Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ibope divulgou uma nova pesquisa sobre o cenário eleitoral à presidência da República. E crava um empate entre os dois principais candidatos. Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) têm 39% das intenções de voto e Marina Silva pontua com 10%.
A pesquisa foi divulgada pela TV Globo e revela, ainda, 6% de brancos e nulos e 7% de indecisos. A pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e projeta um cenário de segundo turno. Nele, Dilma e Serra pontuam com 43%.
No dia 23, o Ibope divulgou os números de uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em que Dilma aparecia com 40% e Serra, 35%. Marina surgiu com 9%. A margem de erro da pesquisa divulgada hoje é de dois pontos percentuais. Foram ouvidas 2002 pessoas em 140 municípios, de 27 e 30 de junho.

17 respostas

  1. NÃO ENTENDI NADA:
    39 + 39 = 78
    10 (MARINA) 10
    06 BRANCOS E NULOS- 06
    07 INDECISOS – 07
    TOTAL:…………….101 % (101 %) ?????????????????????
    ALGUMA MARACUTAIA A VISTA

  2. Pesquisa do IBOPE dá 101% segundo UOL-Folha
    39+39=78% + 10% de Marina= 88% + 6% brancos e nulos + 7% não sabem= 101%
    ?????????

  3. Façam o seguinte exercício:
    1 – Escolha e defina uma população qualquer;
    2 – Desta população, retire algumas amostras do mesmo tamanho, dimensionada conforme os mesmos critérios adotados;
    3 – Verifique se há alguma flutuação nos valores das estimativas populacionais das variáveis a serem mensuradas;
    Se usar ao usar a mesma metodologia haverá flutuações, imagine usando metodologias distintas – como ocorre de um Instituto de pesquisa para outro – se haverá flutuações consideradas significativas, …?!?!?!

  4. Hum! Estranho essa divulgação do IBOPE, vocês não acham? Depois que o Data Folha divulgou pesquisa mostrando uma certa vantagem de Serra sobre a candidata Dilma, o Ibope de imediato aparece com outra pesquisa. Muito estranho!!!!!!

  5. Eles avisaram!
    Os neoliberais disseram que dariam um jeito para que o seu candidato pudesse iniciar a campanha oficial empatado com a Dilma.
    Ora, é muito simples: um número a menos pra cá, outro a mais pra lá, uma vírgula pra tentar enganar quem eles acham que é trouxa… PRONTO, TUDO EMPATADO!
    O pior é que ainda tem brasileiro que não entendeu que o que verdadeiramente está em jogo é uma ideologia de governo que não deu certo na França, na Espanha e praticamente em toda a Europa e EUA; quebrou a economia mundial, contra uma ideologia que vem dando certo – o Estado do Bem-Estar Social, baseado nas idéias de John Maynard Keynes. O Estado do Bem-Estar Social, hoje colocado em prática no governo petista não acaba com o Capitalismo nem implanta o Socialismo ou Comunismo (coisa que os petistas nunca foram), mas estabelece o que se pode chamar de “Capitalismo para Todos”. Isto se dá mediante a inserção na economia daqueles que ora estão excluídos. Aos que ainda tem enormes dificuldades para essa inserção, são beneficiados pelos programas de distribuição de renda, seus descendentes são favorecidos por programas que facilitam o ingresso em cursos universitários, etc.
    Durante os anos 90 o que se viu no País foi a tentativa estapafúrdia de imitar as economias dos europeus (hoje quebrados), com a implantação de chamado “neoliberalismo clássico”. Para isso, todo o patrimônio público foi literalmente “torrado”, o Estado encolheu e foram criadas as chamadas Agências Reguladoras (que não regulam nada) para domar um mercado cartelizado e sem concorrência estatal. Serviços de cunho social a exemplo de comunicações e energia ficaram a mercê dos interesses capitalistas. Será que alguém se lembra do que vem fazendo hoje a COELBA na Bahia, na condição de empresa privada e única fornecedora de energia em solo bahiano? Qual o compromisso social que a COELBA tem com os bahianos hoje? O que a Agência Reguladora de Energia tem feito ou pode fazer? Estamos fu… E é isso que continuará acontecendo se os neoliberais voltarem ao poder. O Serra, quando no governo de São Paulo, privatizou as ÁGUAS do Estado. Todo o Sistema Cantareira foi “vendido” para a Queiroz Galvão e outras empresas privadas. O que acontecerá com EMBASA (na Bahia) e a PETROBRÁS, em âmbito nacional. O governo petista vem tentando reverter os efeitos danosos do privatismo neoliberal dos demos-tucanos nos anos 90. A reativação da Telebras para oferecer os serviços de Internet Banda Larga por preços acessíveis à população é um bom exemplo.
    Para mim eles podem maquiar a pesquisa que quiserem…
    NEOLIBERALISMO NUNCA MAIS!

  6. E logo na semana cheia de lambanças de Serra com seus vices e os Demos.
    Sinal claro de desespero.
    Nem jogar a toalha com dignidade eles sabem.

  7. ÊTA QUE O DESESPERO BATEU, EM CIMA DOS PETISTAS ATE A BOSTA. NA DIVULGAÇÃO DO IBOPE DANDO VANTAGEM FANTASMA PARA A GUERRILHEIRA
    E TERRORISTA DILMA RUINCHEFE ESTAVA TUDO BOM. AGORA QUE A VERDADE VEIO A TONA ESTÃO TODOS DESESPERADO.
    ATENÇÃO SILVANA MISERINHA FALTA POUCO PARA VOCE SAIR DA MISERIA
    JOSÉ SERRA VEM AI.

  8. QUANDO COMEÇAR A DIVULGAÇÃO DOS NOMES,
    QUE ESTÃO EM VOLTA DE ALGUNS CANDIDATOS
    A PRESIDENCIA, NÓS VEREMOS QUEM É QUEM,
    POIS TEM CANDIDATO POR AÍ,
    USANDO OU SEJA ESCONDENDO NOMES,
    TEM INDÍO DEMAIS PRA POUCA TRIBO.
    PROVAVELMENTE VAI TER MASCARAS CAINDO POR TERRA.
    VEREMOS ONDE FOI QUE CERTOS INSTITUTOS CONSSEGUIRAM ALGUNS NUMEROS,
    ALGUNS CANDIDATOS TERÃO QUE FAZER MAGICAS
    PARA MANTER ALGUMAS ALIANÇAS,
    OU SEJA A CAMPANHA SÓ ESTÁ COMEÇANDO.

  9. Deixa ver se eu entendi? Com os neoliberais (PSDB&DEM) nós estamos sofrendo com os efeitos das privatizações, e o governo de Lulla com os benefícios explicito e escancarado para os banqueiros e os capitalistas de plantão, isso é o que? Tudo que o governo Lulla fez foi dar continuidade e administrar as ações do governo de FHC. Gente, essa retórica de neoliberais, entreguismo e outras chatices de apaixonados petistas, não cabe e estar fora de moda. Muda o discurso!

  10. Fico pasmo ao ver a tucanada depenada,sem penas nem juízo, se alvoroçar toda com qualquer sinal que as pesquisas não-confiáveis divulgam.
    O único dado efetivamente ponderável é a capacidade do presidente Lula em transferir votos pra sua candidata. A campanha ainda não começou. Se aquietem que vem chubo grosso pra vocês, “tucanos”. Deixa Lula aparecer na TV ao lado de Dilma.
    Quem viver, chorará.

  11. Os tontos adoram dizer que os conceitos que definem as coisas estão fora de moda. Direita e esquerda, por exemplo, eles dizem que já não existe nada que conceitue essa metáfora usada para definir posturas políticas. São uns tontos, mesmo. Só repetem o que leem na imprensa neoliberal.

  12. FHC foi um bom presidente, afinal ele pegou um pais com problemas estruturais enormes e conseguiu estabilizar a moeda e dar um rumo para que o pais criasse condições para alcançar o momento que vive agora.
    Lula fez o que todos fariam, seguir as diretrizes economicas de FHC, manter a moeda estabilizada, e tentar mudar as condições sócio economica.
    Ou seja, o que se plantou e cultivou nos ultimos 16 anos, vai render muitos frutos as próximas gerações, indepedente de quem seja o eleito.
    Sinceramente estou confuso em quem votar para presidente, mas por enquanto ainda esta na minha cabeça que a mudança de poder a cada 8 anos é saudavel para todos.

  13. Oh, Grapiuna, você esqueceu de dizer que FHC entregou parte substancial da riqueza da nação e que José Serra, se eleito, vai dar continuidade ao desmonte do Estado,entregando nosso futuro ao mundo especulativo do deus mercado.
    O pré sal, por exemplo, estão lutando pra entregar pros gringos, como fazem desde que as caravelas de Cabral chegaram por aqui.

  14. Antônio disse:
    4 04Etc/GMT+3 julho às 13:00
    TODOS JÁ SABIAM QUE SERIA DIFÍCIL PARA LULA CONSEGUIR ELEGER UMA CANDIDATA COM UM PASSADO TÃO NEGRO COMO O DE DILMA!
    O Antonio disse acima: Leiam! “Candidata com um passado tão NEGRO” – É preciso acabar com as adjetivações de que tudo que não presta é negro. Negra é a raça de um povo que foi escravizado por muito tempo e que hoje luta por igualdade e respeito. Precisamos banir estas linguagens do nosso cotidiano.
    Que passado negro Dilma tem? Por que foi revolucionária e lutou contra a Ditadura Militar? Uma mulher do quilate de Dilma, deveria ser melhor respeitada e avaliada com bons olhos. Ela foi o que foi por uma boa causa. E lutar por uma boa causa vale qualquer sacrifício. Quando LULA foi candidato inventaram mil uma palavras perjorativa para manchar o nome do cidadão. Hoje todos estão paparicando o Lula pelo seu trabalho. Se Dilmafoi tão corajosa em lutar contra as truculências da Ditadura, esta mulher, com certeza terá muita garra para comandar a Nação. Primeira mulher presidenta do Brasil, é algo inusitado. Avante Dilma!

  15. Uma escolha desastrosa de um vice ridículo, numa verdadeira afronta a Nação, fez Serra subir? Não é crível. O provável é que as pesquisas sejam um balão de oxigênio para a moribunda candidatura tucanic. Dilma cresce em todos os Estados e isso é inegável. Enfim, Dilma vencerá fácil, fácil, no primeiro turno.`
    OBS: FIco a imaginar, se por um absurdo esse Índio da Costa assumisse a Presidência??? …Pois é, chego a única conclusão: A candidatura serra não é séria.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *