skip to Main Content
1 de março de 2021 | 07:04 pm

MORRE EX-PREFEITO JOÃO LYRIO

Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu nas primeiras horas de hoje o ex-prefeito de Ilhéus, João Lyrio, no Hotel Casablanca, empreendimento que dirigia há anos, na cidade de Itabuna. No último dia 28 liguei para parabenizá-lo pelo seu aniversário, porém, ele estava vindo de Salvador para Itabuna. Só consegui falar com ele no domingo para desejar parabéns. Foi minha despedida.
Conheci João no dia 17 de Janeiro de 1977, na porta do Teatro Castro Alves, no Seminário de Prefeitos Eleitos, organizado pelo IBAM. Quem me apresentou foi o então prefeito eleito de Ilhéus, Antônio Olímpio.
Ocupou a Secretaria de Finanças do Município de Ilhéus, candidatou-se a Deputado Estadual em 1986, tendo sido eleito. Concorreu ao pleito de 15 de novembro de 1988, elegendo-se Prefeito. Assumiu a Prefeitura em 1º de Janeiro de 1989.
Ampliou a zona urbana da cidade, evitando uma drástica redução no índice do FPM. Criou o Parque da Mata da Esperança, o Centro Histórico de Ilhéus e procedeu a maior reforma já realizada no Palácio Paranaguá.
Seu corpo está sendo velado no SAF (em Itabuna) e o sepultamento será às 15 horas de amanhã.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, decretou Luto Oficial de três dias, através do Decreto 096/2010.
Do blog Catucadas, de José Nazal.

Esta publicação possui 3 comentários
  1. Pimenta:
    Deixo aqui sugestão para que o Prefeito Newton Lima preste duas homenagens a João Lyrio:
    1. Dar o nome de João Lyrio à Reserva da Esperança, criada por ele;
    2. Fazer um Projeto de Manejo e Conservação da Reserva João Lyrio, transformando-a numa área de lazer para o povo de Ilhéus e numa Área onde se possa desenvolver projetos de Educação Ambiental.
    Acredito que em se fazendo um Plano bem fundamentado se poderá conseguir recursos estaduais, federais e mesmo externos para o Projeto.
    Carlos Mascarenhas

  2. Permite contar uma historia sobre o nosso Prefeito Joao Lyrio. Na epoca em Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes ficou chateado por Ilheus ter escolhido outro local para instalação da ZPE (Rodovia Ilheus/Uruçuca) em detrimento da Rodovia Ilheus/Itabuna, juntamente com seu irmao o Deputado Estadual Daniel Gomes, proprietario do Posto, Pousada e Churrascaria Banco da Vitoria, tentaram insuflar os moradores destes Distritos: Salobrinho e Banco da Vitoria, a ser tornarem independentes de Ilheus e Joao Lyrio tomando conhecimento enviou um Projeto a Camara tornando esses Distritos, como tambem Olivença bairro de Ilheus e ai o Fernando Gomes nao conseguiu atingir seu objetivo. Diante dos fatos posso atestar que Joao Lyrio foi culpado pelos Atacadao e Macro, hoje, estarem locados no Municipio de Ilheus. Acrescento aqui outras obras importantes de Joao Lyrio: Parque de Exposição de Ilheus, Construção da Litoranea Norte, no fim do seu Governo, deixando-a para Antonio Olimpio apenas inaugura-la. Descance em paz meu amigo.
    Eduardo Carvalho

  3. Na nossa região, serão poucos os ex-prefeitos que deixarão a lembrança de um homem que não gostava de fofocas, não se metia em baixaria…Homem honrado, bondoso, educado, ético e honesto como Jõao Lyrio!
    Que Deus te receba de braços abertos, grande João Lyrio!
    Saudades eternas do povo de Ilhéus e de toda região cacaueira!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top