Tempo de leitura: < 1 minuto


Divisão Itabuna-Ilhéus é polêmica (Foto A Região).

Numa das edições especiais do centenário de Itabuna, e que está nas bancas, o jornal A Região aprofundou-se na polêmica sobre limites territoriais entre Ilhéus e Itabuna. De acordo com a publicação, a polêmica é quase tão antiga quanto “Tabocas”: 98 anos.
Em abril deste ano a Prefeitura de Ilhéus encaminhou para a Superintendência de Estudos Sócio-Econômicos da Bahia (SEI) – protocolo nº 140110000554712 – pedido de revisão dos seus limites territoriais.
O prefeito ilheense, Newton Lima (PSB), contesta novo mapeamento estadual que levaria Ilhéus a perder parte significativa de seu território para municípios como Uruçuca, Itajuípe, Itabuna, Buerarema e Una.

Por meio de ofício, prefeito esquenta ainda mais a polêmica ao relembrar que parte da Califórnia, em Itabuna, pertence a Ilhéus. Como Itabuna atende à localidade com serviços públicos, e pelo princípio da conurbação, definiu-se como sendo itabunense. É o que popularmente chamamos de “contrato de gaveta”.
A discussão ficou ainda mais acirrada a partir da instalação dos empreendimentos Atacadão e Makro, localizados na rodovia Ilhéus-Itabuna, mas em território ilheense. Os atacadões, porém, estão a cinco quilômetros do centro itabunense e a mais de 20 da Terra de Gabriela.
Se a reivindicação de Newton Lima é procedente, poderíamos dizer, então, que a loja do Maxxi (a empresa atacadista do Walmart) será instalada, também, em solo ilheense. Vixe…
Confira a reportagem na íntegra

8 respostas

  1. Realmente tenho acompanhado esse assunto a dias. Com muito propriedade o Marcel Leal ja vinha falando em ItaIlheus e chegou a hora de esquecermos o bairrismo e trabalhar pelo progresso dessas duas grandes cidades do Sul da Bahia. Com minha pequena visao, ainda posso ver como seria bom se tivesse um Central de Coleta de Lixo, que viesse atender as duas cidades. Vejo tambem como seria bom de tivessemos centralizado no eixo a Central de Combate a Incendio (Corpo de Bombeiros) e a Centralização do Samu para ambas cidades e ai vai surgindo novos ideias e empreendimentos com objetivo de atende-las melhor. Pensar em regiao Metropolitana com certeza essa nao atenderia os pre-requisitos necessario para tal, embora o IBGE ja classifica Ilhes/Itabuna, como Capital Regional Tipo A, pois umas das primeiras exigencia é tenhamos uma população superior a 1.000.000 de habitantes. O novo Censo começa no proximo mes e apos isto conheceremos melhor a realidade socio-economica da nossa regiao. Por outro lado os municipios deverao ficar atentos para coletas de dados, por parte do IBGE pois eles serao decisivos na partilhas da verbas federais e estaduais.

  2. O Prefeito de Ilheus não Cuida da Cidade, como é que ele quer se aposar de outros Municipios. Prefeito vá cuidar de seu Municipio que é uma bagunça, cheio de lixo, o transito horroroso.

  3. Com todo respeito à posição de autoridade, mas esse Prefeito é um Zé Mané, …!!!
    Tecnicamente, Ilhéus não consegue fornecer serviços básicos além do Salobrinho. Isso não sou eu quem está dizendo. É fato, qualquer pessoa sabe, …!!!
    Até mesmo o Salobrinho, que deveria ser um tremendo bairro universitário, nos moldes de Camobi, em Santa Maria – RS (que pelo fato de ser moradia de Professores, Funcionários e Estudantes, prinipalmente de pós-graduação, atraiu concessionárias de automóveis, cartório, hospital, agências bancárias, Shopping, supermercado, boas escolas, lojas e todo tipo de serviços), mas o que vemos por aqui é aquela eterna vergonha, sem o mínimo de infra-estrutura, perdido no tempo e no espaço, carente de tudo, …!!!
    Muitos Professores da UESC, inclusive eu, têm vontade de morar no Salobrinho, por estar mais próximo à UESC, onde deveria ser um senhor bairro universitário, fomentando o desenvolvimento do local e atraindo empreendimentos e serviços – desenvolvimento – mas ao longo de tanto anos, o que a Prefeitura de Ilhéus tem feito para que o bairro se desenvolva, para que a relidade mude para melhor, …?!?!?!
    Absolutamente nada, …, agora fica numa usura, querendo manter a posse apenas de mais território, parecendo até os antigos coronéis de cerca de dois séculos atrás, que só queriam mais terra, ao invés de aumentar a protutividade – que significa produção por área, …!!!
    Do jeito que o Salobrinho está é que ninguém irá morar por lá mesmo, por mais que pareça ser vantajoso, cômodo, próximo ao local de trabalho, …!!!
    Sinceramente, é um ridículo que pensa pequeno, em pleno ano de 2010, …!!!
    Com a mentalidade tacanha dele, é bem capaz de querer que volte as Capitanias, …!!!
    É cada um capicongo, …!!!
    Aff, …!!!
    Plebiscito já, …!!!

  4. Li na íntegra a reportagem e ela diz:
    “Em 1931 Gileno Amado, Salomão Dantas e Henrique Alves dos Reis foram nomeados para estudar o assunto. Eles entregaram um mapa do município ao interventor da Bahia, Leopoldo Afrânio Bastos Amaral.
    Amaral assinou decreto reconhecendo os direitos de ITABUNA…”
    Makro e Atacadão, segundo o decreto, são empreendimentos dentro do território Itabunense!!!!
    Acaba aqui a briga!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *