Tempo de leitura: 2 minutos

Inaugurada há mais de 40 anos, a Ponte Lomanto Júnior continua sendo a única ligação entre a zona sul e o centro de Ilhéus. Devido aos engarrafamentos, já tem gente considerando o retorno das velhas balsas como uma boa alternativa

Há cerca de dois anos, o Governo da Bahia gastou R$ 1,5 milhão para reforçar a estrutura da Ponte Lomanto Júnior (Ponte do Pontal), em Ilhéus, que estava comprometida pelos mais de 40 anos de uso sem manutenção.  Foi uma solução pela metade, já que outro grande problema daquela via é a sua insuficiência para dar vazão ao fluxo de veículos nos horários de pico.
Como já foi informado aqui mesmo no Pimenta, quando o movimento é mais intenso, há motoristas que levam até 40 minutos para se deslocar do Pontal até o centro da cidade (em condições normais seriam 10 minutos).
Agora, o governador Jaques Wagner, no calor de uma carreata, em meio a um engarrafamento na ponte e após nova cobrança do prefeito Newton Lima, anuncia uma obra de alargamento daquela que é a única ligação entre a zona sul e o centro de Ilhéus.
Um atento leitor do Pimenta observa: “não resolve”. E ainda diz que “aumentar o tamanho da ponte só vai aumentar o tamanho dos engarrafamentos”.
Nosso leitor não deixa de ter certa dose de razão, pois, caso a ponte venha a ser alargada, o tráfego no sentido zona sul – centro vai se afunilar mais adiante, na ladeira até a Praça Cairu. Seria uma obra cara, mas – ao final – resultaria em nada mais do que um remendo inócuo.
A solução verdadeira para aquele nó ilheense já é por demais conhecida e compete às lideranças políticas da cidade se fazer respeitar e exigir uma providência, não um paliativo. Somente com a construção de uma nova ponte, tantas vezes prometida, a população de Ilhéus – assim como os turistas – estarão livres do enorme stress que são obrigados a enfrentar sobre a Baía do Pontal.

15 respostas

  1. Se não for feita logo, vai piorar muito:
    Com a ligação entre Canavieirea e Belmonte, a ponte servirá, também, de ligação, num olhar macro, entre a estrada que possibliitará ir de Porto Seguro até Itacaré. Sendo assim o gargalo, cada vez mais, irá piorar.
    Agora, o mais incrível é a volta ao passado, mais precisamente 40 nos atrás, com a possiblidade das balsas ligando Ilhéus a Pontal, …!!!
    É assim que a Bahia quer crescer, …?!?!?!
    Não faça do seu voto um rejeito, daqueles qoe depositamos no vaso sanitário, …, pois a vítima poderá ser você mesmo, …!!!
    Político que muito promete, nada faz, …!!!
    ACREDITE, …!!!

  2. É preciso duas, não somente uma.
    A primeira cruzando a barra e ligando o Pontal à Soares Lopes; a segunda nas imediações do Vilela, ligando a BR 415 ao Nelson Costa.
    A primeira ponte atenderia ao tráfego estritamente urbano e a segunda ao tráfego dos que chegam a Ilhéus por Itabuna e por Uruçuca e vão na direção de Olivença, Una, Canavieiras e, brevemente, – com a construção do trecho da BA-001 entre Canavieiras e Belmonte -, quem segue para a Costa do Descobrimento.

  3. Este é um dos grandes problemas do governo Wagner: Falta de planejamento.
    O governador está em Itabuna ou Vitória da Conquista, fala do aeroporto; em Ilhéus, da ponte do Pontal; em Salvador, do metrô; em Barreiras, do escoamento da produção; em todo lugar promete segurança, educação, saúde… E depois vêm as críticas pois o que comentado ou prometido não passa de bravatas ou comentários acalorados por assessores ávidos pela notoriedade e um numerozinho para as próximas eleições.
    Acho que o galego precisa de quatro anos para provar que uma Bahia melhor é possível.
    No próximo mandato, sem as sombras de Geddel e Rui Costa, talvez o governador se cerque de gente mais competente, menos egoísta e que conheça a Bahia, de verdade.
    Quer resolver o problema do Pontal, Wagner? Ouse passar o reveillon na terra da Gabriela e sofra um pouquinho com o gigantesco tráfego da princesa do sul.
    É de gente sensível, competente e honesta que a Bahia precisa.
    Boa sorte, governador.

