Tempo de leitura: < 1 minuto

O título de cidadão itabunense surgiu para ser concedido a pessoas que, apesar de não ter nascido na cidade, com ela têm contribuído de modo significativo. Infelizmente, não é isso que ocorre na maior parte das vezes.
Neste ano de 2010, que é o do centenário de Itabuna, mas também um ano de disputa eleitoral, foi praticamente inevitável que algumas indicações acabassem motivadas não pelo mérito, mas pelo processo político.
Vejam o caso do presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Loiola, que escolheu o empresário Augusto Castro como um dos que ganharão a cidadania itabunese. Não constam no currículo do homenageado as tais relevantes contribuições para a comunidade local, além do grande feito de ter alçado sua irmã Rose à vereança! Mas Augusto disputa mandato na Assembleia Legislativa e nesse momento o palanque lhe cai bem.
Outro que está utilizando o título de cidadão para fazer média política é o tucano Solon Pinheiro. Candidato a deputado estadual, ele faz “dobradinha” com o federal ACM Neto e aproveitou para incluir o título de cidadão itabunense no pacote.
A sessão de entrega do título de cidadão está marcada para esta segunda-feira, 26, a partir das 19h30min, na FTC. Na solenidade, serão ainda homenageados, com diploma de honra ao mérito, o deputado federal e ex-prefeito de Itabuna Félix Mendonça e o radialista Raimundo Varela.

14 respostas

  1. O título de cidadão itabunense virou moeda de troca e a câmara de vereadores de itabuna em um prostibulo. É como se você fosse comprar os serviços de uma garota de programa e tivesse que acertar com o seu cafetão. Essa homenagem passou a ser vista como uma grande desonra para aqueles que ainda tem um pouco de dignidade. Bfs, que nojo!

  2. Revoltante, bando de puxa-sacos! logo depois de eleitos como primeiro ato no cargo a maioria desses vereadores correram para concessionárias e compram um carrão; um deles que nem dirigir sabia. De carro na mão, levantaram os vidros, ligaram o ar condicionado e se esconderam daqueles que lhes colocaram no cargo público.Agora, precisando do voto, de novo, são só sorrisos, comprimentos, tapinhas nas costas: “conto com você companheiro”, “vamos caminhar juntos” blá-blá-blá-blá. De minha parte, estou vacinado coontra esses “beócios”, “pústulas”. Se depender do meu voto, vão voltar para o lugar de onde vieram e nunca deveriam ter saído.
    Alías, vamos lançar uma linda campanha: “politico não precisa de salário, o serviço público tem de ser como serviço militar” desse modo, se contaria nos dedos os que iriam se apresentar para servir a pátria”, “representar sua comunidade” altruismo etc.etc.etc.

  3. QUEM É AUGUSTO CASTRO????????????? O QUE ELE FEZ DE RELEVÂNCIA PARA ITABUNA?????????????? SÓ UM VEREADOR MEDIOCRE COMO ESSE LOIOLA PARA DAR RELEVÂNCIA A UM DESCONHECIDO QUE NÃO VAI PARA LUGAR NENHUM, A NÃO SER GANHAR EXPERIENCIAS PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
    -APROVEITE BEM O PODER LOIOLA, POIS SUA CARREIRA POLÍTICA É METEÓRICA.

  4. ALGUEM PODE INFORMAR A CIDADE DE ITABUNA O QUE QUE ESTE CIDADÃO QUE ATENDE PELO PESEUDONIMO DE ACM, JÁ FEZ POR ITABUNA,
    OU O QUE ESSE OUTRO CHAMADO AUGUSTO CASTRO AJUDOU A NOSSA CIDADE.
    TODOS SÓ QUEREM TIRAR DA NOSSA CIDADE, E AINDA APARECE UNS ALOPRADOS QUERENDO DAR TITULO DE CIDADÃO ITABUNENSES A ESTES FORASTEIRO.
    ¨ME MIRE E ME ERRE¨.

  5. O que Flores falou é a pura verdade, tanta gente boa que trabalhou pelo progresso dessa terra e que merece o titulo mais do que esses candidatos copa do mundo que ninguem sabe pra quem veio, mas sabemos muito bem pra onde irá se forem eleitos, e se nao forem daqui a quatro anos estarão novamente por aqui.
    Acorda minha gente, vamos dar o troco nesses bananas.

  6. Pessoal, tem alguma coisa errada em nossa cidade!!!!!!
    Não temos muito o que se orgulhar dessa gestão pifia do DEM em nossa cidade já tão desprezada, e agora dar um titulo de cidadão itabunense a uma pessoa que não é daqui, nunca fez nada pela cidade e está pouco se lixando por ela. ESTOU INDIGNADO…… Acho sim que pessoas como Adhelindo Kfouri, Chaves, os nosso fundadores e familiares e outros que realmente fizeram e fazem parte da nossa história que deveriam receber o titulo e serem homenageados como mercem.

  7. É lamentavel que Itabuna nas vesperas dos seus 100 anos, esteja assim tão mal representada na Camara de Vereadores, pelo que parece não sabem que os títulos honoríficos csão oncedidos a pessoas não naturais de um município, MAS que lá foram morar e desenvolveram sua vida. Ou seja um reconhecimento da comunidade Itabunesse pelo trabalho e vida das pessoas não naturais da nossa cidade.
    Setá que não temos ninguem merecedor deste título Senhores vereadores!!!!!

  8. Já não basta as denúncias de iregularidades! estes capachos ainda colaboram para expor ainda mais a Câmara. Isso aqui está precisando de uma grande faxina.

  9. Cidadão Itabunense…
    ACM NETO!!!! é BRINCADEIRA PORQUE NÃO CHAMA O GOLEIRO BRUNO, MIZAEL BISPO, NARDONE ETC.
    EU SUGIRO ALGUÉM QUE FEZ PARTE DA HISTÓRIA COM A IDADE ACIMA DOS 90 OU PRÓXIMO DISSO, UM COMERCIANTE EX. DANÚBIO AZUL, CAFÉ POMAR,BATIDA DO BECO DA FUXICO ENTRE OUTRO NÃO ESSES FORASTEIROS CORRUPTOS.
    SOLON VOCÊ ACABA DE PERDER MEU VOTO EM QUALQUER ELEIÇÃO DE DISPUTAR.
    ROBERTO.

  10. Às vezes, diante de tão hábeis comentários, fogem palavras de idignações diante de uma câmara de vereadores que em sua maioria gostam de cameras, de mídia, do linguajar popular, ficar do lado dos coronéis modernos da política, se pegar uma máquina de moer carne, ou uma peneira… Ou algo que possa ser usado para refinar, expurgar… Veríamos se conseguíssemos enxergar, poucos merecedores de fatos do título de cidadão itabunense nos indicados. Enfim, fico olhando para as indicações e não consigo enxergar outra coisa, que não seja bajulação, babação de partes baixas baterem no chão… Portanto, por que não indicaram o jegue de uma certa ilha que o fétido baronético cachoeiras já levou, ou que levar… De certo, pelo menos o tão equino fez alguma coisa por Itabuna, ou seja, mostrou como sobreviver as burras escolhas dos novos, Deus nos livre, cidadãos grapiuneses.

  11. Concordo Sr. crético, o jegue seria uma legítimo cantidato.fez história na nossa terrinha.portanto título merecedor ao jeque, pena que os seus irmãos da camara n/o reconheça.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *