Tempo de leitura: < 1 minuto

Elenilza responderá a processo em liberdade (Foto Radar/Xilindroweb).

A Justiça mandou soltar a policial militar Maria Elenilza Madeira Ferreira, denunciada pela prática de racismo e desacato em Itabuna. Lotada no 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) há mais de 10 anos, a policial foi presa no dia 20 de junho, em um bar na Rua São João, bairro de Fátima, em Itabuna.
A prisão da PM ocorreu depois de uma bebedeira, segundo denúncia de populares. A policial, que foi acusada de ofender verbalmente algumas pessoas que estavam no local, acabou solta no dia 30.
Além do procedimento administrativo, a policial vai responder na justiça comum por crime de racismo. Foi a juíza da 1ª Vara Crime de Itabuna, Antônia Maria Faleiros, quem concedeu liberdade provisória à policial, mediante algumas condições.
Conforme matéria do jornal  A Região, ela não pode mudar de endereço sem prévia comunicação ao juízo; não pode frequentar bares, boates, forrós e similares, nem fazer uso imoderado de bebidas alcoólicas ou se apresentar alcoolizada em público.
Além disso, deve manter ocupação lícita e comparecer sempre que intimada a todos os termos e atos do inquérito ou ação penal que por ventura vier a ser instaurada. Após ser ouvida na delegacia, a policial foi encaminhada ao 15º BPM, onde ficou cerca de uma semana.

22 respostas

  1. Quando é cana… a punição dobra em qualquer crime. Se fosse civil o Código Penal seria mais brando. Basta olhar os crimes bárbaros que chocam a sociedade e os seus cometedores estão livres e ainda intimidam as vítimas. O Código Penal precisa ser revisto.
    Abraço e boa sorte para todos!

  2. é lamentavel o que esta pfem fez,que sirva de exemplo para os demais policias que se acham o dono da verdade e do mundo,eu ouvi de um coronel amigo meu disser(eu queria ter este poder que os soldados acham que tem..)

  3. “Modem”, procure ler a Constituição segundo o art. 5°, inciso LV, todos tem direito ao contraditório e ampla defesa e inciso LVII (ninguem será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Com relação ao crime de racismo, não foi pago fiança e sim concedida liberdade provisória pelos antecedentes da pfem. As pessoas devem entender que o policial também é um ser humano sujeito a falhas, ninguém é perfeito, perfeito só DEUS.
    “NÃO JULGUE PARA NÃO SER JULGADO”.

  4. Nem todos estão preparados para exercer um cargo na nossa briosa POLICIA MILITAR. Infelizmente esse parece ser o caso da cidadã Maria Elenilza, que ainda não se deu conta da sua responsabilidade funcional perante a sociedade, na função que ora exerce. Sem equilíbrio emocional, que com certeza e diante dos fatos em evidência, a mesma não tem,como poderá usar uma arma de fogo para agir em defesa da comunidade?. Aliás comunidade essa que paga seu salário. É lamentável tal situação.

  5. Se fosse um Cidadão sem cargo do governo estaria mofando na CADEIA,Enquando uma soldadinha dessas q deveria DAR EXEMPLO vai responder em LIBERDADE.Ela deveria ficar 1 ano para aprender a RESPEITAR AO PROXIMO.Justiça de MERDA ESSA!

  6. É impossivel fazer julgamento de uma pessoa sob o efeito de uma DROGA que se chama ALCOOL.Pergunto a vces que tomam uns drinques e as vezes ultrapassam os limites,quem nunca errou.Que atire a 1ª pedra no telhado de vidro do vizinho ,sabendo que o seu também será apedrejado .Sou contra veementemente ao RACISMO,acho uma falta de respeito com um ser semelhante.E mais, aqui no BRASIL nós brasileiros somos uma mistura de RAÇAS,pelo qual não devemos nos achar PURO-SANGUE.Esta policial foi punida exemplarmente,e que fique como exemplo para outros POLICIAIS,que se acham acima da LEI, principalmente quando estão fardados,pois fiquem sabendo que os direitos são iguais,para todos.

  7. Com uma arma em punho e uma carteirada, todos eles são ‘otoridade’.
    E quando vão prender um indivíduo, mesmo desarmado, eles vão em bando e de escopeta em punho. Haja maníacos!
    Aguem assistiu meu nome não é Johnny? Filme brasileiro baseado em fatos reais. Aí sentimos o quanto é difícil confiar nas otoridades.
    Salve-se quem puder!

  8. Eu creio, também, que o ser humano é “o momento”. Talvez essa servidora nossa esteja arrependida pelo que, provavelmente, fez; por que não concer-lha a absolvição “social”!
    É uma mulher !!!! Mulher tem tantos problemas !!!!!
    Perdão!

  9. Leis o Brasil tem até demais, está policial racista teria que pegar no minimo 3 anos de prissão, estar escrito ,mas não se compre, se fosse um desempregado que na hora do desespero de seu filho chorando de fome, furta-se um lata de leite, mofaria na prissão, o racista rouba a auto- estima causa grandes sequelas nas pessoas.

  10. Este episódio está sendo tão repercutido por que uma das partes envolvidas é policial que, vale ressalta, é uma pessoa doente (alcolatra) que precisa de tratamento; todo 15ºBPM sabe disso. A outra parte, que se diz vítima é o famoso Paulo Preto, um cara imoral, que tem um passado rico em esterionatagem…

  11. Um recadinho para alguns comentaristas dessa reportagem. Seria bom que alguns de vocês procurassem saber os direitos e deveres dos er humano. È fácil julgar as pessoas. Os que dizem “soldadinhos” é porque sem dúvidas não tem capacidades de passar no concurso. Essa profissão é a mais criticada dentre outras existentes. Não é porque a sociedade “hipócrita” relata comentarios como estes anteriormente decritos que “os policiais” vão se curvar diante dessa maldida sociedade. Lembre-se que quando as coisas dificultam aqui na terra os criticos da policias gritam por duas pessoas: DEUS E A POLICIA.

  12. Isso acontece aos montes,tanto em Itabuna como em Ilheus, agora essa policial estava na hora errada no lugar errado, se f…….. e para completar foi levada para a delegacia errada…….lascouuuuuuuuuu

  13. Acho a profissão de policial muito digana (digos não são muitos que a representam) com essa pm que por ser tão pouco se acha tão muito rsrs Os pms tem esse defeito, são pouco inmstruídos, são pouco remunerados, são pouco valorizados e se acham muito (LOGICO QUE NÃO SÃO TODOS) MAS UMA GRANDE MAIORIA SÃO SIM… Acredito, perdoem-me a sinceridade que o cargo lhes sobe a cabeça, não podemos dar o poder a qualquer um. E me desculpem para os que justificam tal gesto com a excesso de álcool, eu bebo e nem por isso perco meu caráter, meus valores e parto para agredir o outro.

  14. E inadmissível o comportamento dessa cidadã, primeiro que ela não deveria está dentro de bar e embriagada, pois a função dela deve servir de exemplo para a sociedade, segundo que ela cometeu um ato que é considerado crime que é o racismo. Na verdade a punição maior deveria ser dada pela corporação, pois tenho quase certeza que ela não faz jus a farda que veste. Policiais com esse comportamento, devem ser expulsos da corporação, seria a punição mais justa…

  15. Falando serio, quando leio este texto não sei o que pensar, mas vou tentar me expressar. Acho que niguém deve discriminar niguém por qualquer motivo, mas antes de falar do crime da policial, gostaria de entender porque a justiça não tão dura com traficantes e pessoas que portam armas de fogo que são postos em liberdade constantemente em Itabuna? Com o prefeito que esta cometendo absurdos, abrindo a prefeitura para expedir alvaras no passado, desviando suco? Com menores, alguns maiores em tamanho que um adultos? Duvido que essa cosntituição sirva para algo quando diz: “Todos são iguais perante a lei” e etc. Porque é tão rapida neste caso, mas lentas em tantas outras? ACHO QUE A NOSSA JUSTIÇA PRECISA LEVAR SUA BALANÇA PARA SER AFERIDA NO IMETRO, pois esta desregulada.

  16. Se fosse um promotor, prefeito, juiz… a sociedade perdoaria pelo fato de estar embreagada… e desafio qualquer um que nunca tomou um bom porre! Mas a sociedade perdoa políticos e condena policiais! Fazeo o quê!

  17. Binho! Parabéns! Aposto que tem governadores e presidentes que tomam drinks! Mas, autoridades que ganham apenas 1.400,00 têm que ficarem caladas e trancadas em casa!

  18. Deveriamos fazer perguntas e enquetes nesse Blog! Começando assim: Quem deveria tomar cacgaça…governador, presidente, policial, deputado, o povão… o resto depende da criatividade!

  19. Santaninha acho que você gosta de bandidagem…além disse vc dever ser policial…Ela errou e, o cargo que ocupa tem que ser exemplar…enquanto a salário é outra história…devem buscar melhores salários, inclusive com greves…que sirva de lição.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *