Tempo de leitura: < 1 minuto

Nota publicada hoje na coluna Tempo Presente (A Tarde):
A era da sociedade em rede, os nossos dias, o tempo em que do Japão ao Polo Norte todo mundo se comunica num clic, os cartórios baianos ainda operam como se o carimbo fosse o tchan tecnológico. O 4º Ofício de Notas, na Av. Tancredo Neves, éumexemplo.
Abertura de firma só a partir das 14 horas.
Após o calvário da fila que é imensa, os funcionários dão o xeque-mate: autenticar o documento só após 48 horas.
Detalhe: a autenticação só é feita pela manhã, com um número reduzido de senhas.

7 respostas

  1. Intervençao do CNJ já!!!!! Os cartórios de itabuna acham que vamos lá para pedir favor!!! para com isso!!! o TJ baiano nao toma providência com essa vergonha de nossa cidade que é os cartórios!!! Aqui em Brasília onde moro agora, os cartórios são de 9:00 as 17 horas. Eu trabalho no mesmo prédio, eu desço em 5 ou 6 MINUTOS eu autêntico e em uns 8 MINUTOS eu abro uma firma!!!!!!!!. È até burro abrir o cartório mais tarde, pq poderiam faturar mais se o cartório fosse acessível!!
    lamentável!! Itabuna tem 20 anos parada no tempo!!!!

  2. Em Ilhéus a situação é a mesma. O cartório parece a ante-sala do inferno. Fila para pegar ficha, fila para pegar fila e descobrir que o guichet era outro…Pouca vergonha! Cartório é uma instituição medieval. Será que há algum outro país (desenvolvido) que submeta seus cidadãos a tantos constrangimentos?

  3. Privatização já!!! Só na Bahia existem cartórios oficializados/estatizados…no resto do Brasil são privatizados e por isso bem informatizados e com quantidade suficiente de funcionários. A população baiana tem que fazer sua parte e exigir do Poder Judiciário que privatizem esses serviços…aliás, o que não seria um favor do Judiciário, mas um dever, pois a Constituição Federal de 1988 assim exige.
    Se formos esperar pelo TJBA…só daqui há alguns anos e olhe lá, pois ele não quer perder essa arrecadação.

  4. Eu acho impressionante a quantidade de reclamações feitas pelo povo,sobre o pessimo serviço prestado por esses cartorios de ITABUNA/ILHEUS e outras cidades.Cadê o MINISTERIO PUBLICO para interceder,e fazer jus ao GORDO SALARIO pago pelo POVO.É obrigação e função deles intercederem a favor do POVÃO.Não é possivel que uma vergonha dessa natureza continue por tanto tempo sem que ninguém tome uma atitude.Eu espero que as emissoras de RADIOS e de TELEVISÃO façam a cobertura e vão aos cartórios nos horarios de PICO.É uma verdadeira vergonha esses cartórios ,POVÃO não vamos nos calar e BOTAR A BOCA NO TROMBONE,só unidos seremos ouvidos e vistos…..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *