Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma proposta apresentada pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) sugere incluir a revitalização do Rio Cachoeira como condicionante ao projeto de duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna.
A ideia, que também tem a assinatura do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, foi encaminhada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Nos dias 9 e 10, a Sema realizou audiências públicas em Itabuna e Ilhéus para discutir o projeto de duplicação.
Está aí uma sugestão que precisa ser abraçada por todos aqueles que terão alguma influência na definição de condicionantes para a intervenção na BR-415.
Se não for agora, já era!

6 respostas

  1. Pleo amor de DEUS, condicionar a duplicação da BR 415 com a revitalização do “Cachoeira” é proposta de quem não entende nada de Rio Cachoeira. Primeiro que o Rio corta nada menos do que 12 (doze) municipios, daí que somente o estado juntamente com a união, se assim conseguir, poderão assumir o trabalho de recuperação das bacias e do rio propriamente dito. Cada coisa de uma vez, a BR 415 no trecho que compreende Ilhéus/Itabuna precisa urgentemente ser duplicada, entretanto, não existe a menor possibilidade de condicionar uma coisa a outra, são situações completamente distintas, porem, necessárias.
    Particularmente não sou a favor da duplicação por margens separadas do rio, gostaria muito de presenciar a passagem dos veículos apenas por um lado do rio, mas ao mesmo tempo concordo em aproveitar a outra margem de alguma forma, até para criar opções de investimentos do outro lado.
    Com relação ao Rio Cachoeira, não se deve esquecer que dentre os municipios que mais sofre com a poluição do rio é Ilhéus, é lá que deságua todos os dejetos, mau cheiro, baronesas mortas e fétidas, enfim, mesmo sendo Ilhéus a cidade mais prejudicada n~]ao ouvimos em nenhum momento este municipio reclamar e chamar a atenção para melhorar a situação. Já Itabuna só reclama quando as baronesas esão incomodando e com mau cheiro, ao contrário, basta que a água esteja correndo para todos esquecerem das necessidades do rio e ainda acharem que é lindo.
    Qualquer rio que cruze um só municipio é de responsabilidade do governo municipal. Qualquer rio que cruze dois ou mais municipios dentro do mesmo estado, é de responsabilidade do governo estadual, enquanto qualquer rio que cruze mais de um estado, este é de responsabilide do governo federal. Assim fica explicado a responsabilidade da recuperação das bacias do rio cachoeira, não esquecendo de que a EMASA tem grande responsabilidade quanto ao esgotamento sanitário de Itabuna que é em grande parte despejado no rio cachoeira sem tratamento.
    A CTB fica o agradecimento pela tentativa e preocupação, mas vamos com calma, seria melhor acionarem primeiro os politicos para depois pensarem em manifestações que podem inclusive atrapalhar a duplicação da rodovia e até mesmo a recuperação do cachoeira, vamos com calma.

  2. Agora eu pergunto o que faz a Prefeitura e Emasa pelo Rio Cachoeira, alem de jogar os esgotos no mesmo? O Governo Federal atraves da ANA ja esta taxando a utilização das águas do Rio São Francisco começou a ser paga em agosto. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), os recursos arrecadados nos rios da região serão totalmente repassados ao Comitê de Bacia do São Francisco, por que fazermos a mesma coisa em prol da Bacio do Rio Cachoeira?
    Eduardo

  3. Até que enfim uma noticia boa! esse rio precisa urgentemente de uma providencia, e eu nunca vi uma proposta merecedora de credito; a nao ser propostas eleitoreiras.

  4. Tomara que aproveitam a oportunidade e retirem aquele monte de casas às margens do rio cachoeira, na saída de Itabuna para Ilhéus, indenizando o pessoal ou mesmo conseguindo outro local para que eles possam morar, retirando aquelas casas dali, …!!!
    Só assim aquilo ali ficará menos feio, …!!!
    Do jeito que está é que não dá, …!!!
    Me refiro do trecho logo após a Av. Juraci Magalhães até após o Los Pampas, …!!!

  5. A solução para toda a bacia do Rio Cachoeira, está em cada um de nós. Acessem o site do Ministério das Cidades e poderão constatar o que estou escrevendo: “ELABORE O PLANO DE SANEAMENTO DE SUA CIDADE E CONTRIBUA PARA MELHORAR A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE DO LOCAL ONDE VOCÊ VIVE”: http://www.cidades.gov.br
    Apesar de ser esta a vontade de todos que moram margeando o Rio Cachoeira ou como nós ilheenses que o recebemos, vê-lo revitalizado, limpo e podendo ser fonte de alimento para muitos, gerando emprego e renda, não será assim que ele receberá atenção. Devemos participar dos espaços de governança como: Conselhos do Meio Ambiente, Conselhos da Cidade e os Foruns Territoriais, como Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Leste, Conselhos de Saúde, Comitê Gestor do Território de Identidade, etc. Onde este tema deve ser abordado e as medidas exigidas dos governantes e candidatos a governantes.
    Este é um excelente tema para um Consórcio entre os municípios que compõem a bacia do Rio Cachoeira.
    Se todos os município fizerem suas ETE’s (Estações de Tratamento de Esgotos), certamente que 80% do Rio, estará recuperado.
    O que sobra é mata ciliar que deve entrar como compensação ambiental em todos os empreendimentos que sejam licenciados ambientalmente nesses município. Em Ilhéus já fazemos isso. Está próximo ao Rio? Recuperação de mata ciliar no trecho que será estabelecido pelos Conselheiros.
    Quando tiver um empreendimento maior, condicionamos que seja o responsável pela preservação das nascentes dos Rios que compõem a bacia hidrográfica.
    E assim vamos, sendo atuantes enquanto cidadãos, nos fóruns legítimos.
    Toda segunda segunda-feira do mês, às 17:00h acontece a reunião do CONDEMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente em Ilhéus, onde todos podem se fazer presente, e ter o direito a voz. Fica restrito aos Conselheiros o direito a voto.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *