Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento), Abelardo Oliveira, voltou a pedir que a Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) devolva os equipamentos pertencentes à primeira e utilizados pela segunda há mais de 20 anos, graças a um contrato de comodato.

O contrato, que venceu em setembro do ano passado, prevê que, ao seu final, a Emasa deveria devolver os equipamentos da Embasa ou pagar o preço correspondente. A empresa municipal não fez nem uma coisa nem outra e, segundo Oliveira, o patrimônio foi avaliado em R$ 37 milhões há nove meses.

O presidente tratou do assunto na manhã desta quarta-feira, 16, durante entrevista ao programa “Bom Dia Bahia”, comandado por Ederivaldo Benedito na Rádio Nacional de Itabuna. Segundo Oliveira, a Embasa tenta resolver a questão politicamente, pois uma ação judicial poderia comprometer a captação de recursos para investir na melhoria do abastecimento e na realização de obras de saneamento no município.

A complicada situação financeira da Emasa foi enfatizada pelo gestor da Embasa, ao observar que, enquanto a empresa municipal sofre com a impossibilidade de obter financiamentos, a estadual vai bem, já tendo obtido mais de R$ 1 bilhão somente em recursos oriundos do FGTS e do FAT.

“Temos interesse de investir em Itabuna, o que precisa é o município tomar uma decisão”, declarou Oliveira.

11 respostas

  1. A prefeitura tem que entender que ela não tem capacidade para gerir a cidade sozinha.. “prefeitura minima” é necessário.. Devolvendo a EMASA para a EMBASA, acabam-se os problemas com a captação de agua em itabuna e tb o cabide empregos..

    Tem q questão do Aeroporto também que pode ser resolvida simplesmente com a devolução para o DERBA..
    Agora a prefeitura fica com esta paixão pela coisa publica e deixa a cidade travada..

    Se não houver nenhuma empresa municipal para a prefeitura “se preocupar”, esta poderia reunir suas forças em uma empresa municipal de coleta de lixo visando baratear o custo deste serviço..

  2. que novela isso viu… agora o Governador que tirar isso da nossa cidade? eu não acredito nisso não, querem mesmo derrubar o Prefeito Azevedo, mais sem problemas, isso ai fortalece o candidato…

    detalhe: 20 anos, isso mostra que quem manda é o Governadr… vamos recapitular.

    * 20 anos tem que Pedinha e Cuma vinham dominando a capital do planea cacau.
    * sendo assim, houve ai um pode entre Lula Presidente, PFL no estado.
    * Agora é o Senhor Jaques Wagner com medo do Azevedo apoiar Paulo Souto (o que tudo indica que isso aconteça), o barba branca ta louco e querendo derrubar azevedinho de qualquer jeito…

    Especulações de grandes redatores da A Região me informou que Paulo Souto cresceu novamente nas pesquisas, e que Marcel Leal entrou em contato com o Pedinha para falar com barba branca a prejudicar o Azevedo!!!

    essa turma não para! (assim não ganha não viu)

  3. Itabuna precisa voltar a se desenvolver, e o saneamento é um dos principais pilares de sustentação deste almejado e necessário desenvolvimento. Já está comprovado que o governo municipal não tem condições de viabilizar recursos para tanto, então só há duas saídas, a primeira, já tentada pelo prefeito Fernando Gomes, seria a privatização, neste caso pagaríamos tarifas elevadíssimas e pior, de poucas garantias de investimento. A segunda opção é a transferência dos sistemas de água e esgoto para a Embasa, pois esta empresa tem condições de realizar os investimentos necessários sem necessidade de aumento das tarifas. Neste aspecto, atualmente as tarifas cobradas pela Emasa são muito superiores àquelas cobradas pela Embasa.
    Falamos tanto em salvar o rio Cachoeira,observem a sua atual condição, é esgoto puro. Pois bem, esta necessidade passa por desatar este nó, já não podemos esperar mais, os governantes têm que ter responsabilidade e parar de ficar postergando a solução
    de um problema de tamanha magnitude.

  4. Não deixam o estado trabalhar porque tem medo deste arrumar esse problema de água que se arrasta a várias décadas. E logicamente o maior entrave é que EMASA é um grande cabide de emprego como o amigo falou mais acima. É uma vergonha atrás de outra esse governeco municipal que nunca faz nada. O azar dele é que agora temos um governo estadual atuante e se Deus quiser vai mudar isso.

    Quanto a alguns comentários é cada uma que leio viu. rsrs

    Paulo Preso cresceu novamente? Engraçado que então tá sempre crescendo mas nunca toma a frente. Puts. kk

  5. Aqui na cidade bem vizinha, em Ilhéus as coisas vão bem(PÉSSIMO) ficam aí dizendo que tá tudo bom, então vem pra cá sofrer junto conosco. O que o governador quer mesmo, o que as pessoas vão ser enganadas, é quando as faturas vier com cobranças irregulares os consumidores ter a maior dificuldade para resolver, nós é que sabemos.

  6. Eu senti a cueldade do carlismo, um colega da emasa morreu soterrado voçes viram é um fato,e o Azevedo vio de camarote o nosso sofrimento, entroca demitio sete concursados que brigam jontos com ¨SINDAE¨ o legitemo sindicato nosso.

  7. Emasa foi uma idéia que um porqueira teve apenas para criar um local onde pudesse colocar os outros porqueiras que apoiaram ele e claro gerir um orçamento a seu favor.
    De inicio funcionou porque na época o porqueira pensava tão pequeno, que não previa que itabuna ia ficar sufocada por conta do crescimento populacional e essa empresa não ia ter capacidade econômica para investir nisso e nem gente capacitada para tocar esses projetos, porque nao passa de um cabide de empregos para os apadrinhados.
    O Resultado é essa crise de abastecimento de água que faz com que empresas nao queiram se instalar aqui, e a populaçao carente, que coincidentemente é quem elege os porqueiras, sofra horrores com a falta de água.
    Agora a embasa vem aqui e diz que tem dinheiro para resolver o problema e quer resolver, e os porqueiras atuais nao querem porque vão acabar com a mesma idéia que o porqueira do passado teve.
    Agora o pior de tudo é que: camara de vereadores, ministério público,associação comercial, sindicatos e associaçoes que deveriam defender os direitos do cidadão, ficam calados e não cumprem seu papel.
    É minha gente, tamos de mal a pior em todas as esferas.

  8. O governo do estado tem que liberar é a verba da barragem q ele prometeu no alerta total, aí o problema de água acaba. ja p a EMBASA, Itabuna não tem q pagar é nada. Pois durante muitos anos Itabuna abasteceu Buerarema sem ganhar um real se quer, por causa da Embasa.

  9. Vcs pobres espectadores!!! deveriam observar e tentar enxergar de fato as reais intençães destes, que dizem ser capazes de resolver facilmento o problema de água aqui em Itabuna, então governadorzinho!!! primeiro, o Sr. ´tem conhecimento da tragedia que vcs estão provocando jogando todo o esgoto na praia da concha em Itacaré? e em Salobrinho? e em Banco da Vitoria? e em Vitoria da Conquista que ficol quase 2 meses sem água ano passado??????
    Então velho já que este sera seu ultimo mandato faz alguma coisa pelo povo que te elegeu. Aaaaaa e quanto aos demitidos!!! se tivesem trabalhando! mas não deixaram de trabalhar para fazer BADERNA, ENTÃO tomo vc o exemplo e faz o mesmo na empresa que vc trab. mane, agora esta ai sem emprego sem salario se rastejando pedindo os politicos um trocadinho como ajuda.

  10. tem muito safado ai mandando ums postes. disendo que querem derrubar a o cpaitao azevedinho mas td mundo sabe que isso e mentira,
    a verdade e que o prefeito e nem o municipio de itabuna tem condiçoess cuidar de um sistema de agua e esgoto.pois esta ai a prova olha a nossa situaçao de agua e de saneamento em nossa cidade……ai vem um pau mandado desses que deve ser um funcionario puxa saco da emasa que deve ta com um carguiho la falando que queren derrubar azevedinho..pohha nenhuma vei..
    tem que entregar logo isso pra embasa pelo bem do nosso municipio

  11. nao sei pq esse povo da “emasa” tem tanto medo do pt entrar aqui se um governador ele fala mal…a esqueci e pq se entrar o pt esses caras nao vao ter como roubar mais…..

    nao e g20 e puxas sacos de plantao

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *