Tempo de leitura: < 1 minuto

Amigo deste blog assistiu à matéria do Jornal Nacional, da rede Globo, sobre o embate em torno do Complexo Intermodal Porto Sul. Na semana passada, a Rede Globo simplesmente havia ignorado o manifesto que, segundo organizadores, levou cerca de 10 mil pessoas às ruas de Ilhéus em defesa do projeto.

A repercussão foi negativa para a Globo e os sul-baianos tiveram a impressão de que a emissora (sabe-se lá por quais motivos!) posicionava-se contra o projeto, já que abriu amplo espaço para ambientalistas contrários ao Porto Sul e negou aos favoráveis.

Nesta segunda, a emissora fez nova e acanhada matéria, de 1min57s. Do espaço aberto aos contrários, o tempo atingiu 28s59, contando com entrevista de Rui Rocha, da Ong Floresta Viva. Do outro lado, o dos favoráveis, aparece o presidente da CDL de Ilhéus, Marcelo Oliveira. Tempo menor, claro: 20s23. E olhe que os favoráveis tiveram espaço só agora. Concessão pública é isso.

Confira

25 respostas

  1. Dizer que meia dúzia de gatos pingados, que participaram de uma tímida manifestação em Ilhéus, é suficiente para fazer a Globo mudar de idéia é a mesma coisa de uma mulher feia dizer que os tarados vivem correndo atrás dela, …!!!

    Agora, se houvesse uma manifestação para valer, com toda a região reivindicando, comprometida com a causa, com cerca de, no mínimo, 100.000 pessoas nas ruas, unidas num evento histórico, com representantes de todos os municípios do sul da Bahia, aí sim, iria ter repercussão, sendo que eles – a Globo – iriam se interessar na hora, …!!!

    Na verdade, o que falta é uma mobilização de verdade, é a região comprar a briga mesmo, abraçar a causa, …!!!

    Da Redação: É, Serginho, nos espantamos com o seu argumento e com a afirmação de que a passeata foi “pífia”. Querer 100 mil nas ruas numa cidade como Ilhéus, é dose. Tá baixando o nível companheiro.

  2. eu gstei da materia e atitude da Globo, colocou ambas as partes com pontos de vistas diferentes, achei q a emissora passou uma imagem de imparcialidade.

  3. “Seu Pimenta”e “A Região”tomaram as dores deste projeto de desmatamento descontrolado da Mata Atlântica. Qual o real interesse de vocês? Você não estão muito próximo do Governo estadual não? Perguntar não ofende…
    Estou com a Globo e Natura.
    Ah, publiquem, por favor, esta informação, não se utilizem da mesma “mordaça” que tanto criticam.
    Obrigado.

  4. Eu não sei por que ainda aqui nesse pais tem gente com esse mentalidade.
    Pessoas que defedem uma rede de tv e milhares que deixa essa globo ter uma grande influencia a ponto de ter uma apnião que causa um impcto muito grande num progeto do governo.
    Gente pare de dar bola a essa GLOBO………….

  5. que ambas as partes? O Sr.Rui do Floresta Viva,a Globo sempre acha para entrevistar,concidência?? para defender o projeto, apenas o presidente do CDL de Ilhéus, que apesar da boa vontade, não é a pessoa mais indicada para tecer comentários mais aprofundados sobre o assunto. por que nunca procurou um preposto do governo do Estado ou do municipio de Ilhéus para falar com mais propriedade sobre o projeto??? Rede Globo plim! plim!

  6. Este tal de Sergio Oliveira, se é que é o nome dele mesmo, passa a imagem de um contrariado, infeliz, esta sempre se opondo a tudo e a todos, principalmente quando se trata de projetos idealizados pela esquerda.Pare com isso rapaz, vá namorar, vá ser feliz, olhe po coração. Onde vc estava que não foi a caminhada! Sempre reclama mais nada faz para mudar a realidade.
    Abraços

    Gustavo Silva

  7. Estou me perguntando o que a rede globo fez por Ilhéus e até agora não encontrei resposta. Acredito que os clientes de Ilhéus são poucos e pequenos, a natura é uma clinete BEM MAIOR e mais importante… por isso merece espaço maior na emissora.
    Não tem problema, o povo está gritando e seus brados já chegaram em Brasília, no Ibama, no Ministério do Meio Ambiente, na Presidência, no Governo do Estado.
    Tenho fé no povo e muita fé em Deus.

  8. Esse Sérgio é realmente ridículo e deve mesmo (concordo com os outros comentários) encontrar-se em estado de senilidade aguda.

    Não reconhecer que após a repercussão (negativa) aqui na região a Globo recuou, é um absurdo!

    Acorda Serginho ou então volta para os pampas gaúchos, tchê!

    Vai viver com os “civilizados” e “conscientes políticos” eleitores de Yêda Crúzius.

  9. Concordo com vc, Gustavo.esse cidadão é amargo demais.
    Um frustrado de quinta categoria. no mínimo pediu emprego a alguém do governo e ficou a ver navios…bem feito!
    Vá namorar e ser feliz, meu filho!!

  10. Assim como a ReDe GloBo fez, a imprensa de itabuna e ilhéus deveriam fazer(não agravando a todos). Falar ao povo os dois lados.
    Só se fala no desenvolvimento. Ele está baseado só na mineradora?
    A região só vai crescer se a mineradora do pó de ferro vier?
    Se o pó de ferro não vier vamos morrer de fome?
    Que tipo de empresa vai se agregar a do minério de ferro?
    450 EMPREGOS VAO RESOLVER OS DESEMPREGADOS DE ILHÉUS E REGIÃO?

    Vez por outra ouvia um determinado programa matinal (fm)e o seu radialista só falta chegar ao orgasmo quando fala da Mineradora.
    Meio que decepcionado andava falando;
    A globo nao falou, a globo não falou!

    agora a globo falou, por que ele tambem não fala?
    Tipo: Haverá alterações na linha de maré igualmente acontece na orla de ilhéus(centro) e no litoral norte-são domingos.

    pedro

  11. Algumas correções:
    1-O Sr. Rui Rocha não é mais Floreta Viva. Ele se vendeu ao todo bom (para eles) Guilherme natura.
    2- Marcelo foi colocado no ar por ter sido o mais educado nos comentarios e opiniões sobre o complexo.
    3- O Sr. Sergio Oliveira que usa o nome de um cidadão de bem de Ilhéus e que não é depressivo nem rancoroso como o em questão. Acho que este elemento deveria procurar uma maneira de se tratar.
    4- A rede GLOBO não tem investimentos em Ilhéus e sim em Itacare onde tem uma suntuosa mansão em Vilas de São Jose.
    Porreta

  12. Prezado Sérgio,
    Durante a ditadura militar, ficou famosa a “passeata dos 100 mil”, em protesto pela morte do estudante Edson Luis, no Rio de Janeiro. Se 100.000 é contingente de passeata histórica no Rio, o senhor quer que metade da população de Ilhéus (contando velhos, crianças, etc) vá às ruas para que lhe pareça uma manifestação importante? Isso que o senhor quer é uma revolução!

  13. Independente da questão do Porto, acho decepcionante a proposta do ambientalista, Sr. Rui Rocha, de que deveríamos nos limitar, em termos de atividade econômica, a cacau, chocolate, turismo e pesca. São e serão sempre setores importantes, e que devem ser melhorados e farão parte de nosso futuro, mas que jamais serão suficientes para o pleno desenvolvimento econômico e social de toda uma população como a do sul da Bahia. É pensar muito pequeno. Nenhuma atividade (nem as listadas) tem impacto zero sobre o meio-ambiente. Há que se controlar impactos, não as opções do futuro das pessoas.

  14. Quem for à Internet, procurar no Google o documento cujo título é:

    “Farms here, forests there”, mesmo que façam um esforço extra para conseguir ler em inglês, vai entender de onde vem grande parte do movimento ecologista, e conservacionista, aqui no país, …!!!

    Leiam e formem suas próprias opiniões, …!!!

    Até o Sr. Gesil, que eu considero uma pessoa preparada, bem formada e inteligente, ficou num comentáriozinho bobo, reduzindo a importância do projeto apenas à população de Ilhéus, …!!!

    Pensei que o projeto do porto, ferrovia e aeroporto fosse importante para toda a nossa região, …!!!

    Por isso que eu mencionei as tais 100.000 pessoas na passeata, …!!!

    O problema do povo daqui, mesmo os que tiveram oportunidade de estudar e conhecer o exterior, é pensar pequeno, …!!!

    Novamente eu repito: É por isso que as coisas não vêm para cá, …!!!

    Talvez o Gesil tenha escrito o que ele escreveu, pois o meu comentário mis recente ainda está em moderação, mesmo havendo vários outros após ele, …!!!

    É o resultado da “boa vontade” de alguns, …!!!

    Vai ser difícil esta região ir à frente, com tanta gente pensando pequeno, e o pior é que é gente nova, com uma mentalidade tão retrógrada, tão medíocre, tão refratária, …!!!

    Pobres autóctones capicongos, …!!!

  15. Ow, pega o Aurélio aí.
    Seu Sérgio, o uso de expressões tão arcaicas e formais, só mostra que seus comentários são ultrapassados e furados, sendo necessários usos de um português inadequado para posicionar-se. Quem sabe o que fala e detém o conhecimento da matéria fala simples e diretamente, não fica vomitando “idéias” e se é direto em seus argumentos. Só me lembro de uns políticos, que rodam, rodam, rodam, e não dizem nada.

  16. senhores e senhoras,
    ando preocupado com o que está acontecendo em torno de quem e contra e quem é a favor à instalação do Complexo Intermodal. O que tenho lido, visto e ouvido são pessoas se digladiando nas ruas, na internet e noutros meios, como se a discordância levasse necessariamente à intolerância, à eliminação do que tem pensamento e opinião diferente da que se tem. Certo mesmo é que todas as pessoas -contrárias favoráveis – precisam se apropriar de algumas informações básicas para, após isto, partirem para o debate – respeitável, amistoso, cordial e cidadão – em torno de concepções, de pensamentos e de convicções. E para tanto se faz necessário – no mínimo, dar uma lida no EIA, no RIMA, no reatório da COOPE e no texto do MPF.

  17. Taí Sergio. Até que enfim eu concordo com você.
    O Gesil, que reputo um cara inteligente e preparado, perdeu uma grande oportunidade de ficar calado.

    Ilhéense

  18. Prezado Sr. Sérgio,
    Agradeço pela deferência, mas 100.000 pessoas são aproximadamente metade da população de Ilhéus e são aproximadamente 1/8 da população da região “cacaueira”.
    Sejam quais forem os parâmetros, inclusive comparação com eventos outros ou tendências históricas, 10.000 pessoas em uma passeata é bastante mais do que “meia dúzia de gatos pingados”.
    Também, provavelmente, não havia ali apenas pessoas de Ilhéus, embora naturalmente deva ser a grande maioria. Nem sei de onde tiraste a ideia de que meu comentário excluía a importância deste projeto para o restante da região, até porque eu também não moro em Ilhéus.
    Se estas pessoas estavam suficientemente informadas ou se a opinião delas é ou não a mais acertada, isso é outra questão, mas não se deve minimizar nem desmerecer esta participação.
    Sugiro mais temperança e respeito.

  19. Eu como cidadão ilheense com muito orgulho, acho que este Sr. Rui Rocha e todos os outros que estão envolvidos com essas ONGs, que na maioria delas são internacionais e muitas conforme mostra a imprenssa nacional, só fazem lavagem de dinheiro em nosso país, com certeza deve estar ganhando por fora desses gringos, não só ele, mais como eu vir na Tv Santa Cruz esse dia, a Socorro também de outra ONG que e não lembro o nome e outros mais. Na verdade, são essas pessoas que nem sei se são cidadão de Ilhéus, que fazem com que a nossa cidade fique cada vez mais para trás, como Itabuna, Vitoria da Conquista que já superou Ilhéus em quase tudo, daqui uns dias será Eunapolis, Teixeira e outra mais. Gente, vamos brigar com todas as nossas forças, para não deixar que o Porto sai daqui, se querem preservar mata, vão para Amazonas, que a cada dia, desmatam mais de 100 campos de futebol, esse povo não quer o bem de Ilhéus e sim, ganhar por fora, como testa de ferro de pessoas e empresas oportunistas, como o Guilherme Leal da Natura e outros mais, precisamos fazer mais passeatas e nunca baixar a cabeça.

    Atenciosamente,

    Alfredo Esocbar

  20. É lamentavél a atitude de pessoas que estão contra a construção do Porto Sul. Certamente elas já estão com seus futuros garantidos e também com uma otima garantia para suas futuras gerações.
    Em uma obra tão grande, é impossivel que não haja impactos ambientais, porém os estudos mostram que maiores impactos seriam causados em outros locais.
    Não duvido que essas pessoas contrarias ao projeto sejam as mesmas que influenciaram a saída da petrobrás de Ilhéus, a perda da escoação da Soja do porto da malhado para o porto de Aratu ( o que favoreceu uma certa classe política) e que possivelmente trouxeram a vassoura de bruxa de forma criminosa para nossa região.
    DEIXEM ILHÉUS CRESCER!!!!

    Hj a mesma mídia que condena a instalaçao do complexo intermodal em Ilhéus foi grandemente favorecida com a contrução da rodovia Ilhéus-Itacaré, será que se não houvesse interesses maiores a rodovia teria saido?

    Vamos deixar de olhar nosso próprio umbigo e olhar para as pessoas ao nosso redor, até mesmo para os mais proximos, na~regerteneremos os nossos.

  21. A velha desculpa da tal “destruição ambiental” não cola mais. Todo empreendimento necessariamente causará impactos ambientais na região onde será implementado, aí a questão não é SE haverá mudanças no ambiente, mas COMO lidar com elas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *