Tempo de leitura: < 1 minuto

Candidatos “fichas sujas” terão de aguardar o pós-eleição para saber se a Lei da Ficha Limpa terá validade ainda para estas eleições (quando estão em disputa cargos de presidente, senador e deputados estadual e federal).
Nesta madrugada, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento de recurso ajuizado pela defesa de Joaquim Roriz, que postula retornar ao comando do governo do Distrito Federal. A sua candidatura já havia sido negada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), daí o político ter recorrido ao Supremo.
A votação foi suspensa quando o placar cravou em 5 a 5. O presidente do STF, Cezar Peluso, abdicou do “voto de qualidade” a que teria direito para proclamar o resultado. Assim, vai-se esperar que o presidente Lula indique o 11º ministro da corte. Sobre este recairá a responsabilidade pelo voto decisivo.
Votaram contra a continuidade dos fichas sujas na disputa os ministros Ayres Britto, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e Ellen Gracie. Na linha contrária, votaram os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso.
A lei também é questionada por abater políticos que ainda não sofreram condenação definitiva e, contrariando a Constituição Federal, retroagir para punir quem teve contas rejeitadas antes da lei entrar em vigor (junho deste ano).

16 respostas

  1. O que nós, eleitores desse Brasilzão, precisamos é de uma reforma eleitoral que puna e coíba esses profissionais da corrupção eleitoreira de continuarem a vampirar o sangue da nossa gente.
    Quem estiver sujo, que vá tomar banho.
    Só prá provocar o caro leitor e eleitor fanático: qual a diferença entre Tiririca e nosso cabeça de pitu?

  2. Fiquei na Tv Senado até o inicio da madrugada na expectativa pela decisão. Fui dormir decepcionado com a postura dos ministros ao final da votação. O “placar” de 5 x 5 já era esperado desde cedo. O momento ontem era destinado principalmente a exposição da fundamentação, porque até a “gága de Ilhéus” já sabia qual a tendência de voto de cada um deles. Fiquei espantado ao constatar que, mesmo sabendo da possibilidade real do empate em decorrência da falta de nomeação de um ministro, os doutos ministros deixaram a verificação de qual seria a solução para o impasse, na última hora, muma discussão que lembrava “recreio na escola”.

  3. Os verdadeiros ficha sujas será que estão no STF?
    Eles são os capacitados em nosso estado para decidir o que é certo ou errado, afinal eles se julgam semideuses, mais mostrando uma incapacidade dessa, são meros coadjuvastes e querem agora atribuir a população o direito de decidir.. mostra que assim como ELES ( estudadissímos ) NÃO TIVERAM SENSO, MAIS UMA VEZ A POPULAÇÃO TENDE A ERRAR e Eles tirarem o corpo de banda, e dizer: NÓS DEIXAMOS PARA A POPULAÇÃO RESOLVER!!!!

  4. Bem brasileira essa ajeitada do STF.
    Jogaram no lixo numa noite, Hum milhão de assinaturas(?) que levou mais de um ano para serem colhidas.
    Só por isso vou votar no Fernandinho Beira Mar, no Marcola e no Ravengar.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

  5. Vocês sabem que o TSE mantem muitos Prefeitos corruptos no cargo até hoje. exemplo o Prefeito da Medeiros Neto extremo sul da Bahia. ADALBERTO PINTO tem processos jugados e condenados, não se sabe a troco de que.que nojo eco

  6. Bem se não retroagir á lei, não haverar ficha suja, então o povão mal enformado de pai mãe e parteira tem que penser e escolher antes de votar, em quem?, quem?, quem?, pelo amor de deus.

  7. Na realidade o que Peluzzo disse com propriedade é que: “não cabe ao judiciário escolher quem é bom ou ruim para governar”.
    Cabe ao povo decidir isso. NO VOTO! apesar de considerar magnifica a possibilidade da Lei da Ficha Limpa tirar da vida pública individuos da estirpe de Paulo Maluf, Joaquim Roriz,Jader Barbalho, José Roberto Arruda,ETC!! não podemos jogar nosso ordenamento juridico, nossa Constituição no lixo. A LEI NÃO PODE ALCANÇAR FATOS ANTERIORES A SUA EXISTENCIA, A LEI NÃO PODE RETROAGIR,SÓ SE FOR PARA BENEFICIAR O RÉU, ENTRE OUTROS PRINCIPIOS. A LEI DA FICHA LIMPA APESAR DE M A G N I F I C A DO PONTO DE VISTA DA MORALIDADE, SÓ SERÁ EFETIVA NA PROXIMA ELEIÇÃO. Qualquer outra decisão será um atentado a democracia.

  8. A ministra Ellen Gracie estava preocupada era com as horas extras. Por sinal, “uma baba!”
    Parabéns para esses ministros!!! Como são estudiosos!!! Já estão procurando poesia para fundamentar a justificativa favorável aos velhos lobos de bocarras famintas!!!
    Eles querem que todos os ficha suja até agora, sejam inocentados; dizem que as trapaçarias só são válidas depois da lei… Os gatunos de antes podem ficar tranquilos…

  9. Nem todos os fichas-sujas ficariam inelegíveis pelos TRE.
    Aqueles que não tem condenação estariam livres para concorrer.
    Mas, pelo menos algunes seriam eliminados.
    E o eleitor criterioso poderia votar com mais qualidade.

  10. EU ACHO QUE SE O TSE TIVESSE RESOLVIDO ISSO A ALGUNS MESES ATRÁS O SENHOR FERNANDO GOMES SERIA MAIS UM CANDIDATO FICHA SUJISSIMA.
    E COM TODA A CERTEZA A FICHA DELE BATERIA O RECORDE DA DE GERALDO SIMÔES,PORQUE ELA E EXTENSAAAAAAAAAAAAAA.
    VOCÊS NÃO ACHAM?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *