Tempo de leitura: < 1 minuto

Em sem microblog no Twitter e na página que mantém na internet, o ex-deputado federal Josias Gomes, do PT, trouxe à tona a vexatória situação do aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus. Impossibilitado de operar por instrumentos, o terminal se tornou capenga e a quantidade de voos cancelados e aviões que não conseguem pousar é imensa.
Diante do sério risco de que as companhias aéreas acabem deixando de operar no Jorge Amado, Gomes diz que é urgente a construção do novo aeroporto, projetado para a zona norte de Ilhéus.
Enquanto o projeto não sai do papel, os passageiros e tripulantes continuarão passando apuros nos voos para a Terra da Gabriela.

13 respostas

  1. QUANDO ERA DEPUTADO ELE PASSOU MAIS TEMPO NOS CAIXAS DO BANCO RURAL DO QUE PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO DO AEROPORTO DE ILHEUS!!!!
    PRA MIM O DISCURSO DE JOSIAS É TÃO VAZIO QUANTO O DE PAULO SOUTO!!!
    OS DOIS TIVERAM OPORTUNIDADES E AGORAM ANUNCIAM BOAS NOVAS COMO QUEM ESPERA A PRIMEIRA CHANCE!!!
    MENSALÃO NUNCA MAIS!!!!!!

  2. Uma vez, comentei, em outro blog, sobre a insegurança do aeroporto de Ilhéus em relação ao tamanho da pista de pouso e da aréa de escape, em caso de acidente. Um certo jornalista local me criticou ferozmente, dizendo que a pista tinha tamanho adequado e que as aeronaves não correriam perigo em caso de escape, uma vez que de um lado encontra-se o rio e do outro o mar, onde, segundo ele, o pouso seria “amortecido”. Argumentei que o contato com um simples obstáculo era o suficiente para causar uma explosão, no que ele respondeu que só se os obstáculos fossem os caranguejos. Repliquei dizendo que, além dos “caranguejos”, existiam um hotel, pedras, carros passando e outros objetos que o “famoso” jornalista regional não achava que representassem qualquer perigo. Alguns meses depois, aconteceu o acidente da TAM em Congonhas e todos sabem o que aconteceu. Citei o acidente porque as dimensões da pista de Congonhas são semelhantes a do aeroporto de Ilhéus. Quem já pousou no aeroporto vizinho sabe das frequentes “freadas de arrumação” que os pilotos são obrigados a dar por conta do tamanho insuficiente para o pouso de grandes aeronaves (Airbus 320 ou Boeing 727), o que fica pior nos dias chuvosos.
    Está mais do que na hora da região ter um aeroporto com dimensões apropriadas para receber vôos regulares de grandes aeronaves, o que só traria benefícios para o turismo e comércio da região. Para o jornalista que disse, na época, que voava desde que era criança e que tinha milhares de horas de vôo, achando improvável a ocorrência de um acidente em Ilhéus, meus pêsames antecipados. Espero que ele tenha mudado de opinião e não fique defendendo uma causa irresponsável em nome do interesse de terceiros que preferem manter o aeroporto atual funcionando de qualquer jeito, somente para não serem prejudicados em seus negócios. Sorry…

  3. nossa que novidade que ele descobriu… eu fui vitima desse absurdo e estou aqui de SP preparando uma campanha para ver se os politicos tomam vergonha. O titulo: LUTO: O TURISMO MORRE NO AEROPORTO DE ILHEUS.
    Eu saiu de SP pra visitar meus pais numa 6a feira com planos de retornar sabado a tarde. Meu voo nao pousou e fomos pra SSA. Lá ja estavam mais de 800 pessoas. Nao haviam onibus para todos. Vim por conta propria pra IOS. Corri pra ganhar tempo. VOltei pro aeroporto e quando fui a vez do meu aviao pousar ja perto da pista ele arremeteu e nao voltou mais. Tive que voltar por conta propria pra SSA. Ja haviam mais de 500 pessoas em SSA e mais 200 em IOS pra ir de onibus da Cia area pra SSA. Cheguei em SSA as 7 da manha de domingo e só aí consegui um voo pra GRU. EU levava meu filho de 13 anos. Imaginem a roubada que coloquei o menino que tava de ferias em Orlando. A viagem acabou me custando mais que o dobro, mas fora isso a dor de cabeça e a vergonha que passamos pois sou ilheense tambem. Felizmente tenho condicoes financeiras pra me virar. E quem nao tem? Nesse periodo vi turistas do EUA, Europa, brasileiros em ferias, criancas, todos afirmando que jamais voltariam para Ilheus. Incrivel a falta de força politica para resolver isso. Santos Dumont é muito pior e funciona numa boa. Realmente é preciso uma forte movimentacao dos empresarios porque o novo aeroporto vai demorar. O governo vai ter um custo alto com os aeroportos da Copa e vai deixar IOS por último. Espero estar errado. Quem sabe nós internautas nao podemos fazer uma manifestacao?! Aguardo sugestoes. COmo vamos concorrer com Porto Seguro? E observem, graças a COmandatuba a coisa nao está pior. Quando IOS está fechado, os voos da TAM ainda pousam lá. Os da Gol nao. Vamos nos falando pessoal. Vamos pro Twitter, blogs, sites, quem sabe a gente nao é ouvido. Busquei uma empresa de outdoor da regiao pra fazer uma campanha os caras nem me retornam o email. Propus pagar a vista e antecipado o custo de 5 outdoor, mas eles nem deram retorno. É uma empresa chamada Gavea, de Itabuna. Acho que meu proposta ia mexer um pouco. Ao pessoal desse site bacana leve isso as autoridades.
    abraços e sorte a todos dessa linda regiao.

  4. Tudo bem…um novo aeroporto é muito bom não só para Ilhéus como para toda a região, mas o Jorge Amado nunca teve um acidente, não é para se fazer essa tempestade no copo d’agua. Agora com certeza um maior aeroporto e internacional ficaria bem melhor para todos.

  5. Vamos deixar de sonhar com o novo Aeroporto Internacional para Ilheus, pelo menos ate 2015 quando acabar a copa do mundo, pois prioridades sao para reforma e ampliação dos aeroportos da cidades que irao sediar os jogos da copa. Qualquer conversa ou promessa neste sentido é enrolação. O que deveria ser feito é dotar o Aeroporto Atual dos instrumentos necessarios para pouso e decolagem a noite. Agora quero ressaltar que nao é so privilegio do Aeroporto de Ilheus ficar sem tento, isto tambem acontece com outros aeroportos tambem, como por exemplo o de Salvador que tem instrumento e tudo e ja teve como o Aeroporto de Ilheus, como opção de emergencia para descida de aeronaves comerciais. O Aeroporto Santos Dumont tambem apresenta fechamento para pous.o, devido nevoeiro e utiliza do Internacional do Rio de Janeiro como opção, nesses causo. Finalizando quero tambem afirmar que o Aeroporto de Ilheus é um dos mais seguros do Brasil, pois nao tem obstaculos em sua cabeceira, de um lado temos o Rio Cachoeira e outro lado o mar, o que nao acontece com o de Cangonhas Sao Paulo, localizado no centro da Capital Paulista e foi alvo dos 2 maiores acidentes aereo do Pais.

  6. Este é um dos princiais problemas que a nossa região efrenta atualmente. Um dos gargalos que impedem o desenvolvimento regional, pois sem este novo aeroporto, todos nós ficaremos isolados das principais regiões do país e do mundo – via conexão.
    Para resolver essa situação será necessário muita habilidade, representatividade e vontade política, pois com os adventos da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, além da crise nos aeroportos das principais capitais estaduais brasileiras (capacidade menor que a demanda em muitos deles), além da própria capital federal, claro que a prioridade será investir, primeiro, nos aeroportos das grandes cidades, …!!!
    Não vai ser tão simples encaixar o aeroporto de Ilhéus neste pacote, alocar recursos que, por si só, são escarsos, sem justificativas muito, mas muito, plausíveis, …!!!
    Se ficarmos apenas com twitter, discursos, promessas, e blá, blá, blá, de políticos, veremos, mais uma vez, nossa região ficar em segundo plano, …!!!
    É difícil, mas não é impossível, …!!!
    Há de haver uma grande mobilização regional (uma campanha envolvendo todos os segmentos), senão, …?!?!?!

  7. Forte, idiota, sempre o aeroporto serviu muito bem a nós, por questoes politicas e um punhado de investidores locais lá pelas bandas do norte é que querem construir.Viva a nossos politicos estúpidos e inconsequentes.

  8. Valeu Josias Gomes, nossa região precisa de Deputado como Você, precisamos de deputados corajoso para nos representar a altura de no sul da Bahia, avante e até a vitoria,Parabénssssssssss
    Junior

  9. É, PARA QUEM JÁ SE ENVOLVEL EM ESCÂNDALO COM AMBULÂNCIA NÃO CUSTA NADA SE ENVOLVER EM ESCÂNDALO NA CONSTRUÇÃO DE AEROPORTO NÉ? AFINAL TEM MAIS DINHEIRO ENVOLVIDO. É AQUELA HISTÓRIA: SE TÁ HAVENDO DESVIO É PORQUE TÁ SE EXECUTANDO ALGO, OU SEJA, ROUBA MAS FAZ.
    SAI DAÍ SEU OPORTUNISTA. TRISTE DE QUEM VOTAR EM TÃO DESQUALIFICADO POLÍTICO COMO VOCÊ, QUE INCLUSIVE TEM DE MONTE POR AQUI NO SUL DA BAHIA.

  10. E o nosso Tertuliano Guedes, como fica? o DERBA vai revitalizar?
    Quanto ao Aeroporto de Ilhéus, compensa mais dotar de instrumentos.
    Esta previsto uma reforma neste aeroporto ainda neste ano, instalando Ar condicionado central nele. Então, que instalem os instrumentos necessarios que pelo menos deixem o Aeroporto operante pelo menos ate depois das Olimpiadas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *