Tempo de leitura: 2 minutos

Muitos tomam Loiola por um bobo da corte, um lelé da cuca, um matuto… Vá lá que um desses adjetivos ou mais de um se aplique ao presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, mas isso no momento é o que menos importa.
Loiola, como se diz, jogou m… no ventilador e a sujeira está espirrando em quem até pouco tempo fanfarroneava com status de novo rico pelos restaurantes de Itabuna. De onde vinha tanta pose e, em alguns casos, tanta ostentação explícita de um patrimônio crescente e incompatível com os ganhos oficialmente comprovados?
A suposta abilolação de Loiola, que tem sido apontada como um inconveniente para um ocupante da presidência da Câmara, é de todo conveniente neste momento. Quem, além de um abilolado, teria coragem de quebrar o silêncio para revelar a sujeira institucionalizada e sedimentada na Câmara de Vereadores de Itabuna?
Ora, os loucos ou socialmente indesejáveis são os seres mais propensos a quebrar as regras, chutar o balde, botar a boca no trombone. Só eles se dispõem a dar com a língua nos dentes até mesmo quando o mal que sai da boca também lhes prejudica.
O vereador Ricardo Bacelar fala em “delação premiada”, uma expressão que em direito penal vale para definir a atitude do bandido que, interessado em reduzir a pena pelos próprios delitos, estica o dedo em direção aos comparsas.  Teria o nobre Ricardo cometido um ato falho? Freud explica.
Não há ingênuos na Câmara de Vereadores de Itabuna. Há muito quem circula por aquela casa ouve falar em empresas fantasmas, contratos que beneficiam diretor A, esquema que atende o diretor B. Fala-se pelos cantos em gente que desvia dinheiro, apontam-se relações empregatícias espúrias. Tudo à boca pequena, nas implacáveis ondas sonoras da “rádio-peão”.
Agora que o “maluquinho da Câmara” bagunçou o coreto, ainda que sob o risco de também ser atingido pelos escombros, alguns falam em Comissão Especial de Inquérito, uma forma de enquadrar a devassa em termos civilizados. Ou, quem sabe, produzir uma investigação daquelas que começam com muita expectativa e terminam com enorme frustração.
O mesmo Bacelar disse ontem que o momento é de descobrir os culpados e preservar a imagem da Casa. Ora, que imagem, se a face do legislativo municipal a essa altura do campeonato está mais para carranca do São Francisco? Mais fácil está descobrir os culpados, pois todos na Câmara, por ação ou omissão, contribuíram para enlamear aquela que há muito tempo não pode mais ser chamada de Casa do Povo.

11 respostas

  1. Ora-Bolas, Agora veremos o que cada um deve, ou iremos para uma pizzaria, Pizzaria não.. Uma Carniça, pois só termina em podridão e não dá em nada. Cada um fecha as narinas e saem de mansinho como se nada tivesse acontecido..
    Temos quer ser mais eficazes e coerentes..
    UM ABILOLADO DENUNCIOU MAIS TEM QUE SER APURADO!!!!!
    O POVO DE ITABUNA MERECE MAIS DO QUE UMA MERA EXPLICAÇÃO DESSES ZÉ’S PATETAS…

  2. KKKKKKKKKKKK. Delação premiada..Essa foi boa.Entrega seus companheiros de crimes que poderá ter uma redução de pena.Um então seria o delator e o outro o confessor.Adios , Itabuna.!!

  3. UM belo texto só faltaram falar que ali havia festa em presídio onde todos são bandidos, ficar ruim somente para aqueles que são funcionários da casa e viram passar por ali Raimundo Lima, plínio de Almeida, José Japiassú, Eliude Silva, Edmundo Doourado, Prof Anorina Smith, Dr. João Otávio, e outros quais o nome não veio a memória.
    Precisamos acionar o ministério Público o Tribunal de Contas, para acompanhar e apurar os fatos.

  4. Zelão diz:
    – A pirâmide corroída!
    “Itabuna no seu centenário, não poderia receber pior presente, que as suas duas esferas de poder político.”
    Escândalos pipocam quase que diariamente na prefeitura e na câmara. Tal e qual; em uma doença infeto-contagiosa, o vírus do desprezo pela coisa pública se espalha. Já não há mais para onde se apelar e, até mesmo o Ministério Público, que até a bem pouco tempo ameaçava enquadrar os desmandos praticados contra o povo, se calou e nem mais as “folclóricas entrevistas” são concedidas à imprensa.
    Se for verdadeiro que os exemplos vindos do topo da pirâmide, são seguidos ou imitados pela base, dá até para se pensar que o índice de violência vivido pela sociedade itabunense é puro reflexo dos maus exemplos dos nossos governantes.

  5. o cem anos de itabuna o pior é a susana secretaria assasina recebe 5000,00 mil reais na emasa mais 400,00 de tiketis e nunca trabalhou na mesma pois nem para assinar o contrato e sua carteira de trabalho ela teve aqui no rh o que vcs acham e ainda a mesma estando presa nao deram baixa na sua carteira que vergonha não temos niguem pra ver isso caso de policia, cade o ministerio publico cade a oab, o gac, cdl e outros me sinto comprado, mais estou revoltado publica ai seu pimenta que só temos vcs ai do lado do povo. obrigado

  6. SEU PIMENTA VC LEMBRA:
    GUARDE OS NOMES DELES A QUE SIGLA ELES PERTENCEM E DÊ O TROCO NAS URNAS.
    OLHE O FEITIÇO VIRANDO CONTRA O FEITICEIRO.RSRSRS

  7. parabens loiola,pela sua coragem e atitude,continue assim que o povo de itabuna, nao e bobo e sabe muito bem quem sao os verdadeiros cupados.

  8. INTERESSANTE, QUEM QUER FAZER CEI SAO OS RESPONSAVEIS PELO CONTROLE FINANCEIRO DO LEGISLATIVO,OU SEJA ROBERTO QUER INVESTIGAR ELE E SEUS ALRANJAS, QUE PIADA,QUANTO A BACELAR,E ROBERTO E WENCESLAU, E VANE, E TUDO IGUAL, EU TO FORA!!!

  9. SERÁ QUE A EMPRENSA VAI FICAR OMISSA QUE NEM O MINISTERIO PUBLICO, SOCIEDADE ORGANIZADA SE É QUE EM ITABUNA TEM ISSO, ESTUDANTES , GRUPOS DE PROFESSORES, SINDICATOS , PARTIDOS LIVRES DESTA CORRUPIÇAO DESTA NOJERA, VANDALOS, MAL CARATER, PROSTITUTOS DO PODER. VAGABUNDOS.

  10. Essa estoria de querer fazer CEI e pura marmota pro boi
    dormi RICARDO E ROBERTO irão utilizar de uma MANOBRA POLITICA
    para livrarem suas caras da reta isso e caso de MINISTERIO PUBLUCO,TRIBUNAL DE CONTAS OU MAIS AINDA POLICIA FEDERAL NELES!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *