MORRE EX-PREFEITO JOÃO LYRIO
Conheci João no dia 17 de Janeiro de 1977, na porta do Teatro Castro Alves, no Seminário de Prefeitos Eleitos, organizado pelo IBAM. Quem me apresentou foi o então prefeito eleito de Ilhéus, Antônio Olímpio.
Ocupou a Secretaria de Finanças do Município de Ilhéus, candidatou-se a Deputado Estadual em 1986, tendo sido eleito. Concorreu ao pleito de 15 de novembro de 1988, elegendo-se Prefeito. Assumiu a Prefeitura em 1º de Janeiro de 1989.
Ampliou a zona urbana da cidade, evitando uma drástica redução no índice do FPM. Criou o Parque da Mata da Esperança, o Centro Histórico de Ilhéus e procedeu a maior reforma já realizada no Palácio Paranaguá.
Seu corpo está sendo velado no SAF (em Itabuna) e o sepultamento será às 15 horas de amanhã.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, decretou Luto Oficial de três dias, através do Decreto 096/2010.
Do blog Catucadas, de José Nazal.
Pimenta:
Deixo aqui sugestão para que o Prefeito Newton Lima preste duas homenagens a João Lyrio:
1. Dar o nome de João Lyrio à Reserva da Esperança, criada por ele;
2. Fazer um Projeto de Manejo e Conservação da Reserva João Lyrio, transformando-a numa área de lazer para o povo de Ilhéus e numa Área onde se possa desenvolver projetos de Educação Ambiental.
Acredito que em se fazendo um Plano bem fundamentado se poderá conseguir recursos estaduais, federais e mesmo externos para o Projeto.
Carlos Mascarenhas
Permite contar uma historia sobre o nosso Prefeito Joao Lyrio. Na epoca em Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes ficou chateado por Ilheus ter escolhido outro local para instalação da ZPE (Rodovia Ilheus/Uruçuca) em detrimento da Rodovia Ilheus/Itabuna, juntamente com seu irmao o Deputado Estadual Daniel Gomes, proprietario do Posto, Pousada e Churrascaria Banco da Vitoria, tentaram insuflar os moradores destes Distritos: Salobrinho e Banco da Vitoria, a ser tornarem independentes de Ilheus e Joao Lyrio tomando conhecimento enviou um Projeto a Camara tornando esses Distritos, como tambem Olivença bairro de Ilheus e ai o Fernando Gomes nao conseguiu atingir seu objetivo. Diante dos fatos posso atestar que Joao Lyrio foi culpado pelos Atacadao e Macro, hoje, estarem locados no Municipio de Ilheus. Acrescento aqui outras obras importantes de Joao Lyrio: Parque de Exposição de Ilheus, Construção da Litoranea Norte, no fim do seu Governo, deixando-a para Antonio Olimpio apenas inaugura-la. Descance em paz meu amigo.
Eduardo Carvalho
Na nossa região, serão poucos os ex-prefeitos que deixarão a lembrança de um homem que não gostava de fofocas, não se metia em baixaria…Homem honrado, bondoso, educado, ético e honesto como Jõao Lyrio!
Que Deus te receba de braços abertos, grande João Lyrio!
Saudades eternas do povo de Ilhéus e de toda região cacaueira!