Tempo de leitura: 2 minutos

Azevedo: temporada ruim.

É certo que as pesquisas locais detectavam uma rápida deterioração da popularidade do prefeito Capitão Azevedo (DEM), mas estas eleições mostraram que o mandatário itabunense tem baixa capacidade de transferência de votos para os seus candidatos.
O prefeito “elegeu” como seus tanto Roberto Britto como Luiz Argôlo, ambos do PP e candidatos à Câmara Federal. Os dois saíram “magrinhos” das urnas em Itabuna. Argôlo com 4.289 (4,49% dos votos válidos) e Britto com 1.823 votos (1,91%).
Pior, ele deu zignal em Augusto Castro, do PSDB, que acabou eleito deputado estadual, e apoiou o também tucano Solon Pinheiro, que sonhava com uma vaga à Assembleia Legislativa. Castro teve 8.019 votos em Itabuna, ante 2.345 de Solon, este derrotado.
Pior ainda: nem bem confirmada a sua eleição a deputado estadual, Coronel Santana (PTN) mandou avisar ao ocupantes temporários do Centro Administrativo Firmino Alves que em 2012 disputará a prefeitura de Itabuna. Santana, apesar de ser apontado como santo protetor de Azevedo desde os tempos da Ciretran, foi preterido neste pleito de 2010. Resultado: saiu daqui com 13.143 votos. Pra ele, melhor assim.
E, para temperar essa salada indigesta, mais uma: Azevedo não colocou a cara na campanha de nenhum candidato ao governo, apesar de “fazer sabão” com Paulo Souto, Jaques Wagner e Geddel Vieira Lima. Liberou seus secretários para as campanhas de Geddel e Souto. E deixou Wagner – o eleito – chupando dedo.
As urnas de Itabuna também deixaram em maus lençóis os ex-prefeitos Fernando Gomes e Geraldo Simões. Fernando apoiou os candidatos a deputado Renato Costa (estadual) e Lúcio Vieira Lima (federal). Renato foi derrotado na sua pretensão de retorno à Assembleia Legislativa. Obteve aqui pouco mais de 7,6 mil votos. FG deu a Lúcio só 1.218 votos em Itabuna.
Geraldo Simões teve depositado no seu cesto itabunense apenas 23.639 votos, ante 35 mil em 2006. Por isso, sua votação em todo o estado também foi mais baixa do que há quatro anos. Ele diz que a queda tem a ver com as críticas da imprensa ao seu mandato e à informação de que não mais concorreria à reeleição…

25 respostas

  1. Segundo pesquisas enconmendadas por um grupo de candidatos a deputados da região, há dois meses atrás Azevedo apareceu com quase 79 % de rejeição na cidade. Quem teve apoio dele acabou se afundando nessas eleições
    ÉEE seu pimenta ficou complicado pra o capitão Azedo nesses dois últimos anos de governo que faltam
    Ele virou as costas para CORONEL SANTANA e AUGUSTO CASTRO E AGORA SERÁ QUE VAI TER A CARA DE PAU DE PEDIR APOIO A JAQUES WAGNER ?
    Sem contar que ele também apoiou Felix Junior que também foi mau votado aqui em Itabuna.

  2. A votação de Geraldo já era esperada, devido as agressões sofridas pela mídia escrota e pervetida de Itabuna. Teve essa votação devido ao empenho da militância do PT. No entanto Geraldo precisa refletir, pois, nem a militância aguerrida do PT suporta mais a dupla Miralva e Flávio.
    ACM Neto herdou os votos de ACM, natural que isso aconteça.Wenceslau foi brilhante e o PC do B sai fortalecido. No entanto, as pifias votações em Itabuna dos canditados de FErnando Gomes, Azevedo, Maria Alice, Solon Pinheiro e Milton Gramacho, deve-se a greve dos bancos, pois os mesmos ficaram sem grana para comprar os votos que sempre os elegeram.

  3. Ele deve ter comemorado, a traição que ele cometeu com o Capitão Fabio, já que segundo ele o candidato dela era o Deputado Copa do Mundo J. Carlos, mas como já se sabe do comportamento deste Coronel do seculo XXI, que colocou o cabresto em parte da militancia e ditou “meus irmaozinhos, minhas irmanzinhas, vamos votar em J. Carlos pois ele nos ajuda muito!”. Eh certamente ele deve esta comemorando, os quatro anos que deve ter como regalia, gastando o dinheiro sofrido que pagamos de imposto. O tempo começou a dar a resposta para o casal 20, primeiro foi a derrota de Juçara para Azevedo, certamente Deus, conspirou para que esta senhora não fosse eleita, pois em vez do cabresto todos deveriam estar sendo chicoteados nesse momento para votar em um senhor que nem sabemos de onde veio e para onde vai???. Em segundo foi a resposta das urnas nesta eleição apenas 23.000 votos que este senhor teve, sacramenta a decadencia deste feitor de engenho dos dias atuais. Eh, para quem esperava de 35.000 a 40.000 votos, a resposta das urnas serve de lição, mas duvido que a ficha de Geraldinho caia, ah a ficha que vai cair é a ficha suja, quando o STE apreciar o caso dele. Infelizmente este é o comportamento que não queremos de um politico, mas infelizmente ainda acontece em nosso Brasil, cabe ao eleitor filtrar estes exemplos e não votarmos. Parabens Itabunenses, que tiveram consciencia e não votaram neste feitor.

  4. Eu quero é mais. O povo começa a perceber que a politica necessita de reciclagem, o bom FG, GS, Zevedin, Renato, e os novos Solons perceberem isso. Que se cuide também os Santanas, Castros, pois se não nostrarem serviços ja sabe o que aconteçe.

  5. O resultado destas eleições demostra que a cada dia o coronelismo eleitoral vem acabado em Itabuna. Já se foi o tempo que Fernando Cuma e Geraldo Simões tinha seu curral eleitoral em Itabuna que, ao final de cada eleição, garantia os votos angariados de forma cabestral. Agora é diferente e os aspirantes ao mando político do municipio devem colocar suas barbas de molho pois, o que se pinta a cada dia no quadro político de Itabuna, é a imagem de um eleitorado mais maduro, autonômo e livre para dizer não a quem se tornou indígno de sua confiança. Graças a Deus pela evolução dos eleitores itabunenses. E aos presunçosos que mal ganharam uma eleição e já querem ser prefeitos, lembrem-se da história do Capitão Fábio, que foi ejetado da vida política simplesmente por que achava que todos os eleitores de Itabuna seguia a guisa do populisom e demoagogia.
    VIVA O ELEITOR DE ITABUAN QUE DEU O ZIGNAL NOS CANDIDATOS QUE NADA FAZEM PARA MERECER NOSSO EXPLORADO VOTINHO. KAKAKAKAKAKAK!!!

  6. Nós Itabunenses estamos aprendendo a votar
    Foi a lição para Fernando Gomes, Geraldo Simões e capitão Fábio
    E foi um recado para o prefeito Azevedo: “Não tente a reeleição, você está queimado” Dos 52.000 votos que ele teve em 2008, hoje ele deve ter uns 3.000 no máximo

  7. Seria estranho, se a população de Itabuna votasse com os candidatos de Azevêdo, né?
    Parabéns Itabuna!
    Boa resposta! Vamos ver se cai a ficha do Capitão!

  8. Azevedo não traiu ninguem, pois o seu carater já era conhecido. Sorte de Paulo Magalhães que foi traido logo de inicio, mesmo tendo jogado um milhão e duzentos no Bairro Zizo. Quem deu mais dinheiro ( a eles) foi apoiados por Azevedo e Gilson. Contudo cairam na armadilha e se quebraram. Temos certeza que o Deputado Paulo Magalhães deve retirar de imediato suas emendas para Itabuna e, procurar um Prefeito sério para que haja uma composição honesta.

  9. Azevedo deve está com dor de cabeça, pois nesta eleição mostrou que o mesmo foi eleito pq a maquina administrativa de FG o ajudou. Mais o pior é a cara de pau da imprensa da Prefeitura de Itabuna que colocou uma foto dizendo que Coronel Santana foi agradecer a Azevedo é mentira pois todos sabemos que o mesmo não ajudou em nada ao Coronel. Só faltam dois anos para o sargento e o capitão darem tchau a PMI.

  10. Quem mais perdeu foi Geraldo Simões que não conseguiu eleger Capitão Fábio, pois, num futuro bem próximo (2012) Fábio poderá fazer um estrago IMENSO no projeto de Geraldo. Mas, segundo D. Juçara J. Carlos vai salvar Itabuna. As picuinhas de Juçara elegeram Coronel Santana. Ficou a campanha inteira perseguindo Fábio, agora o bicho vai pegar pra Geraldo. Diz o ditado, quando a cabeça não pensa o corpo padeçe!

  11. O povo fica com medo de dizer que é Juçara que tá acabando com Geraldo! Ninguém suporta (nem a militância) essa “ACM de saias”. Fala povo!

  12. Mas essa imprensa da prefeitura é cara de pau mesmo viu !! Igual ao seu prefeito bunda mole. Colocaram no site deles que o coronel Santana foi agradecer o apoio do capetão do inferno Azevedo.
    Santana foi apenas cumprimentar todos na prefeitura. Prova disso é que ele esteve em quase todos os setores e não só no gabinete.
    Quem participou da campanha do coronel Gilberto Santana sabe que Azevedo não ajudou em nada, nada mesmo. Os candidatos de Azevedo foram Luis Argolo, Roberto Brito e Felix JR. Todos levaram porrada feia aqui em Itabuna. Em 2012 estaremos livres de Azevedo. Se fosse Santana costurava uma aliança com Wenceslau ou com Augusto Castro pra 2012

  13. O que nunca cai de moda, e agora tá mais intensa ainda é “hereditariedade da política”. Cargo político vem a cada dia sendo tratado como patrimônio da família, o qual na morte do autor da herança se transmite aos seus herdeiros.
    Tem o pai na política, a mulher, os filhos, o irmão, a cunhada etc. Não que isso não pode ou deva acontecer, e é perfeitamente saudável quando o casal se conheceu na militância política, quando o filho desde cedo participa da militância estudantil.
    Mas qdo não há qualquer tino político ou a intenção de melhorar a sua cidade, Estado ou País, mas apenas a vontade de fazer daquele cargo seu “ofício” e “emprego” para mamar no Poder Público: É COVARDIA, OPORTUNISMO, MAU CARATISMO, CORRUPÇÃO E TODO O LADO PODRE QUE QUE ELA TRAZ.
    Só para exemplificar: Geraldo Simões põs a esposa Juçara (que história política essa senhora tem??), Roriz põs a sua esposa iletrada (tô esperando esse debate do 2º turno para dar muita risada), Dirceu o filho, Paulo Souto o filho e assim O BEM “CARGO POLÍTICO” VAI SENDO TRANSMITIDO HEREDITARIAMENTE.
    Ah, fiquemos de olho, Juçara hoje é a 2ª suplente de Lídice da Mata (a mulher tá chegando de mansinho).

  14. AZEVEDO VC TÁ DOIDO PARA ENTREGAR O ” OURO ” AO BANDIDO, DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR, SUA ADMINISTRAÇÃO CONSEGUE SER PIOR QUE A DE ” FERNANDO “. DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR.

  15. Azevedo só vai começar a melhorar seu governo quando colocar Alfredo Mello pra fora da EMASA!
    Vamos Azevedo, nós votamos em você!
    PS. Mas pelo amor de Deus, ninguém merece se for Octaviano Burgos no lugar dele!

  16. Na minha visão o coronel santana já começou errado. Ao invés de comemorar a sua vitória, já estava “bombando” outro colega de legislatura mais graduada! Não é por ai, pois, o seu PTN pode estar com o governo do PT; já sinalou, e aí, neo deputado? Vá devagar.

  17. Olha, tem muita gente indignada porque mais uma vez Geraldo Simões fez Itabuna de besta. Fez um faz-de-conta com Capitão Fábio e deu voto mesmo ao forasteiro do J. Carlos. Com isso, o enganador GS tira um mandato de deputado estadual de Itabuna, ao enganar Fábio. Mas tem gente boa vendo isso…

  18. Azevedo daqui a 2 anos vai sair voado…SEU FIM ESTÁ PRÓXIMO SÓ FALTA 2 ANOS !
    Após o resultado das eleições houve uma reunião no gabinete para discutir estratégias para a reeleição de 2012. Azevedo, Pinheiro e Joelma mostravam-se preocupados com essa paulada dos candidatos deles aqui em Itabuna nessas eleições.
    sairam fortalecidos: Wenceslau, Coronel Santana e Augusto Castro
    sairam enfraquecidos: Geraldo, Fernando,Capitão Fábio e Azevedo.

  19. NÃO TRABALHO NA PREFEITURA , NÃO CONHEÇO AZEVEDO PESSOALMENTE .MAIS DIGO A VCS ITABUNENSES AMADOS , QUE NESSA TERRA SOFRIDA NUNCA VI UM PREFEITO SE EMPENHAR PARA AJUDAR OS MAIS CARENTES , POR QUE AO INVÉNS DE CRITÍCAR VCS NÃO PARA PARA ANALISAR ! QUEM DURANTE OS ÚLTIMOS 30 ANOS TEVE CORAGEM DE FAZER O QUE AZEVEDO VEM FAZENDO PELOS BAIRROS MAIS NECESSITADOS, NÃO PENSEM VCS QUE É FÁCIL ESTAR NO LUGAR DELE , LHE DANDO COM GENTE DE TODO TIPO , MUITAS VEZES SEM SABER O QUE ACONTECE BEM ALI PRÓXIMO AOS SEUS OLHOS , SE FOSSE FÁCIL ASSIM TODO PREFEITO FARIA!
    PAVIMENTAÇÃO E SANEAMENTO DA AVENIDA PEDRO JORGE !
    COSTRUÇÃO DA PONTE DO SÃO ROQUE
    AMPLIAÇÃO DA PONTE FELÍCIA DE NOVAES
    PAVIMENTAÇÃO DOS PRICIPAIS CORREDORES NO BAIRRO M.PINHEIRO
    CONSTRUÇÃO DE CASAS NO BAIRRO M.PINHEIRO
    PAVIMENTAÇÃO DO BAIRRO SANTA CATARINA
    PAVIMENTAÇÃO DO BAIRRO FERNANDO GOMES
    CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES NO BAIRRO SANTA CATARINA
    CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES NO BAIRRO FERNANDO GOMES
    ABERTURA DE RUAS NO BAIRRO VALE DO SOL
    CONSTRUÇAO DE UMA BELISSIMA CRECHE NO JORGE AMADO
    EXTENSÃO DE HÓRARIO EM CRECHES PARA TEMPO INTEGRAL
    ASSISTÊNCIA A FAMÍLIAS EM ARÉAS DE RISCO
    AS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÃO DANDO SHOW DE ENSINO
    ISSO FOI ALGUMAS DAS COISAS QUE ME LEMBRO , POIS SEI QUE AINDA TEM MAIS !
    E TENHO CERTEZA DE QUE MUITO MAIS ESTÁ SENDO FEITO POR AI
    POIS NÃO FICO SO CRITICANDO ,COMO MORADORA PROCURO SABER E VOU VER AS COISAS QUE ESTÃO SENDO FEITAS !
    FORA OS PROJETOS DO GOVERNO FEDERAL QUE ELE ESTA CONSEGUINDO TRAZER PARA NOSSA CIDADE !
    COMO O PROJETO MINHA CASA , A COBERTURA DO CANAL DA AMÉLIA AMADO !
    VAMOS PARAR E PENSAR UM POUCO , AS VEZES NEM SABEMOS O QUE NOSSOS ENTES QUERIDOS FAZEM EMBAIXO DO NOSSO TETO , IMAGINE UMA PESSOA TER QUE MANTER SUA IMAGEM LIMPA TRABALHANDO COM MILHARES DELAS QUE NEM SEQUER CONHEÇE DIREITO . NÃO ENXERGUEM AZEVEDO APENAS PELAS PESSOAS QUE TRABALHAM COM ELE !
    TENHO CERTEZA QUE HOJE NOSSA CIDADE ESTIVESSE SENDO GOVERNADA PELA SENHORA SADAN RUSSEM . MUITAS LÁGRIMAS ESTARIAM SENDO DERRAMADAS POR MILHARES SENDO CHICOTEADOS !

  20. muito bem marcia o povo nao se contenta com nada eu hem azevedo ainda vai calar a boca de muita gente se os outros que passaram pela prefeitura estivesse feito muito por itabuna azevedo agora nao teria tanto para fazer a prova é que itabuna estar ruim e sem dinheiro

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *