Tempo de leitura: 2 minutos
Pinheiro: críticas à postura da rede Globo.

Ex-secretário de Planejamento do Governo Wagner e pré-candidato ao Senado Federal, o petista Walter Pinheiro colocou sob a sua mira a rede Globo.

O deputado federal não digeriu bem a cobertura da emissora na polêmica sobre o projeto e vê a televisão dos Marinho contra o Porto Sul.

Ao Pimenta, numa entrevista ao repórter Fábio Roberto, o deputado federal disse não entender a posição da principal rede de tevê do País. “Acho estranho que uma emissora que tanto clama por infraestrutura se coloque contra o Porto Sul”.

Ainda na linha das alfinetadas, encara com estranheza a ação da emissora. “E por que o Porto Sul? Por que a Globo virou tanto as suas baterias contra o projeto? No mínimo, é estranho. Espero que eles façam uma reflexão correta e parem de prejudicar a Bahia”.

A rede Globo tem sido bastante criticada desde quando fez duas reportagens desfavoráveis ao Complexo Porto Sul, que prevê investimentos de R$ 8 bilhões no sul da Bahia e numa área que se estende até o estado do Tocantins.

O porto, enfatiza Pinheiro, será importante para o desenvolvimento regional e para a construção de ferrovia que interligará regiões do país. “Não se retoma a economia sem investir em infraestrutura”.

Para fechar a “sequência”, o mais poderoso grupo de comunicações do País deixou de cobrir a passeata que reuniu cerca de 10 mil pessoas favoráveis ao projeto em Ilhéus, mas exibiu reportagem de uma mobilização de 200 pessoas contrárias ao complexo intermodal e matéria da entrega de assinaturas anti-Porto Sul à ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente. Juntando as pontas (ops!), sentiu-se cheiro de traição na “parada”.

17 respostas

  1. Quem quiser que acredite em conversa de político, …!!!

    O que importa, mesmo, são os critérios técnicos. Por isso, pergunta-se:

    1 – Onde estão os laudos técnicos de impacto ambiental, …?!?!?!

    2 – Que Instituição – ou Instituições – o fez – ou fizeram, …?!?!?!

    3 – Quais Instituições avaliaram – periciaram – os referidos laudos, …?!?!?!

    4 – Houve unanimidade na aprovação, houve ressalvas, restrições, recomendações, ou coisa que o valha, …?!?!?!

    5 – Quem teve acesso a esses documentos (os políticos, a Globo, o pessoal do Pimenta, os que são contrários ao projeto, os que são favoráveis) …?!?!?!

    6 – Onde estão esses documentos oficiais? Eles podem ser publicados, ou não? Se sim – ou não – porque, …?!?!?!

    Isto vale muito mais que conversa de político, principalmente em época de eleições, …!!!

    De lado a lado, o que há é muito “achômetro”, muita “paixão”, muita “opinião sem fundamento”, muito “tiro no escuro”, …!!!

    Contra fatos não há argumentos, …!!!

    Se não vai causar impacto que REALMENTE comprometa o local, o ecossistema, não há porque não fazer o projeto, não realizar as obras, ..!!!

    Agora, o negócio é antes, porque depois não há mais jeito, …!!!

    Aproveitem a oportunidade, entrem no Google, busquem e leiam o seguinte documento: “Farms here, forests there”. É importante na hora de formar opinião com algum fundamento (mesmo para os menos preparados, vale a pena fazer um esforço extra, já que o referido documento consiste em pouco mais de 50 páginas, e está escrito em inglês), …!!!

  2. a Globo sempre foi defensora de interesses escusos. Sempre esteve contra o povo brasileiro nos momentos em que o país se mobilizava em nome da redemocratização. Nascida sob a ditadura militar, com as bençãos dos generais testas de ferro, ela tentou esconder o movimento pelas diretas já, quando toda a nação clamava pelas diretas.

    É Preciso que alguém mostre à Globo que ela detém uma concessão pública e não pode continuar manipulando fatos em nome de interesses duvidosos e retrórgados. Ela só é dona dos equipamentos e dos cérebros dos jornalistas vassalos que lhes prestam serviços.

  3. o deputado deveria usar os meios de comunicacao que dispoe (jornais e tvs da capital, tribuna do congresso , comissao de meio ambiente) e denunciar publicamente, e nao usar um blog regional para criticar a rede globo, como quem tem tem medo ,boi sabe onde arromba a cerca, a falta de capacidade do governo e o uso exclusivamente eleitoreiro da obra ,ate agora o edital que lula/dilma assinou em ilheus ja foi modificado tres vezes e nao tem mais data para a realizacao da licitacao do projeto executivo, primeira etapa de uma obra.Acorda povo da regiao, mentira tem perna curta e ja ja saberemos a verdade dessas obras virtuais do pt.

    Da Redação: Visão mais provinciana a sua “Jorge”. Quer dizer, então, que posicionamentos desse tipo só devem ser externados em “grandes veículos”? Não podemos ser culpados, aliás, de termosa a nossa própria pauta.

  4. Não se trata de alguém querer prejudicar Ilhéus e Região ou até mesmo a Bahia.
    A população de Ilhéus e Região é que deve acordar e se posicionar
    totalmente favorável à exucução do projeto executivo Porto Sul que só trará benefícios.
    É muito fácil culpar a imprensa ou qualquer político o difícil é
    entender a importancia fundamental que o projeto trará para a nossa
    cidade e nossa região.
    Ilheense na defesa do Porto Sul.
    Estrela.

  5. Eu não sei por que se dar bola a GLOBO deixa essa emissora de lado HETA POVINHO QUE GOSTA DE COLOCAR ESSA emissorasinha de merda lá em cima

  6. Lá vem o PT de novo com sua mania de perseguição. Eles fazem as maracutaias (aliás, são excelentes nisso) e agora querem culpar a Globo. É fácil bater na Globo, né? Todo mundo faz… Difícil é fazer um projeto decente, com estudos de viabilidade e de impacto ambiental. Não é a Globo que está contra o Porto Sul, é o Ministério Público, porque sabe que quem vai se beneficiar disso não é a população…

  7. Sensato o comentário de Sérgio Oliveira. Acredito que não há na região quem seja contra investimentos federais na ordem de 8 bilhões. Mas porque a realização de um porto e malha ferroviária que pode destruir o principal tesouro da região que é a diversidade do ecosistema? De antemão não creio ser essa a alternativa para o desenvolvimento regional. Walter Pinheiro é um ridículo ao colocar a Globo como inimiga da região… Porque justo com a gente? Não estamos com essa bola toda… Os comentários de Jorge e Ricardo Seixas reiteram a lógica do político, pois um propõe o enfrentamento à temível Rede Globo e qualifica a palhaçada do político como encenação petista e outro propõe uma solução bolivariana para punir a inimiga dos interesses do Estado Brasileiro. A principal pobreza da região é a pobreza intelectual, essa é realmente lamentável.

  8. Complementando as informações de Jorge, o radical Walter Pinheiro esconde que quem esta por trás das “vantagens”da grandiosa obra é João Carlos Cavalcante o JC, o poderoso financiador da campanha de Jaques Wagner.

  9. estou gostando do embate!!

    A grande questao: “ser ou nao ser”?

    é uma obra eleitoreira ou nao?

    existe recursos suficientes-publicos e privados?

    sds

  10. Não acredito em movimento contra o Porto Sul, o que acontece é que existem políticos que procuram se valorizar, principalmente em épocas eleitorais, criando inimigos para os grandes PROJETOS que irão beneficiar o Estado da Bahia, para ganhar espaços na Mídia ao se apresntarem como DESTEMIDOS HERÓIS, perante a opinião pública. Querem na verdade é desviar a atenção pelo que não fizeram pela recupeação da região. Não vejo nenhum deles falando do CRIME DE USURA dos Bancos, que é REAL e não imaginária, no caso dos débitos agrícolas, nem condenando o Governo da UNIÃO, por tranformar esses débitos agrícolas irregulares, ilegais e imorais em DÉBITOS FISCAIS, num flagrante desrespeito à tudo que é sério e correto.

  11. Voces conhecem algum ambientalista que, em pról da causa tenham deixado de usar os transportes, aéreo e rodoviário, agentes altamente poluidores do meio ambiente? O que temos a fazer é colaborar com o governo e a iniciativa privada para que incentivem os nossos cientistas e pesquisadores a descobrirem combustíveis menos poluentes. Nada de ficar contra o progresso econômico e responsável e que respeitará todas as normas ambientais, que é a implantação do
    COMPLEXO INTERMODAL.

  12. Êta povinho que gosta de repetir coisas que lê na imprensa oligárquica. Idiotas agora decoraram o termo bolivariano e saem aplicando a tudo que se opõe ao que eles estão acostumados a louvar. Papagaio é uma espécie engraçada, mas perigosa. Pesrigosa porque repete o que os donos dizem.

    Aprenda a pensar com seu próprio cérebro, e deixe de viver ao léo, tonto.

  13. Tapar o sol com uma peneira – Portosul-já+ – Porto sulja – Portosujáera – portosulnuncateve nemterá
    Agradeçam a globo pela divulgação gratuita da bahia e da região.Se querem aparecer por questões políticas tudo bem, mas falar asneiras desse tipo é ser muito , sei lá o que…
    A globo mostrou o movimento da lagoa primeiro, porque primeiro é que está na posição verdadeira de defender a nossa região, esse negocio de minerio de ferro só vai beneficiar os de fora. O movimento Pró porto foi mostrado depois por que foi copiado.
    Agora peço que sigam o exemplo da globo e mostrem os dois lados, nao mostrem só os EMPREGOS(160)E a frase mais conhecida ultimamente.
    DESNVOLVIMENTO DA REGIÃO….BALELA

    PEDRO

  14. Criar o porto sul uma das aletrnativas para salvar o sul baiano, tem já passa a contar com índices de desenvolvimento inferior ao semi-árido baiano, região de extrema miseria.
    Muitos são contra o porto em especial os DEMOcratas baianos, visto que, a família Magalhães és detentora de grandes lotes no Porto de Aratu, onde alguns são alugados para Ford e o Moinho Dias Branco da farinha de Trigo Dona Benta.
    Meu povo ser contra deve ter um motivo, maior do que ser a favor.

  15. Eu não sei porquê todo esse questionamento estéril sobre o Porto Sul, quando o IBAMA e o MP estão atentos e lépidos para, diante de qualquer irregularidade, exercerem suas autoridades. O que me parece mais inusitado é essa torcida das viúvas do carlismo para que a obra não saia e Paulo Souto,por extensão, se beneficie desse embargo.

  16. fernando simões, ô doido, JC Cavalcanti é filiado ao PMDB e foi cotado inclusive para a chapa de GEDDEL. Como que ele é o financiador da campanha do governador?

    Onde é mesmo a casa do SR IRINEU MARINHO? Dizem que foi construída em área proibida, verdade? Ouvi que em uma área de FALESIAS foi colocada uma varanda com madeira nativa!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *