skip to Main Content
6 de abril de 2020 | 08:39 am

ELEIÇÕES 2010: HOJE É DIA!

Tempo de leitura: 2 minutos

Após quase meio século, o sul da Bahia voltou a fazer parte das políticas de desenvolvimento.

Rosivaldo Pinheiro | rpmvida@gmail.com
Estamos no dia da eleição. É o momento final para observar alguns pontos sobre a decisão que teremos que tomar nesse domingo, 3 de outubro de 2010.
Antes de tudo, é preciso que cada um de nós tenha em mente que a nossa vida e o nosso futuro dependem da política. O preço do combustível, o funcionamento dos postos de saúde e das escolas, a segurança pública… Seu voto e a sua participação têm a força de determinar, por exemplo, se os serviços públicos podem funcionar bem ou não.
É fundamental avaliar com todo cuidado e atenção, pensar e repensar, procurar saber a vida e a história dos candidatos antes de votar. Não desperdice a oportunidade de eleger um bom representante.
Talvez algumas pessoas não se deem conta da igualdade do voto. O ato de votar põe no mesmo plano e nivelamento ricos e pobres. Não podemos negligenciar esse momento sob pena de colocarmos em risco o nosso futuro. O futuro dos nossos filhos e das próximas gerações. Pense nisso!
Nesse momento, há muitos nomes e números sendo apresentados a você. Quem são essas pessoas? De onde elas vêm? Quantos conhecem os problemas de nosso povo e, principalmente, quantos já fizeram alguma coisa para resolver esses problemas? Qual o modelo de gestão ao qual eles estão vinculados? Historicamente quem são seus parceiros? Como seus partidos ou representantes se comportam no poder? São perguntas que você precisa fazer.
Quero mais uma vez ressaltar que, após quase meio século, o sul da Bahia voltou a fazer parte das políticas de desenvolvimento. A inauguração do Gasene, a chegada do complexo intermodal (Porto, Aeroporto, Ferrovia e ZPE) e a rodovia Camamu/Itacaré são parte deste esforço de integrar a nossa região ao processo de desenvolvimento econômico brasileiro.
Precisamos nos fazer respeitados e esse respeito só será alcançado se elegermos representantes vinculados com as nossas lutas. Região forte é região com representatividade política.
Precisamos fortalecer a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, lutar pela criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSULBA), contra a privatização da Emasa, pelo fortalecimento da lavoura cacaueira, pela construção da barragem do Rio Colônia, pelo sistema de tratamento de esgoto, pela despoluição do Cachoeira, entre outras. Precisamos buscar o fortalecimento econômico e o desenvolvimento da região cacaueira. Necessitamos adotar um conjunto de ações que nos permita construir a região metropolitana do sul da Bahia.
Enfim, acredito que possamos continuar lutando para que o Brasil e a Bahia continuem se desenvolvendo, com distribuição de renda e combate à miséria.
Só você pode fazer a diferença.
Rosivaldo Pinheiro é economista.

Esta publicação possui 3 comentários
  1. Já vi que esse aí é muito mais sonhador que eu, …!!!
    Como é que um Profissional, um Economista, acredita tanto em propagandas enganosas, em promessas infundadas, em quimeras, em coisas irreais, intangíveis, …?!?!?!
    Onde está o espírito crítico – minimamente desenvolvido – após tantos anos de estudo, …?!?!?!
    Qual, ou quais, dos grandes pensadores da Teoria Econômica se baseou apenas em sonhos e promessas para desenvolver suas teorias, …?!?!?!
    Por favor, me responda: Quem são os teus Mestres, …?!?!?!
    Sinceramente, se um Economista desses me dissesse para investir em alguma coisa, eu faria justamente o oposto, …!!!
    Num processo estocástico, a probabilidade de ocorrência de tudo que ele relatou no seu comentário ocorrer realmente (ZPE e outras promessas de políticos em épocas eleitorais), é igual à probabilidade de ocorrência do conjunto vazio, isto é: Existe, mas é igual a zero, …!!!
    Cara, deixa isso para a massa ignara, que não teve oportunidade de ter acesso a uma bibliografia especializada, ao desenvolver a razão e o raciocínio lõgico, em detrimento da emoção e da paixão desvairadas, que acredita em tudo, inclusive em milagres, que não conhece os Modelos Econométricos, os Procedimentos Estocásticos (base das previsões com fundamento lógico-matemático), …, mas um Profissional de Nível Superior, …, francamente, …!!!
    Nessas horas eu só me lembro de algumas das frases bem sugestivas do genial Nelson Rodrigues, …!!!
    É duro, …!!!

  2. PRECISO TER CERTEZA SE RECEBEU O MEU COMENTÁRIO, SOBRE SEU
    EXCELENTE TEXTO.(primeira vez que o faço num blog)Ao enviar
    houve um pequeno problema com o computador.

  3. Caro Sérgio,aprendi desde cedo a respeitar frustações. Ter visão crítica é diferente de ser revoltado. Você pareçe daqueles que amanhece e ao se ver no espelho reprova a sua própria existência. Você não precisa de conselhos econômicos, pelo visto, precisa de civilidade. “Os perdedores vêem os raios. Os vencedores vêem a chuva e a oportunidade de cultivar”. Liberte-se da prisão do mundo: o cárcere da emoção!
    Forte abraço e fique com Deus!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top