Tempo de leitura: < 1 minuto

A situação do município de Santa Luzia, sul baiano, em relação à segurança pública, diz muito sobre o descaso com que este setor tão delicado é gerido na Bahia. Aliás, isso é histórico.
Santa Luzia, como tantos outros municípios, sempre se viu na obrigação de complementar os parcos investimentos estaduais na segurança. O imóvel que serve de cadeia pública e até a sede local da delegacia tinham seus aluguéis pagos pela prefeitura. Esta ainda se encarregava de abastecer viaturas e fornecer cestas básica a policiais.
Ocorre que, no meio da crise, o governo de Santa Luzia usou a lógica e cortou a despesa que fazia por mera liberalidade, já que o dever de bancar a segurança é do Estado. O prefeito Ismar Santana (PTB) decidiu não pagar mais os aluguéis da delegacia e da cadeia pública, além de ter suspendido os gastos com abastecimento de veículos da polícia.
Na cidade, a notícia já se espalhou e a população teme o que irá acontecer quando não houver mais sequer um lugar para prender os delinquentes. A coisa está tão feia que o delegado André Viana, titular da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior, seguirá em diligência ao município já no início da próxima semana.
A única esperança é que o Estado realmente assuma o papel que lhe cabe, pois Santa Luzia já não tem mais condições nem mesmo de assumir as próprias obrigações (os médicos pararam de atender por falta de pagamento), quanto mais as alheias.

8 respostas

  1. Parabéns Sr. Wagner (PT), SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO nos quatros anos do seu governo, tem sido a marca da sua excelente administração.

  2. Silvana vc não conhece Santa Luzia, o municipio tem condições de se manter, o que acontece é que a prefeitura da de material de construção para os policiais fazer casa até a rango.
    o vice prefeito de Una é quem manda em toda a verba ele e o secretário de educação que ficou rico em santa luzia eles jogam o dinheiro para cima o que descer é do municipio, o secretário de saúde não é da cidade e também fazia a mesma coisa, Medico que trabalha em santa luzia é só a dr. Maria Antonia porque o resto sáo um bando de peso morto,vão trabalhar no dia que quer. lá é casa de mãe joana todo mundo manda, do gari até a mulher do prefeito.

  3. Parabens ao PREFEITO isso é obrigagação do ESTADO e fico triste pela POPULAÇÃO que vai sofrer com esse descaso do GOVERNO DO ESTADO que se diz perfeito aqui no SUL da BAHIA não faz nada lá pra região metropolitana de SALVADOR faz tudo e povo do SUL e EXTREMO SUL da BAHIA que se LASQUE esse é o leque e o regime do PT vamos acabar com essa desigualdade a região SUL tambem existem o povo tem que acordar

  4. Realmente a situação em Santa Luzia está feia!
    Não há nenhuma organização administrativa, a começar pelo prefeito que não despacha na Prefeitura, ele só atende em sua casa e à noite, pois durante o dia dorme o dia todo. Este fato é de conhecimento público, e ninguém faz nada!
    A saúde é o setor que passa pela pior situação. O antigo secretário de saúde, um médico de Camacã (um grande fazendeiro e dono de hospital privado), desestruturou totalmente o setor de saúde municipal que já era capenga. A comunidade ficou sem atendimento médico durante alguns meses. Até o serviço de pronto socorro foi completamente desativado.
    Hoje, se uma pessoa precisar de um atendimento médico de urgência, tem que se deslocar até Camacan. Se realmente for caso de emergência, tem que rezar muito para chegar vivo.
    Acredito que a gestão municipal deveria sofrer uma intervenção das autoridades competentes, e a população se mobilizar para tirar este prefeito, para não sofrer mais ainda nestes dois anos restantes.

  5. O grande erro desses prefeitos é achar que tem bala na agulha pra manter a segurança por conta própria em detrimento de outros serviços essenciais. Vale lembrar que os policiais já são pagos com dinheiro público, mas para trabalharem em municípios pequenos eles exigem que a prefeitura além de arcar com todas as despesas ainda os pague mensalmente uma ajuda de custo (no caso do meu é de R$ 800,00 para cada PM), mas a depender da patente consegue-se um pouco mais. Quando o prefeito resolve suspender essas tais ajudas ai o estado de calamidade na segurança aparece. Tenham absoluta certeza que se as ajudas de custo não voltarem o mais breve possível haverá uma debandada total dos policiais e demais agentes de segurança que ali trabalham. Afinal quem quer segurança que pague.

  6. PREFEITO COVARDE ,VEREADORES COVARDES, EU TENHO VERGONHA DE TER VIAJADO 1800KM PRA VOTA NUM ESTRUMO DE GENTE COMO ESSE “DEFEITO” E NÃO PREFEITO … QUE DEIXA Á CIDADE NAS MÃOS DO VICE DE UNA QUE SÓ ESTÁ TIRANDO O QUE COLOCOU NA CAPANHA DE ISMAR, OS PRA-LAMENTAR MECENARIOS VEREADORES RECEBEM PROPINA E COMEDO DE MORTE APROVAM AS CONTAS. SÓ NA BAHIA PRA UM VICE DE MERDA DE OUTRA CIDADE TOMAR CONTA DAS FINANÇAS DE OUTRA CIDADE??? O POVO ?? O POVO MORRE ENQUANTO O SECRETARIO DE EDUCAÇÃO … RSRSRS

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *