Tempo de leitura: < 1 minuto

O Pimenta recebeu dezenas de e-mails e telefonemas de ilheenses revoltados com o cenário de destruição na praça Ruy Barbosa, no centro de Ilhéus. Muitos reclamam que as árvores derrubadas pela prefeitura eram quase centenárias e algumas poderiam ser preservadas sem prejuízo para residências e redes de água e esgoto. A assessoria de comunicação diz que, no lugar, serão plantadas mudas de ipê. Na foto acima, busto do jurista que dá nome à praça. Ruy Barbosa ‘assistiu’ a tudo.

23 respostas

  1. Não acredito que fizeram isso com uma das praças mais chrmosas de Ilhéus, uma brutalidade, estão cortando árvores em todos os bairros. Não sei o que é pior, isso ou o aumento de salário proposto pelo prefeito de Itabuna ao funcionalismo.

  2. Acho isso revoltante. . . essas arvores faziam se não eram centenarias eram de uma beleza unica. Lembro de nos anos 80 quando estudava no Colegio N S da Vitoria brincar nessas arvores junto com outros colegas. triste noticia

  3. Pimenta na Muqueca,

    Esta deve ser mais uma tresloucada ação do tresloucado Sr.Carlos Freitas, Secretário-Modelo do Prefeito Newton Lima.
    Outras virão. Aguardem.

    Ilhéense

  4. Que absurdo o que êsse rapaz está fazendo com Ilhéus, será que ficaremos de braços cruzados novamente ? Eles vieram pra acabar com Ilhéus, cadê o povo que quer embargar a ferrovia ? os ambientalistas ? ou será prq nenhum “gringo” tem algum bem naquela praça ?
    Vinícius

  5. nao é bem assim, as raizes dessas arvores ja haviam praticamente retirado o piso de pedras portuguesas.
    Acredito tbm que com uma ventania acima do normal poderia contribuir para um desastre maior.
    Espero que haja o bom senso em fazer uma pracinha para criancas de 0 a 4 anos e que as arvores sejam de menor porte para nao oferecer risco no futuro, ja que as atuais poderiam causar a qualquer momento um desastre de grandes proporcoes.

    Acredito que a PMI se antecipou na retirada dessas arvores.
    Espero que no lugar venha a ser reconstruido um parque agradavel e seguro.

  6. loucura seria deixar as arvores no estado que se encontravam. Um risco maior a vida das pessoas e dos veiculos que circulam naquela area.
    Agora o que farao, isso gostaria de saber se existe um projeto definido para o local e desde ja peco a prefitura que a comunidade seja consultada, isso sim!!!

  7. Vamos ser coerente nas criticas. As arvores precisavam ser cortadas pois estavam prejudicandos, nao so os passeios, como as residencias existentes em sua volta. Alias essa nao é a primeira derrubada de arvores nesta area, pois ha muito tempo atras existia uns grandes Pinheiro, eu quando criança tirava cera dessas arvores para brincar, foram tambem derrubadas pois ameaçava as residencias e estes Pinheiros foram substituidos pelos atuais. Agora nao sei se esta substituição era a arvore mais indicada. Agora devemos nos preocupar com a substituição e procurar setor competente para plantar as novas arvoes. A Ceplac tem pessoal competente para isto.

    Eduardo Carvalho

  8. ISTO É SEM DUVIDA ALGUMA UM CRIME A HISTORIS DE ILHÉUS.
    JÁ NÃO BASTAVA A DESTRUIÇÃO TOTAL DOS VELHOS MARINHEIROS, PARTE DO NOSSO PASSADO QUE VALDERICO ACABOU.
    PERGUNTO: O MINISTERIO PUBLICO ESTÁ VENDO ESTAS COISAS

  9. antes de criticar, procurem se informar….sou morador da praça Ruy Barbosa e a iniciativa não foi da prefeitura, e sim de nós, próprios moradores da praça, pois as raízes dessas árvores estavam invadindo e destruindo os quintais e os passeios de nossas casas e da própria praça….basta olharem nosso abaixo-assinado contendo assinaturas de todos os moradores, sem uma única exceção….não sou puxa-saco e muito menos votei no prefeito, mas o que aconteceu na praça não se trata de devastação, e sim de preservação dos nossos imóveis…

  10. Parabéns ao prefeito Newton Lima. As arvores estavam acabando com os imoveis, a rua ” Calçamento” e a propria praça. Só é alguém passar pela praça que vai ver o tamanho da raiz. Só os moradores e quem passava pelo local pode falar se tá bom ou ruim, pois os cortes também deu uma melhorada na iluminação. Outra coisa, a cidade tá limpa, não vemos ninguém comentar. Só comentam quando é para fazer criticas.

    Rodeia a cidade toda de carro no sabado, a cidade tá um brinco. Parabéns Carlos Freitas !

  11. Minha gente,foram os próprios moradores que fizeram um abaixo assinado pedindo a derrubada das arvores pq estavam prejudicando não só as casas como os passeios…
    Serão plantadas novas mudas de árvores que não darão prejuizos e sim ornamentarão e darão sombras!!!
    Vcs antes de caluniar as pessoas e apontar o dedo infame,deveriam ao menos se informar por tal coisa e verificar o trabalho que está sendo feito pela prefeitura.
    E quanto ao secretário,não acho que ele seja um tranloucado não!sei que ele é uma pessoa batalhadora e faz um excelente trabalho com muita competencia sim
    Chega de ficar apontando o dedo e faça uma boa ação:Ao invés de ficar caluniando,repasse informação certa !

    Da Redação: “Licinha”, não há calúnia do blog. O município explica o que motivou a ação. Mas achamos interessante a sua defesa do secretário. Abraços,

  12. POR ONDE ANDAM OS AMBIENTALISTAS QUE ESTÃO ATRÁS DE PREJUDICAR O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO, BARRANDO O PORTO SUL, ELES NÃO ESTÃO VENDO AS ARVORES SENDO ARRANCADAS NO CENTRO DA CIDADE?

  13. Ambientalistas não precisam ser pagos. Cada um de nós deveríamos ser ambientalistas em potencial, procurando compreender que o modelo de desenvolvimento que se pretende, não corresponde ao desenvolvimento que precisamos. Se legisladores, governantes e sociedade de modo geral tivessem ouvido as advertências de José Bonifácio de Andrada e Silva, – o patriarca da Independência, 1822 -; de Rachel Carson – 1964; do Relatório Brundtland – 1987 -; de Frtjof Capra – anos 90 -, e de muitos outros, teríamos construído um formato de desenvolvimento a partir de atitudes de conservação da vida, não de destruíção. Não temos que ser fanáticos, mas construtores de uma visão futurista, em favor de nós mesmos…

  14. Mais um absurdo ambiental!
    Ilhéus caminha na direção contrária de todas as cidades do mundo.
    Enquanto o mundo está cada vez mais arborizando os espaços urbanos, nós ainda vemos casos como estes.
    Sem as árvores, a tendência da temperatura é aumentar cada vez mais, até para os próprios moradores da praça sofrerão ainda mais com o calor naquele local.
    Uma pena!

  15. AQUI UMA LOJA SITUADA NA AV. JUTHAY MAGALHÃES FEZ A MESMA COISA, E COM APOIO DA PMI, SETRAN E CORPO DE BOMBEIROS (ANTIGA BURITY) OU É BURITY MESMO, É INACREDITÁVEL VER TANTOS ORGÃOS DO GOVERNO JUNTOS PARA DERRUBAR ÁRVORES, NA AV. DO CANAL A MESMA COISA, CADÊ O “IBAMA”, DEVERIA REPLANTAR OUTRAS. TEM UM DONO DE HOTEL EM ITABUNA QUE TB ANDOU MATANDO UMA ARVORE QUE FICAVA NA FRENTE DO HOTEL. ” SE LIGA IBAMA OU VCS TÃO COM SÁLARIOS ATRASADOS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *