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A Valec concluiu ontem a licitação do trecho baiano da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e 24 empresas vão construir os 1.022 de ferrovia entre Ilhéus, no sul da Bahia, e Barreiras, no Oeste do estado. A obra foi dividida em sete lotes e tem investimento previsto de R$ 4,198 bilhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com o Valor Econômico, o consórcio que venceu o maior contrato – de R$ 739,9 milhões – é formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, Barbosa Mello e Serveng. O segundo maior lote – R$ 720,1 milhões – ficou com a Mendes Junior, Sanches Tripolini e Fidens. Os consórcios têm, juntos, 24 empresas.
De acordo com a Valec, o primeiro trecho da ferrovia, entre Ilhéus e Caetité, terá 537 quilômetros de extensão e deve ficar pronto em julho de 2012. A segunda etapa, Caetité-Barreiras, deve ser entregue em julho de 2013, sendo que o trecho até Figueirópolis ainda encontra-se em estudo.
A ferrovia transportará 52 milhões de toneladas de cargas até 2018, sendo que mais de 85% será de minério de ferro da Bahia Mineração Limitada (Bamin), entre Caetité e Ilhéus. Além de minério, outras cargas já previstas são álcool, açúcar e grãos. Bernardo Figueiredo, da Agência Nacional de Transportes e Terrestes (ANTT), aposta que a ferrovia mudará a “cara da Bahia”.

Empresas que venceram os sete primeiros lotes (Arte Valor).

5 respostas

  1. Antes os incrédulos destes comentários duvidavam da possibilidade de vir qualquercoisa, diziam que era eleitoreira, agora que os fatos estão se consumando, poem em dúvida, sem dúvida, estes que são do contra vão duvidar até o momento em que as locomotivs estiverem a todo vapor.

  2. esses cara são revoltados,não acredita em nada,eu sou do ceará e já fui chamado para ir para essa grande obra. a empresa q eu trabalho já esta mobilizando gente para essa obra.

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