Tempo de leitura: 2 minutos

O médico ilheense Ruy Carvalho compareceu ao Hospital Geral Luiz Viana Filho, no último sábado (29), numa solenidade de inauguração de novos equipamentos. Publicamente, recebeu um afago do governador Jaques Wagner. “Ruy, sei que você está no PV, mas nós aqui não somos restritivos”.

O médico estava ao lado do Galego. E sorriu com o gracejo. Carvalho concedeu uma rápida entrevista. E não economizou críticas à área política de Wagner. Nem ao próprio. Nem à direção nacional do seu atual partido.  “O PV é igual biruta de aeroporto. Não tem identidade política”.

As desilusões com o PT e, agora, com o PV, fizeram com que ele repensasse o desejo de, novamente, disputar uma vaga à Assembleia Legislativa. Sobre o seu destino no PV, diz apenas que sua decisão não passa desse mês. Acompanhe a entrevista.

O sr. continua no PV, sai candidato a deputado?

Olha, eu vi o PT se desvirtuando. Então, fomos para o PV, porque imaginávamos que havia compromisso com o ser humano, com as suas conseqüências. Eu disse “vou pro PV porque a gente tem condições de estar mais perto dos cidadãos”.

Decepcionou-se?

No PV, não há confronto de ideias, diálogo, negociação. Ou você reza na cartilha de quem tem a caneta na mão ou você fica no escanteio.

E tem que rezar na cartilha de quem?

Quem tem a caneta na mão são os presidentes nacional [França Penna], estadual [Ivanilson Gomes] e municipal[Robson Melo]. E o diálogo é daquele jeito… Então, se eles acham que tem de fazer aliança com Paulo Maluf, com o DEM, fazem. Eu acho que não é assim.

Quando o sr. chegou ao PV, logo defendeu que o partido apoiasse a reeleição de Wagner. Aquilo não desgastou a relação, criou esse atrito?

Quando eu conversei com Juliano [Matos, ex-secretário estadual de Meio Ambiente]… Olha, eu discordo, inclusive, da condução política do governador [Jaques Wagner]. Em dois anos e meio no PT, ele nunca nos prestigiou para nada. Nunca fui chamado para nada. Ele nunca me chamou para uma discussão sobre a região. Então, quando eu conversei com Juliano, eu perguntei se o PV iria apoiar a direitona. Por que, dos três, o menos ruim seria o Wagner.  Continua sendo.

E Juliano?

Ele me assegurou que não. Agora, eu acompanho um bom grupo. Juliano, Beth Wagner, Juca Ferreira, professor Jorge Portugal, Ari da Mata, essa turma histórica. Só que a caneta do PV não está com eles. Nós fomos batidos, enxovalhados. Por exemplo: Beth tá se lançando candidata ao Senado e eles dizendo que não. Já tem acordo do PV para apoiar o PMDB no segundo turno.

Se não for o PMDB, o PV apoiará o DEM, mas não apoia o PT.

E o senhor acredita que o PMDB vai para o segundo turno?

Se não for o PMDB, o PV apoiará o DEM, mas não apoia o PT. É isso: não apoia. O PV é igual biruta de aeroporto. Não tem identidade política. Eu achei que podia contribuir para dar identidade política, mas não aconteceu. O que é que eu posso fazer?

E o senhor, como fica?

Até junho [a entrevista foi concedida no sábado, 28], eu decido.

8 respostas

  1. Tadinho do Decente Dr. Ruy, tá igual ao PV, “Biruta de Aerporto’.

    Foi secretário de saúde de Jabes Ribeiro (na época no DEM)… nunca reclamou em apoiá-lo.

    Depois, escolheu como vice em sua chapa Joabs Ribeiro (nunca achou que tinha se unido ao pior)…

    Depois saiu do PT se dizendo discriminado, e detonando Ruy Costa, que o governador disse que faz 99% do que ele manda…

    Mais tarde diz que o Wagner é o ‘menos pior” (isso é elogio?)..

    TENHA SANTA PACIÊNCIA!!

  2. Conversei semana passada com Juliano Matos,ex-secretário do meio ambiente), ele me garantiu que o PV, não vai dar legenda a Dr. Ruy Carvalho, para disputar as eleições como Deputados Estadual.Dr. Ruy Carvalho é um bom candidato na legenda do PV, mas não tem fidelidade partidaria ao PV.Dia 29/05, quando da visita de Jaques Wagner,no HRLVF,lá estava colado Ruy Carvalho.O PV é contra a construção do Porto Sul, e Dr. Ruy contrariando a todos assinou o manifesto a favor da construção do Porto Sul.
    Segundo Juliano Matos, Dr. Ruy Carvalho, vai buscar legenda em outro partido.No PV Rui não tem legenda e nem moral, para lançar sua candidatura pelo Partido Verde.Dr. Ruy Carvalho , já anda espanhando pela cidade que o melhor candidato a deputado estadual por Ilhéus é Jabes Ribeiro, deve estar de olho em alguma sub-secretária, cargo de segundo escalão no governo de Jaques Wagner, indicação de Jabes Ribeiro.
    Adilson Marques

  3. Realmente, lendo a sua biografia, um derrotado. Um desencontrado de si mesmo. Desista homem, se encontre primeiro.Seja você, deixe essa mania de estar seguindo facções, reconheça-se. Depois, quem sabe…?
    Biruta de aeroporto? você se autodenominou…

  4. Ta se vendo que este ângelo não entende nada de politica, Dr. Ruy foi secretário de Jabes quando ele era apenas um simples professor do MDB e não DEM que nem existia, e que acreditou na mudança e no sonho de uma Ilhéus melhor e se enganou como todos nos que votamos em Jabes, já Joabes foi um acerto do proprio PT que depois abandonou ruy a propria sorte inclusive o principal que foi o Governador, Rui Costa só quer saber da sua propria eleição e acaba fazendo acordos que vai de encontro com o proprio programa do PT, mAIS NÃO PODEMOS DEIXAR A TURMA DO ATRASO VOLTAR AO PODER, por isso Wagner é a melhor escolha. Ruy não é biruta, apenas um sonhador.

  5. Zelão diz: – Isso é “autodiagnóstico”

    Ao atribuir “estado de loucura” aos seus desafetos políticos, o Doutor Ruy, inconscientemente (próprio aos loucos), acaba traçando um perfil emocional, dele mesmo.

    Pobre do “doutor” que consegue fazer o “diagnóstico,”, mas não sabe encontrar a cura do mal (não convém ao médico se automedicar). É de bom alvitre buscar a ajuda de um especialista na área da psiquiatria.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *