Tempo de leitura: < 1 minuto

Protesto fechou rodovia em Camacan (Foto Costa Filho).

Cerca de 400 pessoas fecham os principais acessos ao município de Camacan, no sul da Bahia. A manifestação é contrária a posicionamento do Ministério Público estadual, que havia considerado arbitrária a ação das polícias Civil e Militar na caça aos bandidos que mataram o taxista Egmar Pereira Silva, “Grande”. A maioria dos manifestantes está concentrada nas proximidades da estação rodoviária do município, em frente ao MPe.

O corpo do taxista Egmar Pereira Silva foi encontrado às margens da estrada que liga o centro da cidade ao distrito de Jacareci (BA-002). “Grande” foi assassinado com 15 golpes de faca e facão (relembre aqui).

A polícia chegou aos assassinos por meio de imagens de uma câmera de segurança na praça onde trabalhava o taxista. Na operação policial, morreram os irmãos Elizenilton Pimentel e Marcelo Rodrigues Pimentel, que teriam partido para o confronto. Outros três bandidos foram presos.

O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar-Itabuna (APPM), sargento Antônio Cavalcante, disse que a entidade acompanha os protestos em apoio aos policiais que estão sendo acusados de execução. O Pimenta não conseguiu falar com a promotora pública Cleide Ramos, que atua no caso. As informações são do repórter Costa Filho, da rádio Jornal.

20 respostas

  1. Ao Ministério Público cabe fazer valer a lei. De nada vale o apoio de pessoas ignorantes a atos de execuções extrajudiciais. A lei acima de tudo! É assim que se constrói uma sociedade civil organizada.

    Qualquer execução extrajudicial tem que ser condenada. O poder das armas não pode subjugar a força do poder judiciário!

  2. É por essas ações de “certos” representantes do MP, que nosso país ainda desse jeito, hoje as leis existem para os homens de bem, a bandidagem fazem o que fazem e nada acontece com eles…

  3. O inquerito da Policia Civil ainda nem foi concluido o do MP nem se quer começou e a promotora já se pronunciou ? Acho que devemos respeito ao o MP mas alguns de seus promotores se comportam como estrelas de TV.

  4. aqui em itabuna a coisa nao e diferente. toda vez que a policia prende ou abate um margunal em combate eles semple colocam em duvidas os acontecimentos isso esta revoltando os policiais.marginal é mais protegido pela lei do que o cidadão de bem.e quero aproveitar para fazer uma denucia. tem alguem ai no forum de itabuna acando que estar a cima da lei. nao se se voves ja observaram mais eles ai e]inventaram uma placa de sinal de transito ignorando o CTB.é só veriicar ao lado do forum estar lá ESTACIONAMENTO ROTATIVO SÓ COM IDENTIFICAÇÃO – OAB. onde já se viu isso juiz, promotor, advogado e serventuario não é isento de fiscalização de transito não.o codigo diz é proibido estacionar em “frente” repart~ção publica, nao ao lado e estar placa nao existe.Isso só se ver aqui em itabuna terra de coronés.

  5. É desse tipo de situação que gostam alguns promotores. Gostam de atrair para si holofotes ao mesmo tempo que se autopromovem em cima da polícia. Infelizmente, isso é Brasil.

  6. DIFICIL ESSA SITUAÇÃO, ATÉ QUANDO O POLICIAL VAI AGUENTAR SER PERSEGUIDO? SE TRABALHA TÁ ERRADO, SE NÃO TRABALHA TÁ ERRADO…SE MORRE POLICIAL NIGUÉM ABRE INQUERITO, SE MORRE BANDIDO SEMPRE TEM ALGO ERRADO. ATÉ QUANDO VAMOS VIVER NESSA HIPOCRESIA, FAÇAM UM PLEBICITO E PERGUNTEM O QUE A POPULAÇÃO ACHA DESSE MODELO DE JUSTIÇA.