  4. Sérgio Oliveira e Souza Netos,as suas colocaçaões estam certissima,tudo aqui neste estado é feito sem planejamento desde as promessas,vcs verem aqui em Salvador,a construção da LIP,viadutos ligando Pau da Lima as avenidas dos moteis,onde chegaram a interditar uma mão,o viaduto que liga avenida Luis Eduardo a Paralela totalmente mau construido no sentido da inclinação do mesmo e por ai vai.Eu não consigo entender com os Bahianos ainda falam em eleger por mais 4 anos um governador que no meu entender conseguio ser o pior que o nosso Estado teve nesses ultimos 50 anos.Votei,alias votamos nele esperando uma mudança substancial,mas infelizmente é isso ai que estamos vendo(UM AVALANCHE DE ATRASO NO NOSSO ESTADO).A Bahia não mereçe isso.EU VOTO 15 GDDEL VIEIRA LIMA.

  5. SOUZA NETO JÁ DISSE TUDO, SE FOR PARA RESOLVER É CONSTRUIR UMA PONTEDO B. PONTAL DESEMBOCANDO NA SOARES LOPES COMO VIA ÚNICA DE RETORNO DAS PRAIAS DO SUL, MANTENDO A ATUAL COMO MÃO ÚNICA DO CENTRO ILHEUS PARA O PONTAL/UNA/CANAVIEIRAS.

  6. Uma já não vem resolvendo há muito tempo. Pessoal fiquem lembrados que foi justamente a 2 anos atrás na época do povo engando que foi feito isso que disseram que era reforma. Ilhéus Merece, vamos pensar grande, não só em mais uma, mais duas. Quando foi feita essa primeira ponte, a população só era a do pontal e muito reduzida. Hoje além do bairro que cresceu muito, ainda tem Nelson Costa, Hernani Sá, Ceplus, Olivença, Una, Canavieiras ligada pela BA 001, é mole o quer mais. Não vamos acreditar em promessa de eleição, acho que a população não só de Ilhéus como da região tem que se mobilizar e cobrar para ver de conseguem êxito nessa empreitada.

  7. Senhores, o Governador Jaques Wagner enfrentou 2 problemas sérios no seus governo.
    Primeiro – Arrumar a bagunça e pagar os débitos deixados por Paulo Souto.
    Segundo – Conviver com o o governo paralelo que Geddel tentava implantar dentro do seu próprio Governo, e ainda boicotando e atrasando as ações das pastas que foram confiadas ao PMDB.
    Depois que Geddel pensou que tinha luz própria e se lançou na aventura suicida de ser Governador, foi que o Governo Jaques Wagner começou a deslanchar.

  8. Conheço as limitações orçamentárias encontradas pelo seu primeiro governo.
    Creio que agora a casa está mais arrumada. O País vive a expectativa de novas fontes de recursos, a exemplo do Pré-Sal.
    Muitas da nossas necessidades são também urgentes em outras cidades.
    A Bahia ficou por muito tempo estagnada.
    Tudo indica que retomará o crescimento.
    Com o Brasil não foi diferente.
    Lula teve enormes difculdades e ainda enfrentou uma crise econômica mundial. Vem tocando os investimentos em infraestrutura do jeito que dá.
    Acredito que sairemos dessa situação. Mas só com o Wagner no governo.
    Não dá pra confiar em outros candidatos.
    Nos últimos 4 anos de Paulo Souto, nem o projeto Luz para Todos entrou na Bahia. O Estado não firmava o convênio e não entrava com sua parte. O percentual do Estado chegou a ser reduzido de 25% para 15%, mas nem assim o convênio aconteceu.
    Dizem que ACM – que ainda vivia – não queria porque era propaganda de Lula e do PT (sic).
    Enquanto não houver um projeto melhor para o País e para a Bahia, meu voto é de Dilma e de Wagner.

  9. Creio ser desnessario fazer uma 2a.ponte interligando Bairro Villela ao Nelson Costa (Pontal), pois ja existe um acesso que interliga Distrito Santo Antonio ao Banco da Vitoria, o problema é chegarmos ao Distrito do Santo Antonio em epoca de chuva. Outra via a ser aberta seria Banco da Vitoria ao Distrito Industrial/ZPE e assim teriamos um corredor interligando Ba.001 (Pontal) a Rodovia Ilheus/Uruçuca.

  10. Será que estes polícos estão malucos, em querer enlargecer a ponte do pontal? Esta ideia é de maluco não vai resolver em nada o engarrafamento. O problema não é a largura da ponte e sim o grande numero de veículos que trafega em uma única via que vai se afunilando e termina na praça Cairú onde se encontra com os veículos das outras vias. estão querendo tapar o sol com a peneira ou até mesmo dar murro em ponta de faca. Me faça uma garapa de limão.

  11. Concordo Eduardo.
    Um pouco mais acima.
    Sem problemas.
    Desde que haja essa alternativa.
    O importante é desafogar o Centro dos veículos que não precisam passar por ele.

  12. Creio que deveria ser observada uma melhor alternativa sim para um melhor fluxo do trânsito em direção ao centro, talvez a mais viável seria a construção de uma repavimentação a beira mar, até o pontal e uma ponte até a Avenida Dois de Julho, com mão única em ambas as pontes, ai sim, o trânsito correria mais rápido em todo o pontal, cabeceira do aeroporto e centro.

  13. A quem esses caras acham que enganam mais?
    Todos sabem que o gande problema está entre o pontal e a praça cairú, ou fazem outra ponte, ou então vão mentir pra outros. Se bem que acho que pela quantidade de vezes que o ilheense foi enganado, talvez devesse fazer igual a mim, só votando pra presidente e anulando o restante dos votos, porque só passaram por aqui mentirosos querendo ser votados. sem exeção.

  14. CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER. A SOLUÇÃO É SIMPLES, PERGUNTE A QUEM UTILIZA A PONTE. O PROBLEMA NÃO ESTÁ NA PONTE E SIM NOS SINAIS DA ENTRADA DO TERMINAL E DA PRAÇA CAIRÚ. SE FOSSE CONSTRUIDA UMA OUTRA PONTE EM DIREÇÃO AO CRISTO COM DUAS SAÍDAS UMA PARA PRAÇA 2 DE JULHO E A OUTRA PARA SOARES LOPES. A PONTE VELHA FICARIA COMO MÃO ÚNICA PARA QUEM VEM DO CENTRO, A OUTRA PONTE SERIA TAMBÉM MÃO ÚNICA INDO PARA O CENTRO. ESTARIA AÍ O PROBLEMA RESOLVIDO. UMA PONTE AO LADO DA OUTRA É SIMPLESMENTE GASTAR O DINHEIRO DO POVO, JOGANDO-O NO LIXO.
    ASSIM, FICA DIFÍCIL, PENSAR NO FUTURO DE ILHÉUS.

  15. Meu amigo Manoel acima esta certíssimo; só quem sabe do inferno diário o qual estamos vivendo somos nós, moradores do Pontal, Sapetinga, Jardim Pontal…que passamos pela ponte diariamente para levarmos nossos filhos na escola, irmos ao trabalho, médico, banco.. Virou um transtorno ter q atravessar uma ponte!!!
    Primeiro pq as pessoas não respeitam o semáforo na esntrada da sapetinga;segundo, criou-se uma via dupla pela direita q nunca existiu formando um aglomerado de carros, motos e ônibus horrível!!! por quase toda Lomanto Júnior em dias de caos total.
    Muitas pessoas estão deixando de fazer investimentos (até mesmo imobiliários), compras, praticar atividades físicas nas ótimas academias que temos no nosso bairro por causa do engarrafamento. Ou seja, o comércio local está caindo!!!
    Espero q essa promessa de “nova ponte” não seja igual ao metrô de Salvador que até hoje esta “sai-não-sai”, e se sair vai ser graças a copa; como ilhéus nao vai sediar nada, acho q isso vai virar lenda!!!
    É uma pena!!! A população precisa se movimentar…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *