Tempo de leitura: < 1 minuto
Rio Cachoeira virou repositório de dejetos

Enquanto em Itabuna a Emasa assassina o Rio Cachoeira, que recebe quase 100% dos esgotos residenciais e industriais – “in natura” -, em Itacaré a Embasa acaba de investir cerca de R$ 7,6 milhões em um moderno sistema de saneamento. São 12 mil metros de rede coletora, seis estações elevatórias, uma estação de tratamento e um emissário de 34 metros.

Segundo o gerente da unidade regional da Embasa em Itabuna, Cláudio Fontes, a estação de tratamento implantada em Itacaré emprega tecnologia de primeiro mundo, com uso de equipamento ultravioleta na desinfecção do esgoto. A nova rede será inaugurada nesta quarta-feira, 30, às 15 horas, com a presença do governador Jaques Wagner.

A itabunense Emasa, que opera os serviços de abastecimento e saneamento (esgotado) por concessão (vencida em agosto de 2009) da Embasa, insiste em continuar gerindo um setor no qual já ficou demonstrada sua ineficiência. O presidente da empresa estadual, Abelardo Oliveira, diz que a Embasa tem condições de investir no saneamento de Itabuna, pondo um fim à barbaridade que se comete contra o Rio Cachoeira. A empresa municipal resiste.

Só não se sabe porque o Ministério Público, sempre tão disposto a zelar pelos interesses da sociedade, não mete o bedelho nessa controvérsia. Ao persistir na omissão, contribui decisivamente para destruir um rio que agoniza.

6 respostas

  1. Isto é uma bobagem, Geddel Agatunado, Fernando Cuma, Renato Moleza Costa, Ubaldo Babau, todos reunidos, vão prometer nesta terça feira resolver este problema.
    Quer apostar???

  2. Há aproximadamente 30 anos deparei-me com esta cidade que a época era mais feliz, mais atrativa, menos violenta, mais ordeira, com menas sujeira em suas ruas. Vindo do Rio de Janeiro, cresci no suburbio carioca de Mesquita, baixada fluminese e com uma tremenda falta d’água. Carregava água em latas e tonéis para abstecer minha casa e pedia a Deus que me desse a oportunidade de morar em um lugar que não faltasse água. Se soubesse que iria viver esse drama mais uma vez em minha vida, não teria me demorado tanto em Itabuna. Hoje chego em casa e tomo banho de cunha, pois água não cai no tanque, quando cai somente isso acontece 02 ou 3 horas da madruga, somente uma vez na semana, diga-se domingo e mesmo assim não sobe.Como não tenho tanque submerso, me defendo com um tanque de fibra de 500 ml. Fico revoltado com o descaso da EMASA,os funcionários do posto de atendimento da Praça Olinto Leoni, já me conhecem, e quando me veêm, já torcem a boca, pois sabem que eu vou mais uma vez qeustionar a falta de pressão e abastecimento e que eles não irão me dar resultados. A EMASA, é um péssimo exemplo de serviço público e nós Itabunenses, já deveríamos ter expúrgado estes incompetentes que atuam no seu comando. O Rio Cachoeira, jaz moribundo cortando esta cidade, exalando mal cheiro e construíndo um cenário de desolação. Vcs já perceberam como a ex ilha do jeque, fica ao final da tarde, com aqueles restos de bambús secos, quebrados adornados pela garças brancas, mais parece uma visão fantasmagórica de um filme de Fellini. Que pena, fico triste e envergonhado com tudo isso.

  3. Seu pimenta, a Emasa não opera por concessão, quem é titular do serviço de águas e saneamento é o município. NO entanto tem contrato de comodato com os equipamentos que são da Embasa.

  4. CALMA GENTE! FERNANDO CUMA JÁ ANUNCIOU QUE PRETENDE VOLTAR A GOVERNAR A NOSSA TABOCAS… AÍ SIM, FINALMENTE O RIO CACHOEIRA TERÁ O DEVIDO TRATAMENTO COMO ELE SEMPRE FEZ DURANTE SUAS GESTÕES.
    HEHEHEHEHEHE! KKKKKKKKKKKKKK!
    AOOOOONDEEE????

  5. É inconcebível que uma comunidade importante como é a de Itabuna possa conviver com esse tipo de problema. O mundo inteiro discute o assunto, o governo Federal tem políticas de saneamento, que vêm sendo utilizadas em todos os recantos do país. Por pior que sejam os políticos locais, eles são infinitamente melhores para Itabuna, que “aves de mau agouro” que andam sobrevoando os céus da Capital Grapiúna nesse período eleitoral. Eles serão mais facilmente localizados, pois residem no município e a cobrança ficará mais fácil de ser feita.

  6. OS PARTIDOS DE OPOSIÇAOSO SABEM FALAR EM COMISSIOS DE PRAÇAS E BAIRROS E EMANOS ELEITORAIS , DEPOIS FICAM RINDO DOS ELEITORES QUE MUITAS VEZES FICOU INIMIGO DO VIZINHO DO AMIGO.
    QUEM PODERIA ESPERAR EM ITABUNA DR RENATO SE UNIR NOVAMENTE AO FERNANDO, QUE ALEM DE INVADIR SEU GABINETE , SUSPENDEU SEU SALARIO E AINDA O CLASSIFICOU DE INCOPETENTE.
    A POLITICA E A CIENDDCIA DO REBOLHECHO.
    O PODER É UMA ONTAMINAÇAO VIRAL DDDDDDDDDDDO PODER PODRRE PASSAGEIRO.
    É UMA DROGA, QUE PEGA POLITICOS DE TODOS OS PARTIDOS.
    SAO DIGNOS DE MUITA PENA

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *