Tempo de leitura: < 1 minuto

A manifestação em defesa do Complexo Porto Sul reuniu cerca de três mil pessoas nesta tarde de quinta-feira (10) em Ilhéus. A passeata reuniu políticos regionais, o prefeito Newton Lima, movimentos sociais do sul da Bahia e representantes de várias comunidades rurais integradas ao projeto que prevê investimentos de aproximadamente R$ 4 bilhões.

O Porto Sul é um complexo intermodal que dotará Ilhéus de novos porto e aeroporto e uma ferrovia. A reação dos favoráveis ao projeto acontece em um momento que grupos ligados a grandes conglomerados e ambientalistas se posicionam contra o projeto.

Edvaldo “Picolé” Ferreira, da coordenação do ato pró-Porto Sul, disse que a participação popular foi surpreendente. “Isso mostra que a população de Ilhéus abraçou este projeto. Não esperávamos tanta gente”, disse ele, calculando a multidão em cerca de três mil pessoas, um número mais do que expressivo para manifestações em solo ilheense.

16 respostas

  1. Trabalhar com massa de manobra é triste. Ainda mais quando se sabe que os prometidos 20.000 empregos do início do projeto minguaram para xulos 170.

  2. Com uma população estimada em 220.000 habitantes, Ilhéus fez uma manifestação com cerca de 3.000 pessoas. Isto equivale a cerca de 1,36% da população do município, …!!!

    Pergnta-se: Isto é significtivo para Ilhéus, e para a região como um todo, …?!?!?!

    As pessoas aqui da nossa região têm que aprender uma coisa: Num caso destes, onde muita gente considera este projeto fundamental para a cidade de Ihéus, para a revitalização da nossa região, teria que mobilizar – agregar – muita gente mesmo (inclusive das cidades vizinhas), assim como num grande evento político, num carnaval, numa data de maior importância para a cidade, …!!!

    Aí teria que ter, no mínimo, as 50.000 pessoas que o pessoal do PT “sonhou” ter colocado na Av. Cinquentenário, aqui em Itabuna, para que algum observador conseguisse visualizar, por exemplo, a Av. Soares Lopes cheia de gente de fora a fora, não uma foto de um trecho de pouco mais de 100 metros quadrados, onde facilmente se enxerga o chão, de tão espaçadas que as pessoas estão umas das outras, …!!!

    Acho difícil, inclusive, que tivesse as 3.000 pessoas, segundo podemos ver na foto, já que se calcularmos quantas pessoas havia numa área de um metro quadrado, multiplicarmos por toda a extensão da passeata, também em metros quadrados, a quantidade estimada de psssoas será muito menor, …!!!

    Isto prova que os autóctones, por lá, são deveras refratários, não agregam, não agrupam, não convergem, só discriminam, …!!!

    Da Redação: Caríssimo Sérgio, pois saiba que o povo reunido nas ruas hoje foi mais expressivo do que nas manifestações que resultaram em cassação do ex-prefeito Valderico Reis. O povo de Ilhéus, historicamente, não é muito de ir às ruas.

  3. Ilhéus ta de parabens,foi muito importante essa manifestação,isso prova q ilheus diz sim ao porto sul,q venha o porto sul e junto Jabes Ribeiro q por sinal discursou muito bem,como sempre.eu sou 11,sou Jabes…

  4. Supreendente e cheio de bandeiras vermelhas? O projeto do porto sul é uma mentira do governo. O projeto que está sendo levando adiante é o terminal da BAMIN que existe desde o governo Paulo Souto. Desenvolvimento sem investimento em educação é uma ilusão. Os empregos gerados pela BAMIM não chegam a 200 e a maioria será contratada de fora porque não existe mão de obra especializada na região. Não se trata de ser contra o porto ou não. Mas ele não signfica nem de perto o ressurgimento da região do cacau. A BAMIM vende ilusões através da mídia. Depois vai embora e deixa a degradação para o estado pagar com os nossos impostos.

  5. PRESENTE DE GREGO

    QUEREM DE TODAS AS FORMAS LUDIBRIAR A POPULAÇÃO DE ILHÉUS E REGIÃO, COM ESSA MENTIRA DESCABIDA DE UM PSEUDOPROGRESSO, COM A IMPLANTAÇÃO DO PORTO SUL. ATÉ O ATOR ILHEENSE FÁBIO LAGO ESTÁ PARTICIPANDO DA FARSA, FAZENDO PROPAGANDA ENGANOSA A TROCO DE ALGUMAS MIGALHAS.
    CAROS LEITORES, OS ROYALTYS, OS IMPOSTOS, E 90% DOS EMPREGOS, VÃO SER GERADOS NA CIDADE QUE FICA À CENTENAS DE KM ILHÉUS, QUE É DE ONDE SERÁ EXTRAÍDO O MINÉRIO.
    ILHÉUS SÓ SERVIRIA PARA ESCOAR A PRODUÇÃO MINERAL ATRAVÉS DO PORTO, E MAIS NADA.
    POUQUÍSSIMOS EMPREGOS SERIAM GERADOS AQUI. POR ISSO QUE EU DISSE E REPITO NOVAMENTE: NÃO VALE A PENA DEGRADAR O MEIO AMBIENTE, INVIABILIZAR O TURISMO E PREJUDICAR MILHARES DE PESSOAS PARA SE CONSEGUIR DUAS DUZIAS DE EMPREGOS ATRAVÉS DE UM PORTO.
    COLOCANDO NA PONTA DO LÁPIS A QUANTIDADE DE CASEIROS QUE RECEBEM SALÁRIO PARA TOMAR CONTA DAS CASAS DE VERANEIO NÀQUELA ÁREA DA PRAIA DO NORTE, SERIA MIL VEZES MAIOR DO QUE A QUANTIDADE DE EMPREGOS QUE SERIAM CRIADOS PELO PORTO SUL, ISTO SEM FALAR NOS EMPREGOS GERADOS PELOS DIVERSOS EMPREENDIMENTOS QUE ALI ESTÃO INSTALADOS.
    PORTO SUL SERIA NA VERDADE O GRANDE PRESENTE DE GREGO.
    FIQUEM ESPERTOS QUANTO A DEFESA DO PORTO SUL POR POLÍTICOS. NÃO SE ESQUEÇAM QUE ALGUÉM VAI TER QUE BANCAR A CAMPANHA DELES EM 2010. A MINERADORA É RIQUÍSSIMA.

  6. Realmente a participação popular foi pequena. Na foto acima vejo que todas as lojas do comercio estao abertas e seus funcionarios a porta vendo a passeata passar. Faltou liberança das entidades empresarias e clube de serviços em persuadir os comerciantes cerrarem suas portas por apenas 3 (tres) horas, em beneficio de uma causa justa. Um curiosidade as duas entidades mas representativas do nosso comercio sao dirigidas por Pai e Filho ou sejam ACI – Associação Comercial de Ilheus e CDL – Camara dos Dirigentes Lojistas de Ilheus e isto se cria um “feudo”. O Sindicato Patronal do Comercio precisa renovar sua Administração, ninguem deve se perpetuar num cargo por muito tempo, pois ao longo de uma administração começa a aparecer o desgaste, motivação, etc… Por exemplo: era para essas tres entidades terem redigido um comunicado para seus associados e entregar pessoalmente aos comerciantes, pessoalmente, exigindo a participação do comerciante e seus funcionarios na manifestação, mesmo para aqueles funcionarios que sao contra o projeto, deveriam serem liberados do trabalho para manifestar sua opiniao. Veja a falta de objetivo dos nossos dirigentes, recentemente para receber um candidato a Governador foi feito um convite, “muito bonito”, para ouvir seus promessas de um novo governo. Foram colhidas 12 assinaturas de entidades e clube de serviços de nossa sociedade. Tenham santa paciencias com nossas lideranças!!!

  7. Foi ótimo ^^ Tô em todas fotos =) Ilhéus pelomenos se mostrou pois o comercio naum feixou as portas isso que foi uma vergonha mais quem naum estava trabalhando esteve lá. As escolas tb naum deixaram de funcionar a não ser o C.E.E.P (antigo estadual) que liberou suas eturmas de Eletromecânica,Turismo e Logistica e lá estavamos com a faixa! C.E.E.P apoia o polo SUL

  8. Lendo mais uma notícia sobre o tal Porto Sul lembrei de uma música do Chico Buarque: As Cartas. Lembrei também de um tempo, de uma discussão no extremo sul da Bahia. A questão era a implantação de uma fábrica. Quem se aventurou a “ler as cartas” foi tachado de inimigo do progresso. Hoje em dia…bem, hoje em dia as cartas já foram decifradas..ilusão, ilusão…

    As Cartas

    Ilusão
    Ilusão
    Veja as coisas como elas são
    A carroça
    A dama
    O louco
    O trunfo
    A mão
    O enforcado
    A dançarina
    Numa cortina
    O encarnado
    A dançarina, o encantado
    O encarnado numa cortina
    O enforcado

    Ilusão
    Ilusão
    Veja as coisas como elas são
    O curinga
    A noiva
    O noivo
    O sim
    O não
    O prateado
    O cavaleiro
    No seu espelho
    Desfigurado
    O cavaleiro, o prateado
    Do outro lado do seu espelho
    Desfigurado

    Ilusão
    Ilusão
    Veja as coisas como elas são
    A fortuna
    A roda
    O raio
    A imensidão
    O estrelado
    O obscuro
    O seu futuro
    Embaralhado

  9. Minha amiga Mestra Clara Lua:

    Acredito que, pelos seus conhecimentos dos problemas ambientais, você pode ter uma participação mais ativa e consequente na discussão dos aspectos e impactos ambientais do Projeto Porto Sul.
    Aliás, você tem a obrigação de discutir tecnicamente este problema.

    Ilhéense

  10. Eu fui lá e posso afirmar que tinha muita gente, sei que os comentários “do contra” são apenas dor de cutuvelo de pessoas que acham que o Complexo está próximo de uma usinar nuclear, pura iguinorância. Na verdade, quero dizer que se tinham muitas pessoas ou não, se erão entidades politicas, sindicais, comerciais e civis, erão todos daqui de Ilhéus e região, que verdadeiramente vivenciam no dia a dia as dificuldades provocadas pela dizimação da lavoura cacaueira. Diferente doque presenciei na noite de quinta-feira dia 09/06/2010, na Av. Soares Lopes, um carro da marca Galloper com um adesivo inusitado “Porto Sul Não” dei rizadas quando olhei a placa do carrão “João Pessoa” é brincadeira viu!!!

  11. Esqueci de lembrar que o evento foi exatamente no horário de abertura da copa, então se tinham poucos ou muitos não interessa.

  12. Olha não sou muito chegado ao PT, mas tambem nao posso fechar os olhos para uma realidade, mesmo que venha apenas poucos empregos para a nossa região, mas esse projeto abre caminho para tantos outros investimentos futros, me recordo quando chamaram Fernando Gomes de louco quando ele incentivou o loteamento da Nova Itabuna, e hoje é um local desenvolvido e com muito gente boa morando por lá, apesar da violencia. Então não podemos impedir o progresso. Agora uma meia duzia de falsos moralistas, que tão putos da vida porque não vai cair um “faz-me rir” em seu bolso não querem e aproveitam mais uma meia duzia de abestalhados que colocam uma viseira de burro de carroça pra nao querer enxergar. É por essas e outras que Ilheus vem perdendo espaço para Itacaré e outras cidades.

  13. Se a foto for só essa , nao tem mais de quinhentas pessoas. o cmércio fechou as portas?o povo foi para a rua? os políticos politiqueiros estavam presentes?Só espero que a populaçao acorde e veja a importância de tudo que esatá vindo para a regiao e o quanto de bom que ela vai trazer para todos nós!

  14. Parabéns a população de Ilhéus, a nossa cidade precisa de algum investimento….

    Aos hipocritas manobrados por algumas ONGs de oportunistas que nunca fizeram nada de fato a Ilhéus… espero ver eles fazerem uma manifestação contra pra ver como será recebido pela população de Ilhéus..

    Pois eles não são ilheenses e ficam namobrando pessoas de baixa renda dos povoados do norte da cidade para dizer que é um apoio popular… Pessoas fragilizadas que sabe-se lá o que eles oferecem…

    Aos impactos ambientais a legislação visa compensações…

    O pior é que os oportunistas que seguram a bandeira do ambientalismo sabemos que não estão nessa luta por amor ao verde e sim por serem patrocinados por grupos que tem interesses financeiros naquela área e ver os seus negócios ameaçados pela presença do complexo… Aos que os seguem.. esses sim são verdadeiros alienados e modinhas que não tem nem ideia do que a nossa cidade passou nos ultimos 25 anos..

    Que venha não apenas o complexo mas outros equipamentos para tirar a nossa cidade da paralisia…

  15. Parabéns,ilhéus e cidades vizinhas que vão ser beneficiadas por este maravilhoso projeto.Com certeza abrirá grandes oportunidades de emprego. Vai ser muito bom para o crescimento econômico da região.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *