade e  conduta ilibada. O negócio é preservar os delitos inocentes de cada dia e ficar na espera vã de que as Comissões Parlamentares de Inquérito consertem esse país. Talvez dê certo, em um belo crepúsculo no Dia de São Nunca.

13 respostas

  1. Os pequenos “delitos”estão presentes no cotidiano das pessoas.
    No trânsito são uma constantes, e aqui em Itabuna mais ainda.
    Aqueles que atiram lixo pela janela dos automoveis reclamam da poluiçao no Rio Cachoeira. Poucos motoristas usam cinto de segurança, mas reclamam do atendimento nos hospitais. Outros tantos usam a buzina como se fosse campainha de suas residencias, usam para cumprimentar, para comemorar e reclamam da poluiçao sonora.
    Estacionam em fila dupla na porta das escolas e se incomandam com engarrafamentos. Nao respeitam a faixa do pedestre e ficam chocadas com atropelamentos. Viver na cidade exige que se cumpra regras e nao que se queira tirar vantagens em pequenas. Podemos e devemos dar bons exemplos. Parabens ao autor, Ricardo Ribeiro, e ao Sr. Pimenta.

  2. Zelão diz: – “Não se deve falar em corda, em casa de enforcado”

    Ricardo apesar da sua pouca idade, já deve ter vivido boas experiências na sua atuação jornalística – e principalmente pela credibilidade do seu texto – não deve dizer sempre o que pensa, e, principalmente, dar ênfase às suas verdades.

    “A verdade nem sempre deve ser dita, mui especialmente, quando de antemão sabemos que irá ferir tantas suscetibilidades.”

    Foram justamente as experiências vividas que me fizeram aprender a moderar na defesa das “minhas verdades.” Dai é que passei a dotar outra postura com relação à verdade: – “Para não mentir, apenas omito, partes importantes da verdade.”

  3. Parabéns Ricardo! O que precisamos aqui é do que chamamos Educação Social, coisa esquecida pela maioria e que foi extraído das escolas pelas disciplinas OSPB e Educação Moral e Cívica porque alguns “inteligentes” acreditavam que elas eram fruto do período militar, da ditadura e esqueceram que eram base para o respeito, para a moral, para o civismo, para a responsabilidade e até para a política.

  4. Caro Rick, faço minhas as suas palavras. Muitas vezes sou alvo de críticas justamente por não compactuar com posicionamentos que atentam contra principios de cidadania. Prefiro ser confundido como radical do que como calhorda e trapaceiro.

  5. O “jeitinho brasileiro”, como é chamado este tipo de hábito execrável, parece que nunca deixará de existir, …!!!

    Tem gente que contrata grávidas, idosos e deficientes físicos só para conseguir as coisas mais rapidamente, evitar entrar em filas e por aí vai, em troca de alguns míseros Reais (basta observar a eterna máfia dos cambistas em shows, jogos de futebol, e por aí vai), …!!!

    O problema é que o próprio povo quer que os políticos sejam os exemplares, enquanto eles próprios cometem todo tipo de arbitrariedade, desde furar uma fila, atravessar fora da faixa de pedestres, avançar com o sinal fechado, retornar em local proibido, jogar lixo no chão, e por aí vai, …!!!

    Até comprar diploma o brasileiro compra, …!!!

    A mais nova de todas é comprar vaga em Concurso Público. Falta apenas uma fiscalização um pouco mais rígida e tudo será descoberto, principalmente em Prefeituras de cidades pequenas (aqui na Bahia, então). Uma vaga pode custar até cerca de R$10.000,00, enquanto a maioria das pessoas, inocentes, estudam dia, noite, feriado e final de samana, pensando que as coisas são direitas, corretas, que as oportunidades são iguais para todos, …!!!

    O problema é que o crime de corrupção é passível de punição, enquanto as pequenas contravenções, “espertezas”, do dia-a-dia, quase nunca, …!!!

    O maior mal da humanidade é a impunidade, …!!!

    O maior problema do Brasil é a falta de educação do povo, …, maior entrave para que o país se torne uma nação desenvolvida, …!!!

    É duro ser de primeira num país de terceira, …!!!

  6. Caro jovem,há muito não tinha o prazer de ler lições tão bonitas e que ainda me deixam acreditar numa juventude inteligente e sadia.O seu texto deve não só deve ser lido e relido todos os dias, mas sobretudo apreciado como uma música que nos encoraja a continuar.
    Parabéns!

  7. RICARDO, PARABENIZO-O PELOS SEUS ARTIGOS E ESTE É EXEMPLO DE QUE EXISTEM PESSOAS PREOCUPADAS COM O QUESITO CIDADANIA. E COMO CITA A LEITORA MARY “EDUCAÇÃO SOCIAL, COISA ESQUECIDA PELA MAIORIA…” É A PURA VERDADE – E NOS DIAS DE HOJE, VEMOS QUE A NOSSA REALIDADE É EXTREMAMENTE DIFERENTE DESSE NOSSO PASSADO NÃO TÃO DISTANTE. CONTINUE COM OS SEUS ARTIGOS RICARDO, POIS ELES ALIMENTAM OS BONS COSTUMES.
    FIQUE EM PAZ!

  8. Sempre tive em mente que a corrupção no Brasil é fruto da irresponsabilidade de todos nós, gente brasileira, povo brasileiro, eleitor brasileiro. Semeamos, seja voluntária ou involuntariamente, a nossa própria desgraça secular quando votamos como gado de um rebanho marcado pelos mandatários. Os políticos e as elites mantiveram o povo analfabeto de letra e de opinião para subjugá-lo à sua maneira e conforme suas necessidades. Cabe-me concordar plenamente com o seu texto, mormente porque dia-a-dia nos deparamos com essas pequenas formas de corromper a ordem social, a cidadania. Parabéns por ser tão educado, sendo tão jovem, coisa inimagivável se ver na maioria dos nossos jovens. Que se multipliquem posicionamentos como o seu, pois estamos num barco sem que lhe conduza um honesto capitão.

  9. Não tenha duvidas que o brasileiro,na grande maioria usa a lei de “GERSON”levar vantagem em TUDO.Eu acho que existe os bicões que não se tocam, e sem ter o maior PUDOR ,usa de artificios para driblar ou tentar driblar os atalhos do cotidiano.Só a nós, resta dizer não, e colocar esses espertalhões na berlinda jogando o dito cujo(a)diante das pessoas que estão na fila e democraticamente,usar a palavra pode ou não pode furar a fila .E se no caso for uma mulher gravida,um parente seu,uma senhora Idosa (Mãe,Pai)o que deveremos fazer,mandar ir para o fundo da fila.Existe situações que precisam ser revista.Portanto CADA CASO É UM CASO.ESTANDO PASSIVO de REVISÃO.Então as vezes temos que rever os nossos CONCEITOS e REFLEXÕES..

  10. É incrível como essas coisas acontecem por aqui. O que me deixa mais indignado é a omissão de muitas pessoas diante desses (pequenos?) fatos de corrupção. (Ah… por mim ele faz essas coisas, não é da minha conta!) A grande vergonha do nosso país é toda essa malandragem e ainda há aqueles que se orgulham dessa “marca” e diz que isso é o que nos define, (está no sangue! É cultural) Jamais quero ser contaminado por esse vírus e jamais quero ser representante dessa cultura, não tenho natureza para isso.
    É incrível, também, como muitas pessoas não tem senso de coletividade, só olham para seus próprios umbigos.

    Certa vez, em minhas idas ao shopping Jequitibá, presenciei um fato…
    Uma jovem loira estava conversando no celular dentro do seu belo carro , não sei se ela estava chegando, ou se estava saindo… enfim… a forma que ela tinha parado o carro empatava a passagem
    de outros. Em seu mundo, parecia que ela era a princesa dentro do seu castelo…
    Eu ouvia buzinas, reclamações…. vindas atrás do carro dela
    será que ela sabia que estava no estacionamento do shopping?
    Um amigo, que estava comigo, tomou coragem e foi falar com ela:
    – Você não está vendo que tem gente querendo passar, sua EGOÍSTA!
    Ela não ia perder a oportunidade de xingar o meu amigo de todos os nomes: louco, ignorante, vai tomar no ***, blá bla blá
    Seria meu amigo realmente um louco? Tem que ter coragem para sair da omissão.
    -Muito obrigada! Agradeceu sinceramente uma educadada senhora que tentava transitar pelo “estacionamento obstruído”
    Acho que o agradecimento valeu mais que os xingamentos!

  11. Interessante é que as pessoas tem tanta aversão às filas de banco, ou outra qualquer, mas tem que “baixar a bola” é na fila da saúde.
    Ali, sim, é que ensina direitinho , e na pior hora, certas pessoas a aprenderem o que é (im)paciência.

    Este texto, é mil, Ricardo!
    Vale a pena continuarmos lembrando aos jovens a importância da ética, pois daqui a alguns anos, a vida estará bem melhorada.

  12. Espetacular esta matéria e os comentários acerca da mesma. Muito oportuna!!! Precisamos difundir e envolver as pessoas que nos cercam a acreditarem que a partir de nossos atos poderemos transformar esta situação tão caótica em que vivemos, onde percebemos hoje prevalecer sempre “a esperteza”; que parte de atitudes bem moderadas como cita a matéria, mas, que pela frequência em que ocorrem, voluntária ou involuntariamente contribuem, para desvios maiores de conta, sempre em benefício próprio em detrimento de outros. Porém, sendo tão constante e parecerem tão comuns, a verdade é que nos tornamos vítimas desses próprios erros, pois haverá sempre alguém tentando ser mais esperto.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *