Tempo de leitura: < 1 minuto

O incidente envolvendo empresas do transporte rodoviário urbano, que foram multadas pela Agerba por estarem transportando passageiros até a porta do Atacadão, deve ter desdobramentos nessa segunda-feira. Ficou claro, segundo as empresas Rio Cachoeira e São Miguel, que a agência estadual agiu a pedido da empresa Rota, que monopoliza as linhas interurbanas no Sul da Bahia.
As empresas prometeram reagir exigindo que o município impeça a Rota de fazer linha na área urbana de Itabuna. O alvo é a linha Itabuna-Olivença-Itabuna, em que a Rota faz exatamente o que contesta na concorrência: entrega e recolhe os passageiros na porta do Shopping Jequitibá e extrapola os limites da legalidade por ser um serviço que apenas o bom-senso autoriza.
Procurado pelo blog Trombone, o secretário do Transporte e Trânsito de Itabuna, Wesley Melo diz que pretende se reunir com as empresas ainda nessa segunda-feira, para tentar resolver a questão. “O Atacadão realmente está instalado no território de Ilhéus, mas é um contrassenso não permitir que os ônibus urbanos cheguem até mais próximo da entrada da loja. Quem está sendo prejudicado é o usuário”, lembra Wesley.

11 respostas

  1. Parabenizo o Sr. Wesley pela atitude, mas lembro ao mesmo que o igual empenho deveria ser demonstrado na questão dos estudantes da UESC, que residem em Itabuna, …!!!
    O que interessa mais ao poder público: O lucro ou o social (educação), …?!?!?!

  2. Cabe também está nesta reunião os representantes do Atacadão, ja que também é do seu interesse, seu Pimenta. A solução imediata seria as empresas entrarem em acordo com a Rota, que monopolisa e retirar uma parte da porcentagem de lucros para ela!!!! Seria o mais viavél já que isso não foi descultido antes da inauguração do empreendimento!!

  3. Eu acho que em um futuro bem proximo,ITABUNA/ILHÉUS será interligadas de casa de um lado a outro.Pena que a grande maioria não estará vivo(a) para acompanhar esse acontecimento.Eu acho essa BRIGA com bairrismo uma idiotice,porque nós somos simples mortais.Ficamos brigando aonde é a divisa das duas cidades ,acho importante a junção das duas cidades em busca de geração de empregos para nossos filhos e netos.Que venha outros empreendimentos para nossa região,e vamos buscar soluções para transportar as pessoas que não tem condições de ter carro para comprar as coisas de sua subsistência.Srs.GESTORES de ITABUNA/ILHEUS,vamos nos UNIR,só assim seremos fortes o suficiente,para quebrar esse monopolio das EMPRESAS DE ONIBUS…….

  4. Senhor coerência…
    Gostaria de dizer que a UESC também está em Ilhéus e é um contra-senso não permitir o transporte coletivo até o local… o mesmo acontece com Salobrinho que pertence a Ilhéus e o povo de lá, estuda, trabalha e resolve problemas em Itabuna… mas quando se tem interesse do grande capital o discusso muda mesmo… bando de gente hipócrita…

  5. Não tem nem o que se discutir nessa questão; o Atacadão está localizado no município de Ilhéus e quem tem concessão nao linha intermunicipal para tráfego é a empresa Rota e ponto final. O que as empresas de ônibus de itabuna tem que contestar, é o surgimento e crescimento ilegal dos mototaxitas na cidade, que está tirando o lucro das empresas e pondo em risco a vida de todos na cidade, pois em sua maioria, são irresponsáveis, quase todos são adeptos à direção perigosa, não respeitam o código nacional de trânsito. A prefeitura de Itabuna tem que começar a fazer operações no intuito de dificultar a prática desses absurdos, aplicando multas bem salgadas para mudar de vez esse cenário caótico que é o trânsito de motocicletas em nossa cidade.

  6. Quantas brigas por causa de dinheiro, isso pode gerar até morte. Antes de implantar o Atacadão nem as empresas urbanas de Itabuna e nem a de Ilhéus queriam atender as pessaos residentes próximo ao Mercado. Onde pessoas sofriam muitas vezes ter que se deslocar a pé para ir ao trabalho, saindo de Itabuna. Hoje após ver que a coisa vai gerar um grande lucro para elas, age dessa forma. Por outro lado, a empresa Rota também com ambição por dinheiro, há muito tempo vem invadindo a área das empresas tanto de Itabuna quanto de Ilhéus. A rota sai pegando passageiros dentro da cidade passando pelo bairro São Caetano, Conceição etc. Isso não é justo. Só que exite um grande problema quando falamos no limite territorial entre Itabuna e Ilhéus. Também com esse limite de divisão entre as duas cidades, por isso vem causando problema.

  7. O secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna, que colocou uma “ruma” de placas indicando como chegar em Ilhéus e na BA 001 ( por sinal, placas fora dos padrões e com informações equivocadas, como a colocada logo depois da rodoviária, sentido centro, que induz o motorista a entrar na contramão da avenida Amélia Amado), parecendo que quem vem a Itabuna não está interessado na cidade , apenas passar por Itabuna e ir para o Atacadão, não deve se meter nesta briga, atendendo pedido das empresas urbanas do município para retaliar a Rota. Elas brigam por dinheiro e não para servir a população. Basta ver as reclamações que se faz a ambas pelos serviços prestados.
    E por falar em ganhar dinheiro, a briga que a prefeitura de Itabuna deveria ter travado foi quando se anunciou a intenção de implantar as lojas aqui na região. A prefeitura de Itabuna deveria saber que a vinda das lojas para o município vizinho e no local escolhido, poderia refletir negativamente nos cofres do município, afinal se está transferindo receita de Itabuna para Ilhéus quando se deixa de comprar aqui para comprar lá. Será que os secretário de industria e comércio e planejamento do município não sabem que o estado repassa para o município parte da arrecadação de ICMS? Esta briga deveria ter sido travada antes, agora já era, resta apenas esperar um novo empreendimento deste no município.
    Quanto a linha Olivença-Itabuna-Olivença é uma linha intermuncipal, portanto legal. O que pode fazer a prefeitura é proibir o ponto no shopping. Proibindo, a prefeitura estará prejudicando, mais ainda, os comerciantes do shopping e o próprio município.
    A loja é de Ilhéus e foi ela que escolheu o local, deixemos esta briga com eles.
    Retaliação não é a solução.

  8. SE VOCE FOR ATÉ A EMPRESA RIO CACHOEIRA E ALUGAR UM ÔNIBUS PARA FAZER EXCERSSÃO PARA ILHÉUS, PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DE ILHÉUS, BEM COMO AUTORIZAÇÃO DA AGERBA.
    O TRANSPORTE COLETIVO URBANO SÓ PODE RODAR DENTRO DO MUNICIPIO. SE SAIR É TRANSPORTE CLANDESTINO.

  9. Vejo que a maioria se direciona a favor da ROTA, mas esquecem que a mesma,faz rotas ilegais dentro do Município. O que está em jogo é a população que não quer pagar taxas acima do que Rio Cachoeira e São Miguel cobram.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *