Tempo de leitura: 2 minutos

Posse de “novo prefeito” ocorre nesta quarta, às 11h

Buerarema vive dias - e noites - de tensão (Foto Pimenta).

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinará à Polícia Federal que investigue os atos de vandalismo ocorridos na última sexta-feira, 28, em Buerarema, quando a Câmara de Vereadores foi incendiada e praticamente destruída. A decisão foi anunciada pelo desembargador Eserval Rocha, na sessão do TRE ocorrida ao final da tarde de hoje.

Rocha é o relator do processo que cassou o registro eleitoral de Mardes Monteiro e o tirou do cargo de prefeito em julho do ano passado. O desembargador criticou duramente o juiz eleitoral de Buerarema, Antônio Hygino, que não cumpriu o mandado de segurança que determinava dar posse imediata ao presidente da Câmara, Eudes Bonfim, como prefeito-interino do município sul-baiano.

Hygino enviou ofício ao TRE informando que não cumpriu o mandado pois não havia “clima de segurança” para tirar do cargo Mardes Monteiro e dar posse a Eudes Bonfim, como interino. Para o desembargador, bastava requisitar reforço policial para que se fizesse cumprir a ordem.

O pronunciamento duro foi apoiado pelo presidente do TRE, Sinésio Cabral, e pelo procurador regional eleitoral Sidnei Madruga. O presidente do tribunal disse que procurou acompanhar as informações relativas a Buerarema e “soube que policiamento tinha”.

O presidente do TRE disse ter conversado com o chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, Fernando Schmidt, que garantiu que havia policiamento na cidade, inclusive com a presença da Caerc (hoje Companhia Independente de Policiamento Especial-Cipe).

O procurador eleitoral requisitou cópias das peças do processo para averiguar se não há tentativa de não-cumprimento do mandado de segurança. O Tribunal determinou que a posse de Eudes ocorra imediatamente.

26 respostas

  1. MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO. MAS UMA DERROTA DE MARDES E HYGINO. E COM ISSO A VERBA DO MUNICIPIO DESCEU PELO RALO MAIS UMA VEZ E O FUNCIONARIO É QUE FICOU NO PREJUIZO.

  2. é nada!!!!!!!!!!
    entao buera amanha tera movimento… axo melhor a pm ficar de plantao,pq pelo visto o bixo vai pegar!!!
    buera ta lascada com esse povo!!!

  3. POBRE BUERA!
    Não tem prefeito!Juiz faz o que quer! Delegado mora aqui em Itabuna,Hospital fechando, o povo indo embora e quem ficar que conte a história…..
    Uma vez Higino, sempre Higino…Higino eu não hei de ser…..Se o proprio juiz da cidade não cumpre ordens dos seus superiores, então é por isso essa bagunça em Buerarema. Ninguem respeita ninguem! Dr. Higino sempre tomou decisões na calada da noite para tirar proveitos pessoais.mas, tenho certeza que o proximo prefeito será outra vítima do chefe do judiciário de Buerarema…Aja dinheiro para tanta propina!!!!

  4. É fato em Buerarema, que quem comandou toda aquela distruição da Camara Municipal de Vereadores, não foi a polulação de Buerarema, como a Imprensa vem divulgando e sim meia duzia de baderneiros( Ex Sargento Altamirando, Ex Cabo Véio, Ex Baiana do Acarajé, Ex Tonho da Venda, Jú do Bar da feirinha e outros que a policia de Buerarema sabe, alias todos sabem né, que incentivaram um grupo de mardistas a cometerem este desreipeito com o patrimonio público.
    A situação de Buerarema é a seguinte: Quem tá dentro não quer sair e quem está fora quer entrar. A única solução louvavel para apagar esta manha de vergonha que estes dois grupos poiliticos veem traçando em nossa cidade, é uma nova Eleição URGENTE!!!. Só assim nem MARDES, nem o incopentente do EUDES vão a lugar nenhum, pois Mardes se tornará ainda mais inelegivel e Eudes com seu grupo politico que nao tem nem 3% das inteções de votos que nao vai a lugar algum, Alias EUDES voce agora tem que se preocupar com os pocessos que vem ai pra voce responder, pois AEDO, ERIBALDO, ORLANDO VIAJANDO FILHO E O MONSTRO nao vão estar nem ai pra voce.
    TRE, TSE ou seja lá qual estancia: NOVOAS ELEIÇÕES JÁ

  5. A SAÚDE SEMPRE PENALIZADA ,VAMOS FICAR SEM SALÁRIO NOVAMENTE E FICARMOS DE GREVE COM CERTEZA ,PAGA TODOS OS FUNCIONÁRIOS MENOS A SAÚDE ,SÃO TODOS CONTRA A GENTE.

  6. Eudes! Por favor, honre a cátedra de um Executivo!
    Aproveite (no “bom sentido”) a chance que vc tem de se mostrar um gestor de verdade, honrando TODOS OS COMPROMISSOS com o funcionalismo e tentando, no mínimo, nortear a cidade, para algum lugar.
    Ernesto Soares.
    Vamos salvar Buerarema, rapaz!

  7. Conheço o Dr. Juiz de Direito de Buerarena, Dr. Antonio Carlos Higino, a 27 anos, filho de uma família tradicional de advogados de Ilhéus, meu amigo e companheiro, acompanho a vida pública do Juiz Antonio Carlos Higino, é um pessoa de capacidade, honrada e ilibada, não compactua com o crime.Cumpridor da ordem e da justiça, Dr, Antonio Carlos Higino, por todas as comarcas que passou enfrentou cassação de prefeitos e cumpriu com o seu dever de juiz.Meus manifestos de apoio moral e ético ao amigo, Juiz de Direito de Buerarema.Vocês estão injustiçando um Juiz de Direito de conduta ilibada e ética, por todas as comarcas que passou deixou registrados nos anais do forum, como um juiz imparcial e suas decisões.
    Ao amigo, Dr. Antonio Carlos Higino, minhas solidariedades!
    Cordial saudações, do amigo,
    Melck Rabelo e Darcy Rabelo

  8. INFELIZMENTE, SER PREFEITO DE BUERERMA VIROU UM GRANDE NEGOCIO. TODOS QUE ENTRAM SÓ PENSAM EM ROUBAR. NINGUEM SE PREOCUPA COM A POPULAÇÃO. QDO UM ENTRA, DIZ QUE O ANTERIOR DEIXOU UM ROMBO DANADO.QDO SAI, DEIXA UM ROMBO MAIOR AINDA. E AÍ FICA ESSA BOLA DE NEVE SEM FIM. E O FUNCIONÁRIO SEM RECEBER SALÁRIO, O COMERCIO SEM VENDER E ASSIM VAI A MINHA CASTIGADA E SOFRIDA BUERAREMA. ATÉ QUANDO ISSO VAI DURAR??SERÁ QUE NÓS NÃO PODEMOS MUDAR TUDO ISSO?
    PODEMOS SIM, BASTA DEIXAR DE LADO A EMOÇÃO E VOTAR NA RAZÃO. SABER ESCOLHER O PROXIMO CANDIDATO E NÃO VENDER O VOTO. DESTA FORMA, VAMOS DAR UM BASTA NESSES POLITICOS ATUAIS…CHEGA DE RODÍZIO..CHEGAR DE
    MESMICE.VAMOS FAZER A HORA E NÃO ESPERAR ACONTECER TUDO DE NOVO…

  9. Isso é uma vergonha, Buerarema antes de Mardes era uma coisa, e depois é totalmente outra, um bando de sem que fazer, que sempre dependeram de prefeitura fica se aproveitando da situação, e ainda coloca todo esse terrorismo que é “a população de Buerarema está revoltada” mentira absoluta,só são meia duzia de vagabundos querendo a viúva.Estes mesmos citados acima.
    Criou-se hoje em Buerarema uma obseção ao poder, e não o comprometimento a Buerarema. Esse bando de Terrorista…

  10. De quem será a culpa pq Buerarema esta desse jeito ?? Acho que parte é da justiça , pq deixou Drº Ioio se candidatar e outra parte do povo que não sabe escolher seus dirigentes …. Buerarema vai se acabar … VISITEM ANTES QUE ACABEM …..

  11. Será que é bom a entrada de Eudes. A população está revoltada e apavorada com a entrada desse sr. que não fez nada de mal na nossa cidade. Mostrou incapacidade administrativa e sem apoio político de nada. A Câmara foi resultado da revolta do povo que pede a saída de Eudes. O mesmo acabou de tomar posse. Primeiramente mandou uma procuração a Comarca pois mesmo com tanto reforço policial não tinha coragem de chegar na frente do fórum. a população gritou palavras de ordem como “sai bandido” “fora Eudes” “cachaceiro” “quero meu prefeito de volta”. Ele chegou altamente escotado pela polícia que ainda reagiu contra a população com splays de pimenta. Sua posse não durou 10 minutos. A população perseguiu o camboio dizendo q este vai destruir a nossa cidade. Buerarema merece respeito

  12. Hoje o que eu vi foram os manifestantes do doutô dando apoio moral ao Juiz HYgino, uma palhaçada só. Na verdade eles que estavam lá receberam o salário do mes de MAio, integral e alguns receberam até a mais, e o restante do funcionário público do municipio recebeu uma esmola, como foi o caso dos professores, e tantos outros ficaram sem seus salários esse é o governo do doutô que perseguem a quem não votou nele e só paga a quem votou ou seja aos baba ovos dele. A VERDADE É UMA SÓ DOUTÔ MARDES TEVE SEU REGISTRO DE CANDIDATURA IMPUGNADO, CASSADO, PORQUE????????? E SE FOI CASSSADO NÃO PODE ASSUMIR A PREFEITURA, ISSO É FATO. AGORA FICA ESTE POVO DEFENDENDO QUEM DEVE NA JUSTIÇA?????? É PIOR DO QUE TODOS OS OUTROS POLITICOS QUE JÁ PASSARAM POR AQUI, POIS É O PRIMEIRO QUE TEMOS O CONHECIMENTO DE QUE FOI CASSADO!!!!!!!! INELEGÍVEL!!!! SEM REGISTRO DE CANDIDATURA!!!!! E EU FICO INTRIGADA É DE VER PESSOAS “IDÔNEAS” QUE SABEM LER,TEM DIPLOMA DE DOUTORADO, MESTRADO,ADVOGADOS, REPORTERES, E ACREDITAM E DEFENDEM ESTE DOUTÔ! ISSO É INTRIGANTE!!! SERÁ PORQUE HEIN????

  13. Agora Dr IOIO fale a verdade chega de ser cinico VOCE DEVE A JUSTIÇA E DEVE PAGAR senao o senhor estaria gonvernando mas,continua enganando os bestas e os analfabetos.

  14. Voces condenam o Dr.a culpa de tudo isso é TRE, se o dr. não podia se candidatar por que o TRE liberou? Depois que o homem ganhar a eleição não pode governar? isso é terrivel onde está a democracia? Que pais é esse?

  15. O lema da JUSTIÇA É: “A JUSTIÇA É CEGA”!

    QUEM DEVERIA ESTAR SENDO EMPOSSADO ERA O 2o. COLOCADO, COMO MANDA A LEI!

    A JUSTIÇA DEVIA ESTAR EMPOSSANDO ERA O GUIMA, e pronto!

    A Justiça é cega, mesmo!

  16. Oh! Buerarema!!Terra do jequitibá!Quanta maldade estão fazendo com vc! Oh! políticos safados, corrruptos…Deixe minha terra em Paz..arruma a mala e caiam fora!! TODOS!!Vamos fazer uma limpa e tirar esses politicos desonestos!!mentirosos, enganadores!!
    Hoje dos que estão aqui, nenhum presta..Tudo corruptos…É só trocar a coleira e continua a mesma coisa! Não dá pra confiar em ninguem no momento.Se em 4 anos não fazem nada! Imagine quem entrar agora , faltando 2 anos pra eleição de prefeito?? É SO ENTRAR PRA ROUBAR!!!!!!

  17. Buerarema voltou a época dos coronéis, sendo que essa briga na realidade está entre Orlando e Mardes, e nenhum dos dois pensam na população, e eta população mais besta que matam e morrem por pessoas que não tão nem aí para ninguem. Vamos deixar de ser besta vamos procurar pessoas novas na proxima eleição, pessoas que nunca passaram em cargos de prefeito e nem de vereador!…

  18. São os governantes que vivem usando o termo Democracia! Mais essa palavra só tem efeito quando se trata dos projetos governamentais que destroem a vida do povo, não é senhores? Vou deixar um recadinho pra voçês: Façam algo contra este povo sofrido e nós vamos lhes mostrar o quanto pode custar a cada um destes que se acham poderosos! Foi alerta da empresária que muitos já ouviram falar e estão caladinhos, fazendo de conta que não sabem e nem se preocupam. Como disse uma comentarista: quem pode manda e quem tem juízo obedece!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *