Tempo de leitura: 3 minutos

Wladimir Pomar | no Correio da Cidadania
As recentes pesquisas eleitorais continuam apresentando Dilma em processo de ascensão. Aparentemente, a continuar nessa rota, a candidata do PT estaria em condições de obter a vitória no primeiro turno. Porém, essa aparência, como já reiteramos em comentário anterior, pode ser fatal para a campanha petista, por vários motivos.
Se olharmos as pesquisas com mais atenção, veremos Dilma em crescimento, Serra em queda e Marina, assim como os demais candidatos, em situação estável. A queda de Serra está associada à subida de Dilma, devendo significar que a natureza direitista e reacionária da candidatura do PSDB-DEM está vindo à luz, e que seu falso discurso de continuidade do governo Lula não colou.
Portanto, podemos deduzir que Dilma ganhou pontos principalmente entre os indecisos, entre os que estavam acreditando no discurso continuísta de Serra, e entre aqueles setores da classe média que ainda acreditavam que o PSDB é um partido social-democrata. No entanto, a candidatura Dilma ainda não abalou a candidatura Marina, onde se encontra uma parte da esquerda, embora Marina também esteja em dificuldade para manter seu discurso de continuidade do governo Lula.
Nessas condições, talvez seja a primeira vez, nas campanhas eleitorais presidenciais desde 1989, que o PT tem chances não só de vencer, mas de vencer no primeiro turno. Isto, que apresenta um aspecto positivo, por não obrigar o partido a rebaixar ainda mais seu programa eleitoral, também apresenta o aspecto negativo de levar os candidatos dos partidos de sustentação da candidatura Dilma – a governador, senador e deputado – a suporem ganha a parada presidencial e se voltarem totalmente para suas próprias campanhas.
Aliás, quem quer que se dê ao trabalho de acompanhar o horário eleitoral na televisão pode notar que até mesmo muitos candidatos do PT tiraram a imagem de Dilma de suas apresentações. A preocupação maior vem sendo colocar Lula ao lado, a fim de angariar votos para suas próprias candidaturas. Se a leitura das últimas pesquisas eleitorais levar à euforia do ‘está ganha a presidência’, mesmo que teoricamente isto seja negado, o ritmo da campanha presidencial tende a baixar, abrindo a possibilidade de subida da Marina e recuperação ou estabilidade de Serra.
Em tais condições, se a campanha Dilma pretender manter o ritmo de crescimento, ela terá de fazer ajustes, principalmente nas relações com o seu PT. É esquisito que candidatos desse partido, seja aos governos estaduais, seja aos legislativos federal e estadual, não mostrem apoio explícito à candidatura presidencial do PT. Deve haver algum desajuste entre a campanha da coligação de apoio à Dilma e a campanha petista.
Além disso, as informações de que a campanha Dilma pretende realizar maior ofensiva na conquista dos indecisos e dos ‘não-sabe’ pode ser positiva, mas talvez não baste para consolidar a perspectiva de sua vitória no primeiro turno. Talvez seja necessária uma ofensiva complementar, tratando com mais propriedade alguns temas que se tornaram cavalos de batalha na campanha Marina.
Marina vem concentrando seu fogo e ataques ao governo em temas como reforma tributária, proteção ambiental, jornada de trabalho, segurança e liberdade de comunicação. É essa crítica que a fez conquistar parte do eleitorado de esquerda, e também tem carreado apoios a candidatos de outros partidos desse espectro político. Somados, eles representam mais de 15% das intenções de voto. Assim, como é nos detalhes que o diabo se apresenta, se a campanha Dilma desprezar o trato de tais temas, pode ser por aí que ela seja surpreendida.
Wladimir Pomar é escritor e analista político.

16 respostas

  1. Na minha opinião o problema da Dilma não está na campanha, mas depois que iniciar o governo, caso ela seja eleita, como demonstram os resultados das pesquisas até o momento, pois tentar governar com o PMDB não será nada fácil, …!!!
    Eles mais parecem sacos sem fundo, pois são insaciáveis, …!!!
    Caso ela não conceda o que eles querem, o que eles desejam, eles serão capazes de infernizar o governo, obstruindo votações, além de usar de outros artifícios já conhecidos por todos nós, …!!!
    Isso poderá inviabilizar a governabilidade do país, atrapalhando todo o plano traçado para os próximos quatro anos, …!!!
    Todo cuidado é pouco, afinal o inimigo mora ao lado, …!!!

  2. Somente comento : ” natureza direitista e reacionária da candidatura do PSDB-DEM está vindo à luz” Se entendi o articulista entende que Sarney, Renan, Jader Barbalho, Collor Geddel, Oto alencar , sao pessoas , digamos agora com Dilma pesoas que difnificam a politica no Brasil.
    O PT tera que pagar a conta que o PMDB ira apresentar tao logo se declare vencedor. Dilma se ganhar (ainda acredito que o povo reagira a este golpe) ficara refem do PMDB.

  3. vamos comparar a empolgação da Dilma com a de Juçara Feitosa nas últimas eleições quando ela estava em primeiro lugar nas pesquisas e Azevedo em terceiro, e vcs viram quem ganhou.

  4. Ora, se a oposição nos últimos oito anos não quis se opôr ao governo Lula – ou se opôs mal; se seu candidato a presidente da República, José Serra, esconde o que o PSDB fez de bom no governo Fernando Henrique Cardoso e insiste em fingir que o candidato da continuidade é ele, e não Dilma; respondam-me: por que o eleitor deveria votar contra o governo que aí está? Um governo tão bem avaliado por ele, eleitor, e pela própria oposição?
    Estamos de acordo: foi a força de Lula que empurrou Dilma rampa do Palácio do Planalto acima. Mas alto lá. Não foi somente a força dele. A oposição também empurrou Dilma quando renunciou a desempenhar seu papel.
    O desastre da candidatura Serra deve ser debitada em grande parte na conta da oposição. Ela colhe o que plantou com tanto esforço.
    Naturalmente, Serra deu sua contribuição preciosa para o desastre.
    No dia 14 de janeirio último, em entrevista à Christiane Samarco, de O Estado de S. Paulo, por exemplo, Serra afirmou:
    – Candidato a presidente não é líder da oposição. (…) Vou apontar para o futuro. Não vou ficar tomando conta do governo Lula.
    Ninguém tomou conta.
    Deu no que deu.
    De onde Serra tirou essa de que candidato a presidente por um partido de oposição não é o líder da oposição? É o quê?
    A campanha eleitoral começou em julho passado com os aliados de Serra ainda pedindo votos para ele. Em seguida, os pedidos escassearam. Em seguida, o nome de Serra praticamente sumiu da propaganda deles.
    A próxima fase: os aliados pedirão a Serra para que evite visitá-los em seus Estados.
    Serra poderia passar à História como o líder da oposição derrotado duas vezes pelo maior mito político da política brasileira do final do século XX e inícío do seguinte – Lula.
    Mas não. Passará à História apenas como um político derrotado.
    “O PSDB SEMPRE FOI A OPOSIÇAO QUE QUALQUER GOVERNO GOSTARIA DE TER”

  5. Na minha modesta opinião o que faltou ao PSDB,foi união e uma oposição forte.Mas também acho que o excesso de vaidade tanto de SERRA quanto AECIO NEVES,fez com que o PT disparasse na frente do PSDB.Acho que se os dois estivessem unidos desde do inicio da campanha eleitoral que começou bem lá atrás,o resultado talvez seria outro.Que sirva de LIÇÃO ,para todos os que ainda almejam alguma coisa na POLITICA NOVA DE ITABUNA,porque em 2012,nós iremos tirar essa CORJA DE MALFEITORES que se instalaram na PREFEITURA DE ITABUNA.Eles tem que entender que:ELES(PREFEITO,VEREADORES,SECRETÁRIOS INUTEIS E INCOMPETENTES)ESTÃO NO PODER MOMENTANEAMENTE,E NÓS TEMOS O PODER NAS MAÕS. QUE É O NOSSO VOTO ,É SÓ SABER VOTAR E MUDAR NA HORA CERTA,E A HORA DO POVÃO ESTÁ CHEGANDO.E A NOSSA RESPOSTA SERÁ DADA NAS URNAS ELEITORAL EM 2012.QUEM VIVER VERÁ….

  6. rapaz que professor é este , ja esta prevendo e desejando qu7ee o pmdb seja a vingança deles, os derrotados, sei que este comentario dele nao pode ser ingnorado , pois os politicos e os partidos , fazem com que a politica seja vista como um ato promisco.
    porem professor fique com seus desejos de vingança.
    itabuna esta um abandonada por tudonao temos prefeito, nao temos vereador , secretario municipal nao os conhecemos , vereadores os piores que ja tivemos, uma vergonha.
    dilma
    wagner
    pinheiro
    lidice

  7. Fico preocupado quando vejo que não é reportagens que lemos, mas sim a opinião.Gostaria que a analise e resultado fose feita por quem lê ,e não por quem escreve.Até porque a palavra reaci-onários utilizada desta forma perde o seu valor histórico.Virando assim peça de oportunismo politico-eleitoral.

  8. É desespero, é desespero, é desespero! O PMDB quer tudo isso é verdade e o PSDB? na verdade sabemos que só Lula e agora Dilma pode fazer a diferença como fez nesses 8 anos e fará nos próximos 4 anos.

  9. O povo não é bobo!
    De oitiva mesmo, o povo está se inteirando dos fatos e atos desses raposas direitistas que ficaram séculos inebriados na pose e agora querem dar a volta por cima… O trabalho da esquerda está apenas começando, está com crédito de 500 anos! Muito ainda há de fazer para compensar a discriminação com que a chamada “nata” burguesa tratou o proletariado.

  10. FOI DEPRIMENTE, ESTA ÚLTIMA INVESTIDA DA TUCANALHA-DEM EM INCRIMINAR O PT. ESTA CORJA ESTÁ MENOSPREZANDO A NOSSA CAPACIDADE…SE O PT ESTIVESSE PERDENDO FEIO NAS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO EU ATÉ ENTENDERIA, MAS ÉO CONTRARIO….O ZÉ PEDÁGIO DESPENCA E FEIO, SENDO CAPAZ ATÉ DE SER ULTRAPASSADO POR MARINA SILVA!!!!DIREITA REACIONÁRIA INVENTE OUTRA, POIS VOCÊS ACABAM DE DAR TIRO NO PRÓPRIO PÈ!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkKKKKK PORISSO É QUE VOTO NO 13. LULA A NOSSA CANDIDATA É DILMAIS!!!!!!

  11. “Nem sempre ganhando nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar.” Parece que a derrota iminente vem trazendo luz às mentes desta cidade. A derrota é uma grande mestra. Lula mesmo perdeu muito e aprendeu a vencer. Dilma vai precisar de apoio no Congresso, por isso vale a pena intensificar a campanha para eleger os candidatos aliados e afinados com o governo Lula/Wagner/Dilma.

  12. NAS PESQUISAS EU FALEI QUE VOTAVA EM DILMA, OUTRORA SERRA, E MARINA….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, SÓ NA URNA, ESSAS PESQUISAS VEM PERDENDO CREDIBILIDADE!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *