Tempo de leitura: 2 minutos

Lomanto Lacerda

A falta de atitude para controlar quantidade e qualidade dos mototaxistas pode fabricar um monstro incontrolável.

Neste 27 de julho, Dia Nacional do Motociclista, temos muito pouco para comemorar. A resolução número 350 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) propiciou um grande avanço para a profissionalização dos mototaxistas e dos motofretistas do Brasil.
Grande avanço mesmo são as aulas de ética e cidadania que serão ministradas para esses profissionais, pelo simples fato de acreditarmos que muitos dos problemas envolvendo esses profissionais só se resolvem com uma conscientização da necessidade de união de três pilares fundamentais. São eles cidadania, ética e trânsito. Quando estes andam juntos, todos nós ganhamos.
A resolução inteira ajuda e muito a segurança dos usuários, principalmente de mototáxi, em todo o Brasil, com destaque para o item de gestão de risco sobre duas rodas, que, se estiver bem elaborado, será uma grande ferramenta para diminuir o número de acidentes com esses profissionais.
O grande atraso fica pela omissão do dever de vários municípios, entre eles Itabuna e Ilhéus, que não cumprem suas obrigações morais de regulamentar o serviço para que os usuários nestas cidades possam utilizá-lo com segurança. Esse fato é uma ameaça à legislação [que periga] cair em desuso nestes municípios e o serviço ser praticado por qualquer motociclista sem qualificação.
A falta de atitude em não controlar quantidade e qualidade dos mototaxistas pode fabricar um monstro incontrolável, levando empresas de ônibus à falência, infiltração do crime no interior da categoria e um aumento de acidentes envolvendo usuários desse serviço.
Talvez quando os secretários de transporte e trânsito destes municípios resolveram trabalhar, já seja tarde demais! Mesmo assim, parabéns para nós motociclistas.
Lomanto Lacerda é presidente da Associação dos Mototaxistas, Motoboys e Motociclistas de Itabuna.

3 respostas

  1. Companheiro, em Ilhéus estamos em plena campanha de LEGALIZAÇÃO, nós do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia, junto com o SINDMOTOSUL sindicato dos moto-taxistas, em parceria com SEIS vereadores escrevemos um projeto que será apresentado agora na volta do recesso, portanto, aqui estamos nos organizando, acredito que aí também chegará, assim que as categorias envolvidas queiram realmente, você está totalmente certo quanto aos secretários etc, mas nós não podemos esperar temos que ir atrás, buscar. Se interessar podemos repassar todas as informações de que dispomos.
    Grato!
    Valério Bomfim
    SINDATRAN/BAHIA

  2. antes de mais nada vc ficou calado por muito tempo por causa de suas regalias cedidas por Gilson Nascimento agora vem criticar o secretário de Transportes! sai dessa nem moto taxi vc é!!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *