Tempo de leitura: < 1 minuto

O guaiamu ou guaiamum (Cardisoma guanhumi) é um tipo de caranguejo terrestre da família dos gecarcinídeos, de hábitos noturnos. Vive em tocas no lodo e fora d’água, encontrado desde o Estado de Sergipe até o Sudeste do Brasil, quase sempre em locais entre o mangue e o início da mata, e em terreno arenoso conhecido como restinga.
Importante alternativa complementar para a economia de pescadores do litoral do Nordeste e principalmente para a Bahia, onde está presente em todo seu litoral. Devido ao perigo de extinção, existem alguns projetos de conscientização de marisqueiros sobre a importância de não capturar o animal na época da reprodução, conhecida como andada, mas falta infra-estrutura fiscal para este controle.
No litoral norte de Ilhéus, o guaiamum é tão apreciado que já existe um festival promovido pela Secretaria de Turismo do Município.
Leia mais no blog Pactos&Impactos, do fotógrafo e ambientalista Ed Ferreira

9 respostas

  1. Ambientalistas chegaram à conclusão de que lista de espécies ameaçadas acabam acelerando a extinção.
    A mim mesmo, “bateu” aquela vontade de comer um guaimum cevado com dendê.

  2. Gostaria de fazer um pedido, que há uma diferença enorme entre ambientalistas e ecólogos, e essa pesquisam foi desenvolvida por uma rede de ecólogos, engenheiros ambientais e estatísticos.
    E esse post, mostra como o EIA/RIMA do famoso e falado Porto Sul foi mal feito, pois jogou a parte social (pescadores e marisqueiras) fora, além de muitos outros pontos que não vale a pena entrar em detalhes pra não ser o teto de vidro aqui.

  3. EM EXTINÇÃO MESMO,
    ESTÁ CANDIDATOS,
    QUE POSSA GANHAR PARA DILMA.
    DILMA É 13,
    WAGNER É 13,
    PINHEIRO É 13,
    LIDICE É 400,
    GERALDO É 1330,
    J. CARLOS É 13.678.
    E EU SOU TODOS ELES.
    E GOSTARIA QUE VOÇÊS TAMBEM FOSSE.

  4. O espaço onde se encontra o Guaiamum ou seu abitat natural é chamado de apicum e não restinga, embora ele (o guaiamum) seja bastante ativo e gosta de “bater pernas”. O ecossistema restinga abriga uma grande espécie de crustáceos de vital importância, como as ucas que oxigenizam a terra… É preciso uma atenção especial para que estes animais não desapareçam. Para se ter uma idéia, um animal abatido em fase adulta (um gaiamum grande) está com aproximadamente 10 anos de vida. Pense nisso!

  5. Venho sistematicamente abordando a situacão da região com a crise permanente na economia do cacau e a total e criminosa omissão dos nossos governantes, que assistem indiferentes o caos estabelecido, que resultou em trezentos mil desempregados diretos. Os efeitos comecam a aparecer e vão causar ainda, prejuízos incalculáveis e de toda a ordem a nossa região A falta de água potável poderá ser uma delas A Mata Atlantica continua a ser devastada, os manguezais agonizam e os rios dantes volumosos e piscosos, comecam a definhar.A violencia se agiganta,o tráfico de drogas ganha proporcões, a prostituicão se estabelece de vez. Enquanto isso em um outro Brasil que não o nosso, quando as montadoras e o setor metalurgico ameacou fazer desempregados, imediatamente baixou-se o indice do IPI, quando os Banqueiros alegaram dificuldaes depois de desviarem mais de 20 bilhões de dólares nos anos 80 que deveriam ser usados para subsidiar a agricultura, receberam de ajuda do PROER, mais de 5o bilhões de reais. Nós produtores de cacau, que demos em cincoenta anos ao Governo Federal através do ICB,Fundo dos Ágios, Ceplac, a mega importãncia de 5 bilhões e meio de dólaresetc, independente do pagamento de todos os impostos incidentes na agricultura, só temos recebido maus tratos,imcompreensão, desprezo, e, como se tudo isso não bastasse vem o governo do nosso Presidente LULA na ânsia de ajudar os poderosos Banqueiros e transforma débitos irregulares, imorais e ilegais junto as carteiras agrícolas, em débitos fiscais, num flagrante desrespeito äs Leis vigentes.
    Setores importantes da região parecem se divertir com a situacão. Vamos para frente ver o resultado.
    E o PAC do CACAU?

  6. Sr Jonas
    Todos sabem a diferença entre ambientalistas e ecólogos,o que esta em questão não tem nada haver com porto Sul. Muito pelo contrário, os estudos não deixou de fora as marisqueiras e pescadores, mesmo porque este grupo de trabalhadores que vc se refere já estava em extinção bem antes de se falar em Porto Sul.

  7. Pesquisem na Internet e vejam o número de espécies que se extinguem em em 24 horas. Se não me engano, os estudos indicam entre 50 e 250 espécies animais por dia. E, na maioria dos casos, as causas não são antrópicas, mas a própria competição entre elas e os predadores naturais.
    No caso do guaiamu (essa é a grafia mais correta), vamos vê-lo – e degustá-lo – ainda por muitos séculos, quiçá, milênios.
    Ele não está em extinção. A sobrepesca ou a sua captura em grande quantidade está fazendo com que não cresçam. Isto é diferente de extinção, porque a comercialização é suspensa no momento em que ficam pequenos demais. Há cerca de 8 anos isso aconteceu em Canavieiras. Com a baixa comercialização pelo tamanho e a ação do IBAMA, voltaram a ficar grandes e sua população aumentou.
    Onde está a extinção!?

  8. Caro Souza Neto, árabens pelo comentario consciente e honesto, sem intereses diversos, como é o caso do criador da matéria , o sr, Ed ferreira conhecido por Picolé, mais conhecido como braço direito da Mineradora, a do pó de ferro, ele não fala por exemplo o impacto que a empresa que paga o salário dele vai causar aos guaiamu oi guaimum o goiamum ou guaiamu, não importa, o que importa aqui é o interesse do sr. ED. PREOCUPADO COM A A EXTINÇÃO DO SALÁRIO DELE CASO ESSE PROJETO DE PÓ DE FERO ACABAR.
    E se tivermos a má sorte de isso se concretizar os indices relacionados pelo nosso amigo everton almeida vao aumentar e muito.
    Ed, guaiamum cevado e levado ao um bom pirão, e sem pó de ferro!
    gel

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *