Tempo de leitura: 2 minutos

Numa demonstração de desrespeito ao espaço público, candidatos a deputado federal e estadual estão invadindo praças e calçadas em Itabuna. Eles passaram a usar o espaço público como extensão de seus comitês eleitorais, colocando placas em lugar pertencente aos pedestres.
Posicionadas como estão, algumas placas chegam a dificultar a passagem das pessoas, gerando risco para quem atravessa a rua em pontos da Avenida do Cinquentenário, Jardim do Ó, Praça José Bastos e Avenida Amélia Amado.
Abaixo, as infrações que o Pimenta flagrou em uma voltinha rápida pelo centro da cidade (as imagens são de Fábio Roberto):

A placa dos candidatos ACM Neto (DEM) e Solon Pinheiro (PSDB) foi colocada na grama da praça.

Quem passa por esse ponto da Amélia Amado precisa se espremer para dar espaço ao coronel.

Propaganda do candidato obstrui acesso do pedestre à calçada (alguém da Secretaria de Trânsito está vendo isso?).

12 respostas

  1. Ocorre que de acorto com a resolução 23.191 / 2010, do TSE que dispões sobre propaganda eleitoral e as condutas vedadas em campanha eleitoral, mais precisamente em seu art. 11 § 4º que reza: É PERMITIDA A COLOCAÇÃO DE CAVALETES, BONECOS, CARTAZES, MESA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DE CAMPANHA E BANDEIRAS AO LONGO DAS VIAS PÚBLICAS, DESDE QUE MÓVEIS E QUE NÃO DIFUCULTEM O BOM ANDAMENTO DO TRÂNSITO DE PESSOAS E VEÍCULOS (Lei nº 9.504/97, art. 37 § 6º).
    E no paragrafo quinto diz: A MOBILIDADE REFERIDA NO PARÁGRAFO ANTERIOR ESTARÁ CARACTERIZADA COM A COLOCAÇÃO E RETIRADA DOS MEIOS DE PROPAGANDA ENTRE 8 HORAS E 22 HORAS (Lei 9.504/97, art. 37§ 3.
    Portanto, não devemos esquecer que quem faz as leis são os próprios beneficiários.
    Na minha opnião as eleições brasileiras só serão expressão dá democracia, quando o eleitos aprender a votar em bons candidatos.

  2. Com toda miséria, ainda é melhor uma placa e/ou um galhardete (que são provisórios), que um cartaz pregado na parede, ou mesmo um muro pintado com nomes e números de candidatos, como foi mostrado outro dia, na Rua Almirante Tmandaré, …!!!
    Mas todos estão errados, na verdade, …!!!
    Com a palavra, a justiça eleitoral, …!!!

  3. Do Wikipédia :
    “Um Outdoor é a designação de um meio publicitário exterior, sobretudo em placards modulares, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas cidades e… ESCORADOS EM SERES HUMANOS.
    Quando me deparei com esse trambolhos de gosto duvidoso atrapalhando o caminho dos transeuntes, pensei no ser humano que servia de escora. Trabalhinho degradante esse !
    Bota poluição visual nisso. Mal agouro, encarar esses candidatos CARA de pau, logo de manhã. Sorrisos plastificados, um horror.

  4. Será que Solón não sabe que o espaço PUBLICO não pode ser palanque de candidato, e que isso da multaq e cassasção? K-d o Ministério Púlico ou o Juiz eleitoral?

  5. Aposto que êstes que estão criticando são os que chegaram atrasados, não pensaram antes em fazer o mesmo.
    Pois é, o povo de ACM é mais inteligente!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Por isso que gosto do pimenta pensei que ninguem ia tocar nesse assunto, o pior de todos é o do Coronel Santana que esta um cartaz pregado aonde fica aqueles camelôs no canal…
    Sera que isso nao é orgão publico pra ter aquilo ali???

  7. Pelo que se observa na colocação da placa dos candidatos a deputado estadual Solon e federal ACM Neto, não está em cima da calçada, pelo que informa a foto, a placa tá em cima da grama e não como informa o blog Pimenta. Não sabia que as pessoas que ali transitam estão usando a parte do gramado como calçada.

  8. As placas colocadas mesmo em cima do gramado das praças estão estimulando uma poluição visual a população, pois deixar de adimirar o verde da natureza para olhar para as fotos desses canalhas, ninguém merece. E quanto a do tal ex-coronel Santana, está em um local que dificulta realmente a passagem de pedestres lhes tirando o direito de caminhar pela calçada que é mais seguro. O pior de tudo é que ainda aparece um bando puxa sacos para defender esses infratores.

  9. Espero que a prefeitura ou o TSE tome alguma providência quanto a isto, a não ser que esteja rolando alguna grana para eles também, pois aqui no Brasil quase tudo infelizmente quem manda é o tal do dinheiro.

  10. cadê os candidatos do PT/PCdoB/PMDB.Precisamos de mais isenção nas reportagens ,final é necessario informar imparcialmente, que acredito ser a base do Pimenta.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *