Tempo de leitura: < 1 minuto

Fiscais do Ibama retornaram nesta tarde à fazenda do candidato a vice-presidente da República e dono da Natura Cosméticos, Guilherme Leal, para uma nova vistoria na propriedade e levantamento da devastação provocada pelo empreendimento.
O empresário é acusado de promover desmatamento ilegal na fazenda no litoral sul-baiano. Ele não teria autorização do Ibama para as obras. O desmatamento foi comprovado em vistoria realizada na semana passada. O Pimenta não conseguiu falar com o escritório regional do instituto de fiscalização do meio ambiente.

4 respostas

  1. Cadê os ditos “ambientalistas” que se manifestem, vamos enviar dossier para o ministro do meio ambiente, vamos enviar denúncia para rede Globo… a area é maior doque a retro area do porto sul…

  2. http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2010/leal-obras-devidamente-autorizadas/
    Lauro Jardim
    Radar on-line
    com Paulo Celso Pereira, Ricardo Brito e Thiago Prado
    Assine o Feed RSS Escreva para Lauro Jardim: radaronline@abril.com.br
    quinta-feira, 8 de julho de 2010
    20:04 \ Eleições 2010
    Guilherme Leal se defende: “obras na minha fazenda são legais e foram autorizadas”
    A obra que Guilherme Leal, candidato a vice na chapa de Marina Silva, está tocando em sua fazenda na cidade de Uruçuca, sul da Bahia, teve autorizações concedidas para que se iniciassem. Tanto a secretaria do Meio Ambiente da Bahia quanto a prefeitura de Uruçuca deram a anuência prévia a Leal em 2007. Se a intervenção foi feita de acordo com o que rezava a permissão é o que vai se saber nos próximos dias.
    Acusado por um ambientalista baiano de desmatar uma área de proteção ambiental (veja mais detalhes na nota postada hoje às 11h42), Leal saca documentos e autorizações e parte para o ataque:
    – Essa denúncia surge por causa de interesses contrariados. A intervenção está sendo feita em dois dos 80 hectares da fazenda. Tenho todas as licenças necessárias. A área está sendo justamente recomposta.
    Que interesses contrariados seriam esses? Leal afirma que sua posição frontalmente contrária à construção do Porto Sul, previsto para ser erguido na região, foi o estopim para a denúncia feita ao Ibama e ao MP da Bahia para que investigassem sua fazenda. Na quinta-feira passada, a área foi objeto de uma inspeção do Ibama.
    Agora, resta ao Ibama dizer se as intervenções ora realizadas estão em conformidade com o que foi autorizado há três anos. Se estiverem, Leal tomou um tiro que se revelará de festim e servirá para minar a credibilidade dos próximos petardos.
    Se, por outro lado, o Ibama vir alguma irregularidade, por menor que seja, Leal terá que passar boa parte de seu tempo se justificando. Na autorização concedida pela secretaria de Meio Ambiente, consta uma advertência: “esta anuência não autoriza a supressão de vegetação”.
    Ser investigado pelo Ibama não constrange Leal:
    – Acho absolutamente normal. Se eles recebem uma denúncia, têm que investigar. Vão verificar que está tudo em ordem.
    Por Lauro Jardim

  3. O Ibama deveria agora comprar uma aeronave e percorrer todo o litoral sul da Bahia para fiscalizar as obras irregulares que existem no litoral de Ilhéus, Itacaré, Uruçuca, Maraú e Canavieiras e Una e são muitos empreendimentos que não respeitam o meio ambiente no litoral brasileiro e isso não é de hoje…

  4. Zelão diz: – Sem dúvida!
    Quem de sã consciência não sabe que a “denúncia” e a agilidade do Ibama em tornar pública a “suspeita” (antes mesmo de concluir a investigação), é mais uma das “ações terroristas dos aloprados do PT,” visando destruir candidaturas dos seus adversários?
    O alvo desta vez é a candidatura de Marina Silva do PV, ex PT, que conhece bem o jogo sujo com que o seu ex-partido costuma agir eleitoralmente.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *