Tempo de leitura: 2 minutos

Em 2002, Lula teve vitória apertada em Itabuna

Jutahy: premissa falsa.

A principal figura do PSDB na Bahia, o deputado federal Jutahy Júnior, partiu de premissa falsa para dizer que acredita numa vitória histórica do presidenciável José Serra em outubro, diante da petista Dilma Rousseff.
Na entrevista que concedeu ao Trombone (veja aqui), Jutahy afirmou: “Tenho convicção da vitória de Serra na disputa presidencial, inclusive em Itabuna, como ocorreu em 2002, no segundo turno, contra Lula”.
Caso a história se repita, a vitória será de outro candidato. É que em 2002 o tucano foi derrotado em Itabuna pelo atual presidente da República tanto no primeiro quanto no segundo turno: Lula obteve 48.145 votos e Serra ficou com 44.055 votos no embate direto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quando considerado o primeiro turno, Lula obteve 34.827 votos e Serra, em quarto, registrou 10.226 votos. O segundo mais votado naquela peleja de 2002 no primeiro turno em Tabocas City foi Ciro Gomes. À época no PPS e apoiado por Fernando Gomes, o ex-governador cearense teve aqui 23.195 votos. O terceiro foi Garotinho, então no PSB, com 21.439.
Reconheça-se, no entanto, que há oito anos Itabuna era governado pelo deputado federal Geraldo Simões. O resultado do segundo turno, quando Serra quase bate Lula no município, deixou GS com a imagem arranhada. Serra teve o apoio do ex-prefeito Fernando Gomes.
O presidenciável tucano ficou a pouco mais de 4 mil votos do atual presidente da República, mesmo não tendo a mínima estrutura de campanha em “Tabocas”. Simbolicamente, foi uma vitória. Mas como a urna só admite a frieza dos números, o “Barbudinho” saiu vencedor em Itabuna e no plano nacional. Tornou-se o presidentente.
Leia sobre a visita de Serra ao sul da Bahia:

500 PESSOAS RECEPCIONAM SERRA EM ITABUNA

SERRA DIZ QUE É FAVORÁVEL À ZPE EM ILHÉUS

10 respostas

  1. de fato; considerando que Serra não tinha nada em Itabuna e é sulista contra nordestino, ele foi vencedor em Itabuna. Imagine a paixão do itabunense por Fernando é capaz de suicidio.

  2. A verdade às vezes dói, mas tem que ser dita:
    Se o PT local não tem conseguido êxito nas eleições locais, aqui em Itabuna, a culpa é do próprio pessoal do PT local (de seus seguidores e simpatizantes), que não têm competência, visão estratégica, além de não saber escolher direito os seus candidatos, …!!!
    Aqui sempre foi um reduto oposicionista, primeiramente com o José Oduque Teixeira, ao derrotar o Sr. José Soares Pinheiro, lá nos anos 70, depois com o Fernando Cuma que, inicialmente, era oposição ao carlismo (época em que o pessoal da família LEAL ainda era ligado à SULBA, isto é, ao carlismo – início dos anos 80), depois com o Sr. Ubaldo Dantas e, por último, com o próprio GS (considerado pelo PT, na época, como a Zebra), quando o Fernando Cuma mudou de lado. Só a partir daí a situação conseguiu ganhar eleições por aqui. Mas todos sabem que tal fato não foi uma mera coincidência, convenhamos, …!!!
    Acontece que o PT local, depois da época do Dr. Aurélio Laborda, que é um Médico competente e uma pessoa sensacional, mas foi embora daqui para Salvador, o que restou do PT local é composto de uma gente muito enrolada, incompetente, que não faz nada direito, além de querer impor as suas idéias a qualquer custo, agredindo verbalmente quem pensa de forma distinta deles (e ainda têm coragem de dizer que isso é “democracia”). Essa intolerância só os torna mais chatos, antipáticos, e o povo tem dado a resposta nas urnas (mesmo às vezes votando em alguns candidatos que, certamente, não deveriam ser votados em situações normais). Este comportamento radical e reacionário do PT local – dos seus simpatizantes e seguidores – só tem atrapalhado o desempenho do PT estadual e até mesmo do PT nacional por aqui, …!!!
    No campo administrativo, basta comparar o desempenho dos petistas de Vitória da Conquista com os daqui, …!!!
    A diferença é enorme, …!!!
    Para piorar a situação, ainda há quem receba um mandato de quatro anos, mas só cumpre um (projeto que é bom, nada). Quer ser exemplo de politico honesto, mas figura entre os fichas sujas. Não sou eu quem está dizendo, afirmando isto, mas os fatos e, contra fatos, não há argumentos. A lista é pública. Qualquer um pode consultar, …!!!
    Pregam a probidade administrativa, a honestidade, a austeridade na vida pública, a reputação ilibada e imaculada dos candidatos, afirmando que os piores estão onde está o Partido Democratas e correlatos, mas irão fazer justamente o inverso, ao pedir voto para quem, de uma forma ou de outra, consta na lista dos que a Jutiça Eleitoral entende que não têm uma bom histórico, que não são boas opções, …!!!
    Assim, eu pergunto: Não há, no mínimo, uma incoerência nisso, …?!?!?!
    Não precisa explicar. Eu só queria entender, …!!!

  3. EM 2002 SERRA ERA SITUAÇÃO E O POVO ESCOLHEU A MUDANÇA. EM 2010 SERRA É A MUDANÇA E O POVO QUER A CONTINUIDADE, POIS EM TIME QUE SE GANHA NÃO SE MEXE

  4. CIRO ! A PEÇA QUE FALTA NA DISPUTA.
    A TURMA DO PLANALTO O “FRITOU”. FICOU SEM APOIO, INCRIVELMENTE, DO PRÓPRIO PARTIDO, SUPOSTAMENTE, COMPRADO!
    ELE IRIA PA O 2o. TURNO E GANAHARIA DE SERRA. SERIA ELEITO, PRESIDENTE.
    MAS, POLÍTICA TEM “DESSAS”!

  5. Sr.Pimenta
    O deputado esqueceu que Serra ficou em quarto lugar em Itabuna no primeiro turno… Pelo menos o Alckmin ficou em segundo lugar em 2006 aki apesar de no segundo turno Lula obteve em Itabuna mais de 60 mil votos contra pouco mais de 45 mil do tucano!!

  6. É DESTA FORMA QUE ESSES MENTIROSOS QUEREM ADMINISTRAR O NOSSO PAIS,
    TODOS ELES SÃO DÁ MESMA LAIA,
    FORA SERRA,
    FORA FHC,
    FORA GEDDEL,
    FORA PAULO SOUTO,
    FORA FERNANDO GOMES,
    FORA CESAR BORGES,
    FORA AZEVEDO…

  7. A verdade é que Jutahy , não sabem como liderar, uma hora da apoio ao PT outra hora junta-se ao CARLISMO, por outro lado é um lider do PARTIDO ELITISTA (PSDB), o Deputado só aparece na hora de busca VOTOS, já chega de enganar os eleitores, Precisamos de Deputado que defenda os interesses da População.DILMA NELES!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *