Tempo de leitura: 2 minutos

Estado aposta em programa para reduzir homicídios

Nunes aponta redução de homicídios em Itabuna (Foto Fábio Roberto/Pimenta).

O secretário de Segurança Pública da Bahia, César Nunes, definiu como “preocupante” o número de homicídios em Itabuna neste ano. Até ontem, foram registrados 110 homicídios no município. César Nunes acredita, no entanto, numa queda com as ações implementadas em julho e o lançamento do programa de policiamento ostensivo Ronda nos Bairros, hoje.
César Nunes está em Itabuna para o lançamento do programa que já existe em Salvador e Feira de Santana e atenderá, inicialmente, a 18 dos bairros mais violentos do município sul-baiano. Neste momento, ele se desloca para uma das áreas mais violentas da cidade, a região do Pedro Jerônimo.
O secretário disse que, conforme as estatísticas, houve queda da taxa de homicídio entre junho e julho. “É preocupante [a escalada da violência], mas em julho tivemos uma redução de 50% do número de homicídios em relação a junho”. Ele acredita que “o Ronda nos Bairros vai diminuir ainda mais” a quantidade de assassinatos.
Conforme estudos divulgado pelo Instituto Sangari e também pelo Ministério da Justiça, o município é um dos mais violentos do país e primeiro em falta perspectiva para jovens de 15 a 29 anos. Segundo estatísticas da polícia civil, cerca de 80% dos homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas.
Nunes afirmou que as comunidades atendidas pelo Ronda nos Bairros terá “policiamento massivo, ostensivo, e a população será informada do número de telefone da viatura para chamados nas localidades”. Cinco viaturas e cinco motocicletas serão destinadas exclusivamente para o programa em Itabuna. “A resposta vai ser mais rápida [no combate ao crime]“.

11 respostas

  1. porque so foi no momento eleitoral que o governo tenta implantar esse programa? será que é mais uma tapiação do governo como iria construir a ponte de itaparica.sera que depois da eleiçao esse projeto continuará ou vai depender do resultado nas urnas?

  2. Depois de quatro anos ele “reconhece”, …?!?!?!
    Será que levará mais quatro para fazer algo a respeito, ..?!?!?!
    É isso que querem que continue, …?!?!?!
    Deus que me livre, …!!!

  3. Que bom que o governo olhou para a segurança de Itabuna. Já não era sem tempo. Antes tarde do que nunca. Tudo que é feito para combater a violência e a criminalidade é válido. “A César o que é de César”. Eu acho que a gente tem que criticar o governo quando erra ou quando deixa de agir, mas devemos reconhecer o que o governo faz de bom. Um programa como este é uma beleza. Quando a polícia chega junto, a bandidagem tira o pé do acelerador e as famílias agradecem. Desejo boa sorte ao comando da Polícia, dou meu voto de confiança e vou ficar de olho.

  4. É muita hipocrisia dos nossos gorvernantes, vejam só! criar ronda de policia nos bairros enquanto toda a cidade e o estado da Bahia estao a merce de segurança, será que o povo e besta os caras coloca uma viatura uma moto e um celular pra voce ligar na hora que precisar de apoio da policia ai acontece voce ligar pro celular do policia e vai ouvir ” Agente não podemos ir ao local porque a viatura a moto estão sem gasolina. ” É assim direto, agora perto das eleições neguinho quer mostrar que estar tudo lindo, mim aguarde nas urnas.

  5. -¨POLICIAMENTO HONTEM,HOJE E AMANHè,
    NÓS TEMOS E SEMPRE TEREMOS.
    O QUE PRECISA É QUE ALGUNS COMANDANTES PRECISAM FAZER VALER,
    PORQUE O QUE NÓS ESTAMOS VENDO É QUE OS COMANDANTES E ALTOS OFICIAIS, NÃO QUEREM SÓ TRABALHAR NOS MUNICIPIOS COMO POLICIAIS, E SIM FAZER POLITICAS, POIS TODOS SEMPRE SÃO CANDIDATOS A ALGUMA COISA, EXEMPLOS NÓS TEMOS POR AQUI, É CAPITÃO PREFEITO, É CAPITÃO DEPUTADO,É CORONEL QUERENDO SER DEPUTADO, É SARGENTO SENDO SECRETARIO, E AI? COMO FICA A NOSSA SEGURANÇA. TUDO BEM QUE TODOS TEM DIREITO A VOTAR E A SER VOTADO, MAS E O COMPROMISSO COM A INSTITUIÇÃO E COM A POPULAÇÃO, ATÉ MESMO O JURAMENTO QUE SE FAZ QUANDO SE É ADMITIDO PELA POLICIA. EU ACREDITO QUE A FALTA DE SEGURANÇA PASSA POR ESTE PEQUENO PROBLEMA.

  6. “olha Antonio os branquinhos tambem sta nas eleição” . em relação a segurança publica tinha que ser feito alguma coisa por que o crime em Itabuna esta de mais, voces tem para com isso se faz vcs reclamam se não faz tambem reclamam deixa o governador trabalhar.

  7. E por isso a Wagner e sua tchurma deveria ganhar um grande cartão vermelho dos itabunenses. A depender de meu voto Wagner nunca mais ganha uma eleição!

  8. Infelizmente, Dona Maria Lucia, foi necessaria a perda de centenas e centensas de jovens durante o governo petista de J. Wagner para que em fim ele tomasse, tardiamente, a iniciativa de porteger os cidadãos de nossa cidade. Para mim Itabuna não foi vítima apenas dos marginais que comanda o tráfico de drogas, mais ainda, foi vítima da indiferença e insensibilidade do atual governo do estado, o que é um verdadeiro ato de violência desse governo petista que, tal qual seus antecessores, só agem em função do voto que os manterá no poder, nunca em função da dignidade humana.

  9. Porque o policial não pode cncorrer a um mandato eletivo? Então um médico não pode porque a saúde pública vai de mal a pior, um sindicalista não pode porque os trabalhadores presicisam da defesa sindical conta os patrões, um comerciante não pode se não seu comércio pode fracassar, um professora não pode porque a educação anda cambaleante caindo das pernas… O que confere ao profissional a credibilidade política é apenas o fato de sua competência e envolvimento público, e isso Capitão Azevedo, Capitão Fabio e Coronel Sanana tem demais graças a Deus!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *