Tempo de leitura: < 1 minuto

Serra, tucaníssimo ao tratar do Porto Sul

Em uma das frases curtas de sua entrevista coletiva no Bar Vesúvio, em Ilhéus, o presidenciável José Serra, como bom tucano, tentou posicionar-se no alto do muro quando abordou o tema “Porto Sul”. Primeiro, o candidato disse que o projeto é bom e importante, e logo em seguida criticou uma suposta pressa nas definições relativas ao complexo logístico, o que comprometeria o desenvolvimento sustentável.
O petista Josias Gomes, candidato a deputado federal, ironizou o equilibrismo do tucano. “Inteligente, Serra não poderia dizer que é contra o Porto Sul, mesmo porque ele e sua assessoria sabem que a esmagadora maioria dos ilheenses apoia o projeto, mas ao mesmo tempo ele precisava fazer alguma crítica, já que o puro elogio a uma iniciativa do governo do PT não poderia ser feita pelo adversário”, avalia Josias.
Fazendo trocadilho, o petista diz que a observação relativa ao desenvolvimento sustentável “não se sustenta”. Segundo ele, o projeto está sendo tocado com estrito cumprimento da legislação ambiental e é amplamente fiscalizado pelas instituições competentes. “O licenciamento ambiental tem condicionantes da maior relevância e, diferentemente do que alguns apregoam, a tendência é de que o projeto não apenas produza desenvolvimento econômico, como também favoreça a recuperação de áreas da Mata Atlântica que já vêm há muito tempo sendo destruídas”, observa.

20 respostas

  1. Pimenta:
    Já que pelas colocações que o Josias fez, o Projeto Porto Sul tem “condicionantes da maior relevância”, seria interessante que ele informasse quais são estes condicionantes, ou pelo menos informasse o endereço de internet onde estes condicionantes podem ser encontrados.
    Ao conhecer estes condicionantes, serei o primeiro a divulgá-los aos quatro ventos e fiscalizar com empenho o irrestrito cumprimento deles.
    Carlos da Silva Mascarenhas

  2. O TAL DO SERRA MAIS CONHECIDO COMO ¨BOCA DE SOVACO¨,
    NÃO SE ENCHERGA MESMO!
    O CARA SABE QUE O PORTO SUL É A SAIDA PARA ESSE REGIÃO,
    QUE DESDE QUE O TAL DO FHC ÉRA PRESIDENTE,
    JÁ SE EXISTIA A NESCECIDADE DE TER UM PORTO,
    QUE ATENDECE A DEMANDA DA NOSSA REGIÃO.
    E ELES NA ÉPOCA EM QUE ADMINISTRAVA O PAIS, NÃO FIZERAM!
    AGORA ELE VEM COM ESSA DE QUE ESTÁ HAVENDO PRÉSSA PARA SE CONSTRUIR O PORTO, CLARO QUE TEM QUE TER PRÉSSA, POIS O PORTO SUL ÉRA PARA ONTEM, E NÃO VIRAR PROMESSA DE CANDIDATO DO TIPO DELE(SERRA),
    QUE SÓ FAZ CRITICA E NÃO CONTRÓI NADA EM FAVOR DA POPULAÇÃO.
    É BOM QUE A NOSSA REGIÃO ABRA BEM OS OLHOS COM ESTE BOCA DE SOVACO,
    PORQUE ELE SÓ QUER OS NOSSOS VOTOS,
    POIS ELE JÁ SE POSICIONOU CONTRA A NOSSA REGIÃO,
    ELE É CONTRA AS ZPE¨s,ELE É CONTRA O PORTO SUL E ELE É CONTRA O GASEODUTO.
    ¨SERRA¨, TÔ FORA,
    NO MEU VOTO MANDO EU,
    SOU MAIS DILMA, SOU MAIS O 13.

  3. Pelos últimos acontecimentos, os ambientalistas que estavam contra o projeto, estão agora amplamente desqualificados para tal.

  4. Pimenta, vc deveria ter perguntado ao Serra por que ele coloca o ìndio da Costa, seu vice, para ser a Sara Pahlin de sua campanha. Seria muito interessante o NE conhecer este rapaz, sabia?
    Ele é atual deputado federal, mas foi subpreifeito de Copacabana e vereador, os grandes feitos dele foi criar um projeto de lei municipal que proibia de dar esmolas a pobre, inclusive com multas a quem desrespeitasse à lei e desvio da merenda pública.
    Seria uma maneira muito interessante dos bairros pobres de Ilhéus que Serra visitou, conhecer o ilustre vice, não? Qual seria a reação destas pessoas ao deparar com este feitos do Índio, hein? Tenho uma enorme curiosidade de saber a opinião do povo nordestino sobre isto, sabia?

  5. Pimenta,
    Vc deveria ter perguntado ao Serra por que ele coloca o Índio da Costa, seu vice, para ser a Sarah Pallin de sua campanha. Seria muito interessante o NE conhecer este rapaz, sabia?
    Ele atualmente é deputado federal, revindica para si, o Projeto Ficha Limpa, mas isto pode ser provado que não é dele, pois foi um projeto de iniciativa popular, como recomenda a Constituição Federal e que teve amplo apoio pela internet.
    Mas projetos seu mesmo que o PIG (Partido da Imprensa Golpista), neste caso específico, o Jornal Nacional não mostrou, foi o seu verdadeiro projeto, quando no governo municipal de Cesar Maia, ele era vereador e, foi também, subprefeito de Copacabana, o edil criou um projeto à época, proibindo de dar esmolas a pobres, quem desrespeitasse à lei, seria punido com multas.
    Outro caso que ficou muito marcado na sua vida legislativa foi o desvio de dinheiro da merenda, quando também foi secretário municipal. Este rapaz têm realmente preocupações sociais, sobretudo com os mais pobres. Como o NE é uma Região em que tem muita coisa a ser feita, seria uma maneira muito interessante dos bairros pobres de Ilhéus que Serra visitou, tivessem a oportunidade de conhecer o vice também.
    Estou com uma enorme curiosidade de saber como o NE e o N do país reagirão a isto, tendo em vista serem as Regiões mais carentes da Federação, ter um vice presidente que presa tanto pelas necessidades mais elementares de um ser humano. Fica aí a dica.
    O que o NE pensa de um político assim, que até esmola proibe de dar e desvia merenda escolar?

  6. Com o Serra na Presidencia, esse porto não sai do papel…pela resposta dele já deu para sentir a má vontade.
    Leia o projeto de lei feito pelo tal indio proibindo dar esmola. Eles queriam parar as pessoas que ajudam morador de rua No Riode Janeiro. Leiam:
    http://www.tijolaco.com/?p=19568
    Neste endereço acima está o projeto de lei na integra. Agora imagine, o serra já tem 70 anos, no final do primeiro mandato estaria perto dos 80, quem é da vida é da morte (pense en Tancredo Neves) em qualquer impedimento quem assume a presidência é o tal indio…pode uma coisa dessas?
    DILMA PRESIDENTE – VAMOS VOTAR EM MASSA PARA A ELEIÇÃO DELA NO PRIMEIRO TURNO.

  7. Gilson Caroni: Serra quer instalar uma República Midiática
    Eleger José Serra para assegurar a instalação de uma República Midiática, onde os três poderes seriam editados ao sabor dos ditames do mercado e do espetáculo: esse é o programa de governo que ainda não foi apresentado pela candidatura demotucana e pelo baronato midiático.
    por Gilson Caroni Filho, em Carta Maior
    O processo eleitoral deste ano constitui um momento privilegiado no movimento político global da política brasileira. Uma significativa vitória das forças governistas, com a eleição de executivos e parlamentares do campo democrático-popular, pode ampliar espaços político-administrativos que continuem realizando o aprofundamento de formas participativas de gestão pública. É contra isso, em oposição virulenta a mecanismos institucionais que aperfeiçoem a democratização da vida nacional, que se voltam as principais corporações midiáticas e seus denodados funcionários.
    Sem nenhuma atualização dos métodos utilizados em 1954 contra Getúlio Vargas e, dez anos depois, no golpe de Estado que depôs Jango, a grande imprensa aponta sua artilharia para os atores que procuram romper a tradição brasileira de definir e encaminhar as questões políticas de forma elitista e autoritária. Jornalistas, radialistas e apresentadores de programas televisivos, sem qualquer pudor, tentam arregimentar as classes médias para um golpe branco contra a candidatura de Dilma Rousseff. Para tal objetivo, além do recorrente terrorismo semântico, as oficinas de consenso contam com alguns ministros do TSE e uma vice-procuradora pautada sob medida.
    A campanha de oposição ao governo utiliza uma linguagem radical e alarmista, que mistura denúncias contra falsos dossiês, corrupção governamental, uso da máquina pública no processo eleitoral, supostas teses que fragilizariam a propriedade privada em benefício de invasões, além do ”controle social da mídia em prejuízo da liberdade de imprensa”. Temos a reedição da retórica do medo que já rendeu dividendos às classes dominantes. Em escala nacional, os índices disponíveis de percepção do eleitorado assinalam que dificilmente os recursos empregados conseguirão legitimar uma investida golpista. Mas não convém baixar a guarda.
    Se tudo isso é um sinal de incapacidade do bloco oposicionista para resolver seus mais imediatos e elementares problemas de sobrevivência política, a inquietação das verdadeiras classes dominantes (grande capital, latifúndio e proprietários de corporações midiáticas) estimula pescadores de águas turvas, vitalizando sugestões que comprometam a normalidade do processo eleitoral. Todas as forças democráticas e populares devem recusar clara e firmemente qualquer tentativa perturbadora. Sugestões desestabilizadoras, venham de onde vierem, têm um objetivo inequívoco: impedir o avanço rumo a uma democracia ampliada.
    É nesse contexto que devem ser vistos os movimentos do campo jornalístico. Apesar do recuo do governo na terceira edição do Programa Nacional dos Direitos Humanos, a simples realização da Confecom foi um golpe duro para os projetos da grande mídia. A democratização dos meios de comunicação de massa está inserida na agenda de praticamente todos os movimentos sociais.
    A concentração das iniciativas culturais e informativas em mãos da classe dominante, que decide unilateralmente o que vai e o que não vai ser divulgado no país, está ameaçada não apenas por novas tecnologias, mas por uma consciência cidadã que conheceu consideráveis avanços nos dois mandatos do presidente Lula. Tem dias contados a sujeição cultural da população em seu conjunto, transformada em público espectador e consumidor. Como podemos ver, não faltam razões para o desespero das famílias Civita, Marinho, Mesquita e Frias.
    Ao levantarem a cortina de fumaça da “República Sindicalista”, em um claro exercício do “duplipensar” orwelliano, os funcionários do baronato ameaçado reescrevem notícias antigas para que elas não contradigam as diretivas de hoje. Um olhar no Brasil atual mostrará que o “duplipensamento” tem uma função clara até outubro: eleger José Serra para assegurar a instalação de uma República Midiática, onde os três poderes seriam editados ao sabor dos ditames do mercado e do espetáculo. Esse é o programa de governo que Serra ainda não apresentou. Há divergências na produção artística.
    Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil
    Fonte:
    http://www.viomundo.com.br/politica/gilson-caroni-serra-quer-instalar-uma-republica-midiatica.html

  8. O pessoal que defende posicionamento do PT, conforme comentários, está qualificado para tanto, inclusive no atropelamento da gramática e, por conseguinte, da lingua portuguesa…. E seja PT… quanto mais PT mais analfabeto… mais xiiiiiita

  9. A MINHA AVÓ ME DIZIA; FILHO TENHA MUITO CUIDADO COM PESSOAS QUE RIEM COM A BOCA FECHADA, POIS SÃO IGUAIS A CACHORROS QUE MORDEM DE FORMA TRAIÇOEIRA. OBSERVEM QUE SERRA NÃO SORRIR DE FORMA ESPONTANEA, APENAS MOSTRA OS DENTES COMO CACHORRO Q ROSNA E MORDE DE FORMA TRAIÇOEIRA.
    PORTANTO CONTERRANEOS TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO NESTA ESCOLHA, POIS É O FUTURO DO NOSSO ESTADO E REGIÃO QUE ESTA EM JOGO, OU AVANÇAMOS OU CONTINUAMOS ESTAGNADOS A OPÇÃO ESTÁ EM NOSSO BOM SENSO.
    CONFESSO QUE DILMA NÃO É A MINHA CANDIDATA IDEAL, MAS ESTÁ NO TIME QUE GANHA.

  10. Enquanto o nível dos nossos comentaristas estiver nesse patamar,
    vai ser difícil ensinar cidadania aos nossos filhos.
    Os comentários acima, até o presente momento, carecem de conteúdo. Com exceção do Carlos Mascarenhas, o resto é lixo puro, difícl de reciclar.
    Fernando
    Ilheus/Ba

  11. José Serra é apenas um vetor para levar adiante a política entreguista de triste memória do governo FHC. Só a birra dos reacionários e incautos anti-petistas é que faria alguém votar em um sujeito desses.
    Nós já tivemos experiências mais que suficientes de demonstrações de políticas subservientes aos interesses estangeiros.
    A tal da globalização, novo nome pro imperialismo, nada mais é que nova maneira de entregar riquezas e submeter interesses coletivos aos aos domínios do capital financeiro internacional. José Serra é apenas mais um vetor dessa política.
    Os tontos que dão ouvidos aos vassalos dos interesses alienígenas repetem os chavões contra os novos governos latino-americanos que não se submetes a esses interesses.
    Aqui no Pimenta, por exemplo, diariamente, por falta de argumentos, e indigência mental, os lorpas repetem mantras contra Hugo Chávez, Rafael Correa, Evo Morales, entre outros. É de dá pena tanta idiotia.

  12. A SRA IRANI ANDA LENDO MUITA HISTORIA EM QUADRINHO!!!!
    QUE CONVERSA É ESSA DE PARTIDO MIDIATICO???
    POR ACASO EXISTE ALGUM PARTIDO QUE DESPEJE MAIS VERBAS EM PROPAGANDA QUE O QUE ESTÁ NO PODER???
    POR ACASO EXISTE OUTRO PARTIDO COM TAMANHO PODER DE BARGANHA JUNTO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO O PT ATUALMENTE????
    VIVEMOS UM PERIODO DIFICIL PARA A IMPRENSA, O GOVERNO TENTA A TODO CUSTO SILENCIAR A LIBERDADE E JORNALISTAS ENGAJADOS EM REDAÇÕES ABREM MÃO DO OFICIO PARA TRABALHAR A SOLDO PARA UM PARTIDO!!!
    O MUNDO QUE GENTE COMO A DONA IRANI DEFENDE JA FOI TESTADO POR FIDEL, MUSSOLINE, LENIN E ATUALMENTE POR HUGO CHAVES E JA DEU NO QUE DEU!!!!
    O LENIN CHEGOU A ALEGAR QUE OS PROBLEMAS DA FRANÇA ERAM: A SIFLES, O ABSINTO E A LIBERDADE DE IMPRENSA!!!
    MAS TEM GENTE QUE TA ACHANDO BONITO E QUE ACHA QUE O GOVERNO DEVE SER O “PAI” DE TODOS E O JUIZ DA IMPRENSA!!!!!!

  13. Zelão diz: – Coerência; o que alguns chamam de indecisão
    Ao não se posicionar incondicionalmente favorável a instalação do Projeto Intermodal no litoral norte de Ilhéus, o candidato a presidência, José Serra, assume a postura de um administrador responsável, diante da execução de um projeto que tem prós e contra a sua implantação.
    A priori José Serra ressalta a importância econômica da realização do projeto para a Região Sul da Bahia, porém, acautela-se diante das questões ambientais levantadas, principalmente, por não estarem concluídos os estudos relativos aos impactos ambientais causados pela implantação do projeto.
    Ao assim agir, José Serra demonstra a sua coerência administrativa e a sua preocupação com o desenvolvimento sustentável do Brasil. Seria mais fácil demagogicamente para Serra, assumir a posição de defensor do projeto e agradar à população regional que está sendo mobilizada na defesa intransigente da implantação do Projeto Intermodal, apontado como única salvação para o desenvolvimento regional.
    Ficar sobre o murro, pode ser a posição daqueles que preferem apoiar a realização sem questionamentos do projeto, deixando para as gerações futuras, a responsabilidade ou o ônus das decisões que são nossas no presente.

  14. “O CERCO TÁ SE FECHANDO”
    _________________________
    O povo começa a se cansar, vejam os senhores e senhoras, no estado do Acre, com governador do pt, em pesquisa ibope o SERRA aparece em 1º lugar a MARINA em 2º e a DILMA em 3º, até hoje não entendi que apesar de toda popularidade do LULA o pt só fez 4 governadores contra 6 de psdb, e somente SÃO PAULO deu mais votos ao SERRA em 2006 do que todos o votos que o pt recebeu nos 4 estados, ah! ia me esquecendo, se não fosse a tabelinha do GEDDEL e do SARNEY seria somente 3 (ACRE, SERGIPE e PARÁ) e a BAHIA agora não estaria nesse caos total nos serviços públicos.

  15. “ESSA TURMA DO pt NÃO ENGANA MAIS NINGUÉM”
    ____________________________________________
    Tava todo mundo do pt botando gosto ruim no vice do SERRA, uns até chamando o candidato de, “UM ÍNDIO DESCONHECIDO”, mas com o vice deles, um do pmdb eles não tavam nem aí, achando que um cara subordinado ao renan e ao sarney seria melhor do que “UM ÍNDIO DESCONHECIDO” mas o motivo era outro muito diferente, o vice do SERRA já abriu o verbo, mandou ver, falou o que a mídia brasileira comprada com grana do BNDS nunca teve corágem de falar, inclusive a GLOBO que os fanáticos gostam tanto culpar por algo que vaza, enganação pura, eles sabem que a GLOBO tá na mão do lula e é a que mais deve ao BNDS. Agora querem processar “O ÍNDIO DESCONHECIDO” porque êle disse que o pt é ligado as farc colombiana, KKKKKKKKKKK grande novidade
    essa, o mundo inteiro sabe que um tal de padre medina, terrorista das farc mora em BRASÍLIA acobertado pelo governo lula e de quebra ainda tem sua esposa (Ângela Maria Slongo)trabalhando na campanha da DILMA e lotada em um orgão federal, mas precisamente no ministério da pesca, aquele ministério que o lula criou para para abrigar seus amigos do peito enquanto os pobres pescadores que se lasquem, mas vamos que vamos, assim que a Dilma tomar posse, se “DEUS” achar que merecemos esse castigo me mando para o CHILE ou até mesmo pra COLÔMBIA, lá tem as farc mas tem macho igual o URIBE pra e não esses terrorisras comunistas que só sabem destruir tudo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *