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A construção do trecho de 1.022 quilômetros da Ferrovia da Integração Oeste-Leste, entre Barreiras e Ilhéus, está atraindo várias empresas de grande porte. Elas apresentaram suas propostas nesta segunda-feira, 23, no processo licitatório presidido pela estatal Valec.
O interesse de grandes construtoras pelo projeto aumentou o otimismo dos que esperam ver essa parte da Fiol pronta até 2012. No meio do caminho da ferrovia está o município de Caetité, onde fica a jazida de minério de ferro da Bahia Mineração. O minério será levado até o futuro Terminal de Embarque da Ponta da Tulha pela Ferrovia Oeste-Leste.
“Temos grande satisfação de ver aberto o processo concorrencial da Ferrovia Oeste-Leste com a participação de empresas da maior credibilidade no setor de construção, o que dá a segurança para a Bamin e seus investidores  de que a Fiol é uma realidade”, declarou o vice-presidente da Bamin, Clóvis Torres.
A obra do trecho da ferrovia entre Barreiras e Ilhéus tem custo estimado em R$ 4,2 bilhões. Todo o projeto, que prevê uma linha de 1.526 quilômetros (de Ilhéus, na Bahia, até Figueirópolis, no estado de Tocantins), está orçado em R$ 6 bilhões. No Tocantins, a Fiol fará ligação com a Ferrovia Norte-Sul, permitindo o escoamento de diversos produtos para exportação.

4 respostas

  1. Gostaria de entender como uma obra pode haver cocorrencia da obra se nem o projeto executivo foi licitado.Sera que por causa da propaganda das obras virtuais do Governador Wagareza e licitar primeiro a obra e depois o projeto executivo?ja se pode ultrapassar as barreiras e

  2. Se esse trem andar na mesma velocidade do metrô de Salvador, na campanha de 2014, o candidato do Wagner à sucessão do Governo da Bahia, caso ele seja reeleito, ainda estará prometendo agilidade na documentação, …!!!
    Quem viver, verá, …!!!
    Outras promessas que serão feitas na sucessão do Governo da Bahia, em 2014:
    1 – Inauguração da Fonte Nova;
    2 – Construção da barragem para abastecimento de água em Itabuna;
    3 – Agilidade na implantação da ZPE de Ilhéus;
    4 – Duplicação da estrada Ilhéus – Itabuna;
    5 – Implantação da UFSULBA;
    6 – Construção da ponte entre Itaparica e Salvador;
    7 – Construção de uma nova ponte entre Ilhéus e Pontal;
    8 – Diminuição da criminalidade e melhoria na segurança pública;
    9 – Construção do Porto Sul;
    10 – Construção do novo aeroporto de Ilhéus;
    11 – Realização de um seminário para discutir o que fazer com as obras do Centro de Convenções e Teatro de Itabuna, abandonadas há oito anos, na época.
    12 – Mais uma rodada de negociação para aumento do prazo de pagamento da dívida dos cacauicultores.
    Guardem este comentário numa gaveta e só abram nas próximas eleições para Governador, …!!!
    Certamente, daqui a mais quatro ele estará mais atual que nunca, …!!!
    Aí muitos ainda irão dizer: Foi muito pouco tempo. Oito anos não dá para fazer nada. Não podemos exigir tanto do Governador, …!!!

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