    (SOU TOTALMENTE CONTRA A EXECUÇÃO, TORTURA, ETC, MAS ENTRE BANDIDOS E POLICIAS E CIDADÃOS, QUE MORRAM OS BANDIDOS MIL VEZES)

  7. Estive recentemente em Vitória da Conquista, onde tenho muitos amigos, e lá, como em Camacan, a insatisfação da polícia com a atuação do Ministério Público também é idêntica. Pelo que pude apurar, em Conquista, só morreram elementos ligados à criminalidade. Pessoas com diversas passagens policiais, envolvidas nos mais variados crimes. O Ministério Público foi incisivo nesse caso. Sensacionalismo na mídia, policiais afastados, inquéritos… um caos. Sabem qual foi o resultado disso tudo???

    A POLÍCIA RESOLVEU CRUZAR OS BRAÇOS…!!! É isso mesmo!!! Os policiais ficaram indignados porque estão sendo crucificados, como é o caso de Camacan, e resolveram não atender mais com a mesma presteza.

    Antes que os “defensores dos direitos humanos” se manifestem, sugiro que eles vão à linha de frente do combate ao crime, ou, ainda, que façam algo “efetivo”, como “adotar” um criminoso desses, mantendo-o sobre seus cuidados. Tem tanta campanha por aí incentivando à adoção de algo ou alguém, então, sugiro para eles: ADOTE UM BANDIDO!!!

    O que ocorre, atualmente, é a formação de um “estado paralelo” em confronto com o estado de Direito. Quando existe ameaça à soberania estatal, o procedimento acaba sendo a GUERRA. Diariamente nos defrontamos com os mais diversos absurdos, que só víamos nos filmes de gângsters. Hoje, encontramos corpos esticados em frente às nossas casas. Não é exagero. Temos medo de sair de casa. Tememos pelos nossos filhos nas escolas, para que algum vagabundo não lhes coloque no mundo das drogas. NINGUÉM ESTÁ IMUNE.

    Os índices de criminalidade atingem níveis insuportáveis. As pessoas de bem são forçadas a viverem enclausuradas em suas próprias casas por temerem por sua própria segurança. As políticas de segurança pública são ineficazes ou completamente dissociadas da realidade. Precisamos, URGENTEMENTE, de uma política de TOLERÂNCIA ZERO como fez o prefeito de Nova Yorque, Rudolph Giuliani. Essa utopia de política criminal não está funcionando, muito pelo contrário. A criminalidade não está, apenas, restrita às ruas e a nossas escolas. Ela está financiando campanhas políticas, engordando os ganhos de magistrados, delegados e promotores. Ou seja, ela não está só “comendo pelas beiradas”, está chegando ao CENTRO…!!! Chega de debates que não levam a lugar nenhum. Precisamos de ações para que nosso país não se tranforme em um filme de terror, como a Noite dos Mortos Vivos, em que os zumbis mordiam sua vítimas e as transformavam em iguais.

  8. Ricardo Seixas, a lei acima de tudo! Mas que lei é essa que você tanto exalta? Primeiro se protege o cidadão de bem, que precisa de um lugar seguro pra viver. Bandido hoje em dia é mais protegido, e a troco de que? De nada.
    Enquanto Camacan não tiver segurança suficiente, vai ser isso ai. Aqui é uma cidade sem leis, onde se faz o que quer, com a total certeza de que não haverá punição.

    Se você não mora aqui, por favor mantenha-se calado!

  9. SRºRicardo Seixas,QUEM DEVENDE BANDIDO,BANDIDO É!SERÁ QUE O TAXISTA ERA O ERRADO NA SUA VISÃO? ESPERO QUE VC NUNCA ENCONTRE UM BANDIDO DESSES POR AI,NA SUA VIDA OU DE SUA FAMILIA,POIS,QUANDO FOR VITIMA VAI CHORAR LAGRIMA DE SANGUE.TODA E QUALQUER MANIFESTAÇÃO É LEGAL.REVEJA SEUS CONCEITO SEU PHD E DEFENSOR DE MARGINAIS…

  10. Já notaram que suspeitos nunca saem ferido em confronto com a polícia baiana? Eles sempre morrem por “resistir” e talvez resistam mesmo porque sabem que não resistirão ao entregarem-se.

    É preciso humanizar a polícia para ela não faça o papel que nem à Justiça é facultado: o da pena de morte.

  11. atenção meu caro vigilante.
    vc sabe porque os marginais são mais protegidos que os homens de bem?
    observe de onde vem a maior marginalidade. quem cria as leis? são eles
    os maiores marginais. Brasilia DF. vc acha que vão criar cobras para /
    serem mordidos.Esses protestos, teem que ser feitos em brasilia e não localizados principalmente em pequenas cidades.temos que começar nas urnas. nós é que temos de fazer análise dos candidatos e não TSE.
    tenho dito.

  12. É por esse e outros motivos que a policia está cada vez mais inerte. Basta analisar que antes da constituição de 1988 (chamada constituição cidadã) o quesito segurança pública figurava nas pesquisas dentre o oitavo ou nono quesito de preocupação da população brasileira. Hoje é preocupação n 01 da sociedade, considerando tantas garantias individuais que o cidadão possui. O fortalecimento do MP foi de suma importancia para a nação em alguns quesitos e prejudiciais em outros. E não tenham dúvidas, a situação que está ruim vai ficar crítica em pouco tempo, e nós sociedade organizada é que vamos pagar a conta. SALVE-SE QUEM PUDER!!!

  13. Era preferível que a Douta representante do Ministério Público ficasse calada ou aguardasse a conclusão do Inquérito Policial.

    Pelo que li, o crime contra o taxista foi praticado com requintes de crueldade, por pessoas extremamente periculosas e que, em confronto com os policiais vieram a óbito.

    O que há de errado nisso?

    Sou ( como o leitor INDIGNADO) totalmente contra a TORTURA, EXECUÇÃO, etc, etc, mas, daí a considerar marginais como simples mocinhos, tem santa paciência!

    Entre um POLICIAL HONESTO, TRABALHADOR, CORAJOSO, e um BANDIDO PERVERSO, TRUCULENTO E SAGUINÁRIO, preferível MIL VEZES O POLICIAL!

    O MINISTÉRIO PÚBLICO ( COM VÁRIOS REPRESENTANTES RESPEITADOS, TRABALHADORES, ÍNTEGROS E HONESTO) TAMBÉM DEVE PONDERAR DIANTE DE ALGUMAS SITUAÇÕES.

  14. Claro que todos nós devemos ser contra fazer-se justiça com as próprias mãos, mas vamos raciocinar um pouco, e chagamos a conclusão que a impunidade é crescente o que gera o aumento da violencia. De repente o cidadão ver os Direitos humanos serem usados apenas para proteger bandidos, os Direitos Humanos entretanto, não servem para exigir dos Poderes Executivos o cumprimento da Constituição Federal. O Ministério Público, essa importante Instituição deveria visitar com frequencia a fila dos Hospitais, dos Postos de Saúde, para ver como é tratada a camada mais pobre da sociedade.
    O que chama também a atenção é que toda vez que bandidos tombam em confronto com a Polícia, fala-se logo em chacina,quando bandidos são presos os Direitos Humanos são logo lembrados para protegê-los. A população atônita e desprotegida acaba se revoltando,. como foi o caso, de Camacã.

  15. Pq esse blog não posta mais meus comentários? pq Domingos pq Davidson, eu que sou um leitor assíduo desse blog acesso mais de 4 vezes ao dia pra ver as noticias desse blog, e quando faço comentário esse blog não posta, podem me responder o pq?

    Da Redação: Comentários que incitem a violência ou são, visivelmente, agressivos à pessoa não serão postados. Talvez, alguns destes comentários do sr. não tenham sido publicados por conta disso.

  16. MUNIZ…É PRA ISSO QUE O POLICIAL TREINA, PARA EVITAR BAIXAS, TANTO DE POLICIAS, QUANTO DE INOCENTES QUE SUPOSTAMENTE PODE SER VOCÊ. OU VOCÊ QUER QUE POLICIAS MORRAM, SE FOR ESSE SEU ANCEIO VC É TÃO BANDIDO QUANTO OS BANDIDOS!

  17. NÃO indignado , aa polícia não faaz nada para a população Baiana;
    CADÊ A POLICIA ? quem é realmante o LADRÃO , policias ou pessoas que matam , rouba … ? PRA MIIM É IGUAL ! todos ROUBAM !
    POLICIAIS NÃO FAZEM NADA PARA A SEGURANÇA DA BAIHA !

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *