Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

A cúpula do tucanato, alojada na Avenida Paulista, tem três importantes preocupações com a eleição presidencial: 1) o crescimento da candidata do PT, Dilma Rousseff, nas regiões sul e sudeste. 2) o impressionante poder de transferência de votos do presidente Lula. 3) a própria Dilma Rousseff.
As preocupações 1 e 2 já são fatos. A petista começa a incomodar os tucanos nos seus redutos, onde Serra está na frente de Dilma nas pesquisas. Sobre Lula, é inquestionável o seu carisma e o fato de Dilma contar com o maior “cabo eleitoral” da história do Brasil.
Só falta agora, para o desespero do PSDB, é a candidata Dilma mostrar que tem luz própria, ou seja, que pode caminhar com os próprios pés, que pode se virar sozinha, independente do PT e, principalmente, do presidente Lula.
Portanto, o debate na Band, dia 5 de agosto, quando Dilma fará uma “acareação” com Serra, é de suma importância. Se Dilma sair bem, será o início da conquista dos votos pela própria Dilma. A Dilma com luz própria.
NO LIMITE

Toda indefinição política tem o seu limite e o seu preço. Ultrapassando esse referencial, o indeciso começa a ser menosprezado e, o que é pior, não levado a sério pelos que disputam o seu apoio.
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, precisa se definir em torno dos seus candidatos na eleição de 2010, principalmente em relação ao governo do Estado, se fica com Paulo Souto (DEM), Geddel (PMDB) ou Wagner (PT).
A indefinição do chefe do Executivo, eleito pelo DEM, depois de derrotar a petista Juçara Feitosa com uma frente de mais de 12 mil votos, já passou do limite do aceitável. O político tem que ter lado, não pode ficar agradando a gregos e troianos.
PDT
O Partido Democrático Trabalhista de Itabuna, o PDT, presidido aqui na Bahia pelo bom gaúcho Alexandre Brust, não compareceu no encontro do governador Jaques Wagner com as lideranças e os partidos políticos do sul da Bahia.
O PDT de Itabuna, hoje atrelado ao governo municipal, espera a decisão do prefeito Azevedo. Aliás, o presidente de fato do PDT é o prefeito democrata, já que não existe nenhuma orientação do comando estadual para que o partido se posicione a favor da reeleição de Wagner.
O PDT histórico, que apoia o legítimo projeto de reeleição do governador Jaques Wagner, marcou presença.

7 respostas

  1. Parece que Azevedo desconhece a regra de quem chega primeiro, bebe água limpa.
    Newton de Ilhéus foi mais sabido, está com os 3, Souto com Marão seu vice, Geddel com a mãe do vice, a Deputada Ângela Sousa e o secretário Carlos Freitas. Ele fica com Wagner.

  2. O pessoal do PT tem que ficar preocupado com o desempenho da Dilma no debate, …!!!
    Por falar em debate, que tal colocar um telão em algum local público no dia do debate para Governador da Bahia, afinal, pouca gente consegue pegar a Band da Bahia por aqui, …!!!

  3. Você é que esta preocupado Sérgio.
    Procurando chifre em cabeça de cavalo.
    Debate pra que?
    Quando povo quer, é cabelo,barba e bigode.
    Você vai ficar sem um lugar para chorar suas pitangas, o Pimenta vai cair na real, e ver que você é uma mala sem alça.

  4. Não só o IBOPE, mas os demais institutos de pesquisas tem mostrado apenas o óbvio, o Lula
    empurrou a Dilma guela abaixo dos petistas e não admitiu nenhum tipo de contestação, os poucos que começaram a se rebelar êle mandou pastar e os demais se calaram e todo
    partido teve que aceitar e fim de papo, o Serra pelo contrário, apesar de ser o nome do psdb mais pontuado nas pesquisas em todos os tempos sempre emfrentou resistências em seu partido, basta voltarmos a 2002 que vamos notar os mesmos entraves de 2010, e olhem que naquela época o Lula não tinha os 80% de aceitação que tem hoje, muita gente pensando que pelo fato da Dilma ser uma desconhecida e inesperiente, começaram a bagunçar totalmente o coreto do seu próprio partido, pois bem, o psdb tá colhendo apenas aquilo que plantou, gostem ou não, mas na minha opinião quem mais bagunçou foi o Aécio, em 2008 o Serra fez todo mundo engolir o Kassab, inclusive parte do psdb seguidores do Alckmin, será que só isso já não o credenciava a ser o cabeça de chapa para 2010? sem contar que por pouco Não venceu em 2002, mas não, o Aécio començou a atrapalhar tudo, aí não deu outra, a máquina do governo lula e tudo que há de sujeira começou a passar o rolo compressor até mesmo em parte do seu partido. O fiasco praticado pelo Aécio beneficiou apenas sua candidatura, se as pesquisas se confirmarem além do Serra o Anastasia (substituto do Aécio no governo de MINAS)perderá para o Hélio Costa/pmdb aindano 1º turno, é esse o prestígio que o Aécio tem em Minas? só não entendo esse muistério da popularidade do Lula, em 2006 êle já tava na casa do 70% de aprovação, seu partido só fez 4 governadores, assim mesmo o da BAHIA só se elegeu com a ajuda do Sarnei e do Geddel, no ACRE, PARÁ e SERGIPE QUASE PERDE, aí vem 2008, o Lula e toda sua tropa de choque se mudou para SÃO PAULO, nada adiantou, o Serra encaçapa o desconhecido Kassab na prefeitura, o pt só venceu eleições em SÃO PAULO com a Luisa Erondina e a Marta Suplicir assim mesmo com a ajuda do Mário Covas/PSDB porque êle não queria o Maluf na prefeitura, também foi só.

  5. a cúpula do tucanato está na avevida paulista e no entanto é o estado disparadamente mais desenvolvido do país. e uma das cúpulas do PT está em São Luis do Maranhão, o estado mais miserável do Brasil.
    moral da história:
    Lulla = Sarney

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *