Tempo de leitura: 2 minutos

Babau continua preso e pode ter a identidade indígena cassada

A Funai (Fundação Nacional do Índio) publicou uma nota em seu site, na qual  desmente nota da revista Época sobre a anulação do decreto que definiu uma área de 47.300 hectates, abrangendo parte dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, como terra indígena.
De acordo com a nota, a Funai continuará  com o “procedimento administrativo de identificação e delimitação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença”, conforme previsão do decreto 1775/96.
Divergindo da menção a “falsificações grosseiras” no relatório que identificou aquelas terras como pertencentes à tribo tupinambá, a Funai afirma que o documento foi elaborado por um grupo técnico “formado por profissionais de qualificação reconhecida” e “condensa dados de natureza etno-histórica, ambiental, cartográfica  e fundiária”. Lembra ainda que o relatório foi aprovado pelo presidente da fundação, por meio do despacho de número 24, de 17 de abril de 2009.
O órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, refere-se às contestações apresentadas pelos atuais proprietários das terras e diz que elas estão sendo analisadas “para posterior encaminhamento do processo demarcatório ao Ministério da Justiça, com vista à declaração dos limites da Terra Indígena”.
Sobre a informação, também divulgada pela Época, de que o “Cacique Babau” terá cassada a sua carteira de identidade indígena, a Funai não se manifestou. Babau está preso em uma penitenciária do Rio Grande do Norte, sob acusação de formação de quadrilha, porte ilegal de armas, invasão de propriedades e falsidade ideológica.

7 respostas

  1. Olha desde quando eu vi esse BABAU na midia sempre deu para perceber que el é falsario besta dos dentão pra fora.
    Indio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa….

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkk—-olha ai para cara dele…issso é indio nada—–kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk—ele estra rindo de felicidade ah indio falso…kkkkkkkkkkkkkkkkkk…prisao nesse indiozinho falso—-kkkkkkkkkkkk

  3. esses fazendeiros falidos que só ficam atras de dinheiro do governo federal para manter a pose. precisa o ministerio publico ficar atento.pois tem um monte deles que pegam emprestimo para a lavoura e aplica em carros importados e imoveis,A comunidade da região precisa ficar atenta com esses espertinhos.em itabuna e ilhéus é ninho desses sabidos.e não precisa dizer nomes aqui porque já conhecemos muitos deles.A POLICIA FEDERAL PRECISA PEGAR ESSES ESPERTOS.O DA PADIM JÀ ESTAR NO CONJUTO PENAL SÒ FALTA ESSES DO CACAU.ESTAMOS DE OLHO NOS ESPERTOS

  4. quem conhece a histoeia daquele povo que pode dizer se babau e ou nao e indio e preciso que a sociedade tome conhecimento da historia com mais resposabilidade e tenham mais respeito os idios tupinambas e se sencibilise com a luta da quele povo.

  5. O consciente, uma coisa não tem nada haver com a outra, o que está em questão, é esse marginal, que por sinal, é considerado o “maior produtor de cacau da região” agora de quem é esse cacau? é do pai dele que plantou em suas terras? não… são dos produtores que sempre deram seu suor, seu sangue e acima de tudo suas economias.
    Não tenho nada contra índio, pois todos nós somos descendentes deles, mas tenho contra o terrorismo que foi implantado por esse rapaz.
    Também não desejo nada de mal a ele, só torço para que ele seja julgado pelos crimes cometidos, que por sinal, não são poucos.
    Torcemos para que a paz volte a reinar em nossa região…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *