Tempo de leitura: < 1 minuto

Indignados com a poluição sonora que toma conta das áreas centrais da cidade, empresários de Itabuna pediram providências às suas entidades representativas: no caso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Empresarial (ACI). Nesta quarta-feira, 2, a partir das 9 horas, as duas promovem reunião, no auditório da CDL, com a presença de representante do Ministério Público. A finalidade é traçar estratégias para combater a barulheira.

Esta deve ser a enésima vez que se discute o assunto e, até hoje, só foram tomadas medidas episódicas, sem continuidade. A esperança, não só dos lojistas, mas de todas as pessoas civilizadas, é de que as ações de agora em diante sejam eficazes e duradouras. Se vier com a velha lenga-lenga de “campanha de conscientização”, pode saber que não vai dar em nada.

É como alguém disse outro dia, você conscientiza criança. Adulto mal-educado só aprende se for punido.

22 respostas

  1. Só espero que esse “combate a barulheira” NÃO entre com uma representividade contra CLUBES e BOITES da cidade!

    Porque já tem moradores vizinhos a Boite Ballo, se menifestando contra o som, mas afinal, ali já ERA uma boite e essa conscientização ter que partir das pessoas que construiram suas casas próxima ao espaço que sempre foi de FESTAS! Os incomodados que se mudem, literalmente!

    Como tem moradores vizinhos aos CLUBES, como AABB, SEAC, também manifestando-se contra festas nesses locais. ABSURDO!

    Entendo que em BARES no centro da cidade, tudo bem, aí sim deveriam ser tomadas atitudes eficazes, mas em CLUBES e BOITE acho totalmente irrelevante!

    Lembrando que não apenas de “empresários” é constituída a população de Itabuna.

    TODOS nós temos direitos a lazer, festas, SOM, barulheira, tem gente que gosta e temos que respeitar isso também!

    Outro assunto que também deve ser discutido: muitos associam a Ballo com drogados, quero afirmar que EU sou frequentador da boite e JAMAIS usei drogas, não podemos generalizar.

    A violência existe, até na porta da casa de qualquer um aqui, chega de HIPOCRISIA!!

    Na maioria das vezes são os filhos desses “empresários” que fazem a PIOR baderna na cidade!!!!!

  2. Resta esclarecer algumas coisas, a saber:

    Quem são os “empresários” que estáo se queixando de barulho e de que barulho eles se queixam, …?!?!?!

    De forma ridícula e impensada, muitos comerciantes comocal gente à frente das próprias lojas, fazendo barulho, tocando músicas ruins, com aparelhos de som de péssima qualidade, tudo para “atrair” clientes, …!!!

    Qual a correlação existente entre barulho e aumento de vendas? Pelo que me consta, nenhuma, …, muito pelo contrário, só espanta, …!!!

    Outra coisa – e esta é oficial – é colocar caixas de som na Av. Cinquentenário e imediações, parecendo até cidade pequena, vilarejo, onde ainda cabe serviço de auto-falante, quando já estamos numa cidade de mais de 200 mil habitantes, dotada de rádios AM, FM e até mesmo canais de TV, …!!!

    Outras excrescências são os tais carros, motos e bicicletas de som, …, rodando no centro da cidade, poluindo mais ainda, …!!!

    Se os comerciantes são classificados como empresários, então boa parte da culpa é deles mesmos, sem falar nos donos de bares, que admitem que alguns idiotas coloquem o som dos automóveis nas alturas, enquanto estão nos seus estabelecimentos, …, o ideal seria ninguém atender a esse tipo de gente. Aí eles ficariam escabriados, iriam embora e nunca mais fariam isso novamente, pois ficariam isolados, sem ter onde sentar e incomodar os outros, …!!!

    Será muito difícil mudar, conscientizar, quem, por natureza, é medíocre, pensa baixo, tem complexo de vira-lata, …!!!

    Como diz o ditado: “Casa de ferreiro, espeto de pau”, …!!!

    Que dureza, …!!!

  3. Véio daqui uns dias não vai mais nem poder falar em Itabuna, pois tudo encomoda, que Cidade Maravilhooooooooooooooooooooosa hehehehehe.

  4. Quanto ao problema de boites, são estabelecimentos que devem ser dotados de isolante acústico (cortiça, espuma e/ou lã de vidro, ou coisa que o valha), …!!!

    No caso específico da boite aqui de Itabuna, o barulho é feito por pessoas do lado externo (que não pagam ingresso, não entram, mas ficam fazendo bagunça do lado de fora). Com a aglomeração de gente fazendo barulho do lado de fora, aumentarem os roubos a carros e motos, assim como os arrombamentos a automóveis assim e roubo de peças de motocicletas lá estacionadas, enquanto os proprietários se divertem, …!!!

    As pessoas, ao saírem, em plena madrugada, encontram as motos depenadas, os carros com vidros quebrados, saqueados, além de outras coisas desagradáveis, …!!!

    Isto já está espantando muitas pessoas. Depois que o estabelecimento fechar as portas, não conseguir mais se manter, aí vão ficar reclamando, …, dizendo que a cidade não oferece opções, …!!!

    Eu já fiquei sabendo, inclusive, que o proprietário tentou acabar com a bagunça do lado de fora, mas não encontrou apoio, …!!!

    Aqui em Itabuna é sempre assim, …!!!

    Ou povinho, …!!!

  5. Já pensou se fazem uma guerra de ovos nos carros, motos, bicicletas que fazem poluição sonora na cidade??Garanto que nenhum carro(nem “aquela” caminhonete que ninguém prende nunca, não sei por quê mas gostaria de saber!!!)passaria com som alto nas ruas…garanto! levar ovo e ficar andando no sol não dá nada que presta:fede,suja tudo em volta,gruda e dá péssimo aspecto!Além do mais, o motorista não vai parar pra procurar pois quem fez já deu no pé e se escondeu. Onde está quem jogou?? quem foi?? eu não…não sei que foi…e assim lá vai o sujão de ouvidos sujo de ovo…Mais na frente toma outra dose… Vamos lá Itabuna, guerra de ovo nos barulhentos: passou com som alto, ovo neles!Fica mais barato do que tratar de uma surdez que pode ser irreversível, dependendo do dano causado…Estratégia simples,eficaz, divertida e não causa lesão.Se isto acontecer na Cinquentenário em massa, tenho absoluta certeza que por lá não passam e assim, em todas as ruas de Itabuna…estou aguardando tirar férias e acertar “aquela” maldita caminhonete…me aguarde seu Zé Bagunça que não respeita nem colégio, nem Igrejas nem hospitais!!!

  6. Três colocações excelente do professor:

    1) “De forma ridícula e impensada, muitos comerciantes colocam gente à frente das próprias lojas, fazendo barulho, tocando músicas ruins, com aparelhos de som de péssima qualidade, tudo para “atrair” clientes, …!!!” TAMBÉM ACHO RIDÍCULO, coisa de cidadizinha!

    2) “Outra coisa – e esta é oficial – é colocar caixas de som na Av. Cinquentenário e imediações, parecendo até cidade pequena, vilarejo, onde ainda cabe serviço de auto-falante, quando já estamos numa cidade de mais de 200 mil habitantes, dotada de rádios AM, FM e até mesmo canais de TV, …!!!”

    3) “Outras excrescências são os tais carros, motos e bicicletas de som, …, rodando no centro da cidade, poluindo mais ainda, …!!!”

    Concordo com tudo isso!!

    Sobre a Ballo, realmente está difícil frequentar a boite com ambulantes na porta, nada contra, mas ali não é LOCAL para esse tipo de comércio!

    Com certeza o dono poderia colocar seguranças nos estacionamentos ou até mesmo solicitar da polícia alguma providência!!! Fazer investimento é necessário, principalmente na segurança!

  7. Ha mais de um ano sou acordado por som de buzina de uma van de transporte escolar. Por diversas vezes denunciei aqui e em muitas delas nem foi publicado. Será que buzinas em desacordo com o artigo 41 do CTB nao sao consideradas poluiçao sonora ou dependende de quem usa?

  8. Moro em uma rua que existe uma oficina da colocar som em carro. Trabalho o dia inteiro, minha filha fica em casa. Nao consegue estudar, assistir tao pouco dormir. Ao chegar em casa depois de 8 horas com crianças, ainda tenho que ouvir som altissimo, com musicas horriveis. Gosto muito de musica, mas, no momento certo e horario tambem. as vezes 11 12 horas da noite estao testando som. E tem gente que ainda diz que “quem nao gosta som som, bom sujeito nao é. Venha morar na minha casa? depois conversamos.

  9. É possível que não haja alma deste e do outro mundo que não goste de som. De som… não das porcaria, otra coisa, nem de ave maria fora de hora os padre gosta. Bom é cada um ouvi o que quer em sua casa, não uns ficar ouvindo ópera e quere bota todo mundo pra ouvi. os que gosta de barulho que vá mora na roça, porque lá ninguem ouvi suas
    tara de musica. Povo mau educado, qué que todo mundo escute seus mau gosto.

  10. Acho que existe limite para tudo ,e realmente alguns carros de propaganda estão exagerando no volume,inclusive existe um CARA com um a caminhonete que sempre faz propaganda de BANDAS de MUSICAS que irão se apresentar geralmente na cidade e ninguém aguenta a FALTA DE EDUCAÇÃO deste CARA ,porque ele passa em qualquer lugar com o som na maior ALTURA e não vejo ninguém tomar uma providência contra esse CARA DE PAU…Observem e depois me digam se o que eu estou falando não é VERDADE.Eu acho que ele tem problema de AUDIÇÃO(SURDEZ)então ele precisa de tratamento urgente.

  11. Um outro som “barulho” que precisa urgentemente ser punido são os dos mototaxi que transitam pela cidade, eles não tem hora p/ parar, trabalham a madrugada, levando drogas, só pode, e ainda por cima tiram os escapamentos para aumentar mais ainda o ruído!!!!

  12. “Eu acho que ele tem problema de AUDIÇÃO(SURDEZ)então ele precisa de tratamento urgente.”

    Acho que o problema é de educação msm. E o pior é que os incomodados não podem tentar resolver o problema pessoalmente porque correm o risco de serem agredidos ou até de levar tiro.

  13. Falta mesmo educação!!!
    Concordo com as pontuações do Ricardo Kruschewsky e de alguns por aqui!
    Quando vou à rua sinto-me numa dessas cidades bem pequenas e que ainda possuem, digo ainda possuem, serviços de auto-falante na rua!
    Falta educação!
    Falta Respeito (ao descanso das outras pessoas. Nada mais insuportável que ser acordado com buzina, seja de manhã ou a noite!)Quem tem seus compromissos que esteja disposto em sua porta ja esperando sua carona ou van ou o quer que seja! Falta respeito aos nossos ouvidos! Outro dia, atravessando a Praça Adami, próximo do stand, foram três sons ao mesmo tempo: sendo dois em carro e um em bicicleta! Aí não dá!
    Qual o departamento responsável por tomar providências quanto a esta situação?
    Eu fico com a impressão de que as pessoas responsáveis pela organização da cidade, sentem-se muito à vontade na “desorganização da cidade”…..é como sentir-se em suas próprias casas!

  14. Binho sei de quem fala!!!!
    Concordo com você!
    Bem, eu tenho uma boa explicação para essas pessoas (geralmente homens)que andam com seus carros de som altíssimo! Eu e Freud!

  15. REUNIÕES, REUNIÕES, REUNIÕES E………… NADA. TUDO SÓ SE RESOLVE BEM QUANDO ESTÁ BEM PARA AMBAS AS PARTES (AS VÍTIMAS X OS “ZOADEIROS”). O EQUILÍBRIO É TUDO. QUE O BARULHO É MUIIITO GRANDE, NÃO RESTAM DÚVIDAS. MAS, CADÊ O MP QUE SÓ PARTICIPA DAS REUNIÕES E NÃO TOMA, VERDADEIRAMENTE, UMA ATITUDE? AFINAL, A DEPENDER DO VOLUME, É CRIME AMBIENTAL, CONTRAVENÇÃO PENAL, CRIME DE TRÂNSITO E AINDA INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA (ESTE ÚLTIMO COM A PREFEITURA). É SÓ ACIONAR AS POLÍCIAS, O FISCAL DA PREFEITURA E TODOS COM O APARELHINHO, O “DECIBELÍMETRO”( aparelho medidor da intensidade, que quase ninguém tem). ALÉM, É CLARO, DO TRABALHO DE PREVENÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS E NAS FAMÍLIAS (ESTAS ÚLTIMAS SE TIVEREM EDUCAÇÃO). VÊ? É FÁCIL. FALTA É A VONTADE, O INTERESSE.

  16. Está terrivel mas acho que isso faz parte da falta de educação de muitas pessoas, porque aqui no predio onde moro tb tem um vizinho que escuta musica altissima ate d madrugada!! Se alguem souber onde faz denuncia contra carros de som informe por favor pq aqui na av ilheus ta insuportavel!!

  17. Concordo com alguns ponto de vista do Professor, mas quanto aos de buzina de carro não tem muito o que se argumentar não, pois Itabuna a cada dia que passa aumenta a frota de veículos e nada de se repensar no transito dessa cidade, também não vamos esperar nenhuma atitude planejada dessa administração né?!aposto que essa conversa vai ficar no papel, infelizmente quem ja sabia que tudo isso se repetiria novamente, em virtude dos que continuam a frente terem sido os mesmos que fizeram parte da pior administração da história de Itabuna, acaba pagando por isso, mas 2012 chega rapidinho e o povo não se deixará mais enganar pelos surtos do prefeito quando saia se jogando em cima do povo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *