Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
A eleição de Jaques Wagner para o Palácio de Ondina, derrotando o governador Paulo Souto, candidato à reeleição pelo então Partido da Frente Liberal, o “saudoso” PFL, provocou uma reviravolta no cenário político.
Muitos prefeitos, carlistas de carteirinha, viraram Wagner desde criancinha. Alguns, no maior cinismo do mundo, disseram até que votaram no petista, que terminou liquidando a fatura logo no primeiro turno.
Com a vitória de Wagner, o PT pós-eleição só não ficou abarrotado de chefes de Executivo porque é o PT. Se abrisse a porta para qualquer um, o petismo estaria inchado, desfigurado e deformado.
Com receio de passar por um inevitável constrangimento, recebendo um “não” avermelhado como resposta para um pedido de filiação, os alcaides, de olho na sobrevivência política, procuraram o PMDB de Geddel Vieira Lima.
No PMDB, os gestores públicos estariam bem próximos do candidato eleito, já que a legenda, além de ter um peemedebista como vice-governador, seria contemplada com importantes cargos no primeiro escalão.
O PFL, atrás de uma nova roupagem, se transformou no DEM. Hoje, os democratas dão graças a Deus que ainda controlam 44 prefeituras. O PMDB, por sua vez, diz que comanda 116 Centros Administrativos.
Ao romper com o governador Wagner, o ex-ministro Geddel começa a sentir na própria pele o pragmatismo inerente ao peemedebismo. A debandada de prefeitos do PMDB para a campanha do candidato do PT é cada vez mais intensa e escancarada.
O ex-conselheiro do TCM, Otto Alencar, candidato a vice-governador na chapa da reeleição, com o intuito de jogar mais lenha na fogueira da infidelidade partidária, acredita ter arregimentado 100 prefeitos para Wagner.
É evidente que a debandada para o lado de Wagner não é porque sua barba é branquinha como a de Papai Noel. Toda essa corrida em direção ao petista é fruto da possibilidade de uma vitória no primeiro round.
Uma coisa é certa: o pragmatismo do PMDB continua fazendo bons alunos. O feitiço vira contra o feiticeiro. A criatura contra o criador. Ninguém quer ficar de fora das benesses do poder.
PÉSSIMO EXEMPLO
George Gurgel apoia a decisão do Partido Popular Socialista de Ilhéus (PPS) de colocar a legenda a serviço de Augusto Castro, candidato do PSDB a deputado estadual.
Se Gurgel fosse um simples filiado do PPS, tudo passaria despercebido. Ninguém, muito menos a imprensa, especificamente os analistas políticos, estaria comentando sobre um tal de Gurgel e sua preferência política.
O Gurgel, no entanto, não é, digamos, um Gurgel qualquer. Um simples filiado do PPS. O Gurgel é o presidente estadual da legenda. É a maior autoridade do PPS na Bahia.
Mas o Gurgel, dando uma explícita demonstração de que outros interesses estão acima do PPS, resolveu ficar do lado do diretório municipal em detrimento do ex-vereador César Brandão, candidato do partido ao parlamento.
Um presidente que detona uma candidatura do próprio partido e empurra a legenda para apoiar um candidato de outra agremiação partidária é “persona non grata”. Não tem mais condições de presidir o PPS.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

12 respostas

  1. O Marcus Wense, rapaz inteligente mas com senso pra julgar tao vermelho ,que esquece de olhar o rabo.Nada mais desavergonhado do que o comportamento do proprio PT ,que creio estar no mesmo patamar da safadeza ,que sempre permeou o comportameno do politico e dos partidos brasileiros, obviamente com o aval do eleitor que regra geral, sao refens da velha falta de escolaridade e q portanto facilmente corrompiveis e vale se dizer ate barato ,uma bolsa aqui outra ali e o Brasil vai seguindo continuamente no processo terceiro mundista.Mas Marcus, caso voce, tenha duvidas da minha descrenca na classe, posso, tentar ouvir voce explicar que conceito logico eu poderia ter,quando vejo no mesmo saco o Collor,Sarney e o LULA!Isso e politica meu chefe e seu PT sem duvida se tornou o carro chefe da vagabundagem no Brasil!!!!!

  2. Eduardo Anunciação e Marcos Wence:
    -os 02 sempre escrevem nos bares.
    -um escreve em uma olivet.
    -o outro com seu velho e conhecido NOTBOOK.

  3. Eduardo Anunciação e Marcos Wence:
    -os 02 sempre escrevem nos bares.
    -um escreve em uma olivet.
    -o outro com seu conhecido notbook.
    o discipulo é mais adepto a tecnologia.

  4. “Se abrisse a porta para qualquer um, o petismo estaria inchado, desfigurado e deformado.” A frase escrita por Marco Wense tenta passar a ideia que o PT eh um partido etico, mas na verdade optou por nao receber a escoria mas compra-la, foi assim com Sarney que recebeu a Eletrobras, com Renan, com Jader Barbalho , com Collor com Geddel , com Oto Alencar, todos tinham um preco e o PT pagou, aprendeu que no capitalismo toda mercadoria tem um preco e que diante da ganancia destes senhores em dividir o poder para fazer negocios como os feitos pelo governador do Amapá, no dia da sua prisão ainda aparecia o Lula pedindo voto para ele.

  5. A cara da nova politica que surgiu ai é fruto da mistura lá de cima (Brasilia), vejamos hoje em Ilhéus tem candidatos que não estão olhando camisa, nem de onde vem o apoio, tem até aqueles e aquelas que querem mais de um para se garantir de um lado amanhã, imaginem a cor? Apóio Augusto Castro para deputado Estadual e acho que Gurgel agiu com coerencia e respeito a vontade do seu diretório municipal, quem vive a realidade no municipio é o diretório muncipal, por que se opor a uma vontade, será que a candidatura Estadual do PPS regional foi de concordancia com o diretório de Ilhéus?
    Obrigado PPS pelo apoio ao Meu Candidato e da minha familia em Ilhéus e Salvador a Deputado Estadual AUGUSTO CASTRO que leva o numero 45670 e tem um dos dingos mais marcante nessa eleição.
    Roberto Corsário/Zona Sul de Ilhéus

  6. Esse PPS é uma vergonha! Em Salvador já se fala que a Direção Nacional ficou com 50% do “Aluguel” do PPS de Ilheus!
    O PPS na Bahia é o verdadeiro exemplo de um Partido de Aluguel. A legenda em Ilheus foi alugada nas eleições de 2010 para Augusto Castro, que pagou 50% para a Direção Municipal de Ilheus e os outros 50% foram as “luvas” da Direção Estadual!
    Eu nunca vi na política tanta lama, como no PPS. O proprio Gurgel é Consultor da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Governo Wagner (PT), também é Assessor para Assuntos Internacionais do Municipio de Lauro de Freitas, Consultor de Educação Ambiental do governo de Mata de São João e em Porto Seguro é consultor da Secretaria de Cultura. OU GURGEL É MUITO SABIO… OU É SABIDO MESMO E PEGA UMA BOQUINHA EM CADA CANTO!

  7. Augusto castro ??? Quem é esse que chega em itabuna e derrama dinheiro , comprando votos e se acha o bambam da vez é??? To de olho nele ,pense que assim nem da terra é e vem aqui e quer ser o representate da cidade de uma hora pra outra???? Eu quero pessoas comprometidas com a minha região ,que possa trazer alguma coisa pra nossa cidade e não ganhar dia 3 de outubro e tirar todo o dinheiro que gastou em janeiro e depois pensar no que vai fazer ,depois de 3 anos ??? Nada disso eu quero gente hunilde e da terra . Já tenho dois candidatos pra escolher , que eu sei que são serios e que não vai fugir da terra e nem do bairro onde reside , como é o caso do seu LOIOLA , que hoje é vergonha da camara de itabuna , que no 1 mandanto fugir logo ali do santa ines seu humilde bairro….minhas opçoes é CESAR BRANDÃO OU WENCESLAU.ESSE NOMES TEM FORÇAS E SERVIÇOS PRESTADOS .ACORDA POVO DE ITABUNAAAAAAA………

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *