Tempo de leitura: 2 minutos
Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br
.
O uso intensivo da internet e, principalmente, das redes sociais, colaborou muito para a vitória do primeiro presidente negro da história americana. E a experiência daquela eleição se tornou uma espécie de marco de um novo momento na concepção das campanhas eleitorais e da comunicação.
.
De olho nessa revolução do “www”, já na pré-campanha a candidata Dilma Rousseff mostrava que usaria a receita Obama, principalmente com a formação de uma grande frente de simpatizantes na web, propagando mensagens favoráveis e repetindo à exaustão as virtudes do governo Lula e da eleição de sua sucessora.
.
O jornalista Marcelo Branco foi contratado para recrutar os soldados da web-campanha e rodou o Brasil, falando do poder descomunal da internet e do seu crescimento no país, onde a rede se popularizou e superou as publicações impressas. “Usem seus twitters, facebooks e orkuts para fortalecer a imagem da Dilma”, essa era a palavra de ordem do jornalista. Mas os “Dilmaboys” não surfavam sozinhos nessa onda.
.
Ao longo da campanha, quem se esmerou no uso da web foram os “Serraboys” (aqui não nos referimos àquele grupinho sem graça da terra da garoa). A partir de bases espalhadas por todo o país, numa ação de guerrilha, o exército tucano disparou mensagens contra a candidata do PT, alardeando falhas reais, espalhando defeitos inventados e velhas piadinhas desconcertantes, explorando o estilo durão da petista para caracterizá-la como uma mulher cruel, desumana e inimiga dos religiosos, numa verdadeira reedição da cartilha da TFP (Tradição, Família e Propriedade).
.
Todo esse viés taleban das últimas semanas do confronto resultou na “fuleirização” da campanha, que acabou empobrecida e desviada de temas mais importantes para o país, e foi decisivo para levar o pleito ao segundo turno.  O interessante é que Dilma perdeu terreno na web, exatamente onde  saiu na frente.
.
Será que deu branco?

Ricardo Ribeiro é um dos responsáveis pelo blog Pimenta na Muqueca.

19 respostas

  1. Caro Ricardo
    Seu comentário é uma granda sacada, mas temos que lembrar – mesmo amargando nossa dura realidade – de que os Estados Unidos não formam um país de analfabetos, de analfabytes, assim como o nosso e, principalmente, a maioria do pessoal, por lá, não necessita de – nem tolera – óbolos oficians para sobreviver (nem se acomodam diante de tal situação, devido à natureza competitiva e cultural deles), diferentemente do que ocorre por aqui, …!!!
    Como são duas realidades totalmente distintas, evidentemente que as similaridades, assim como os resultados obtidos e/ou esperados, são – obviamente – diamentralmente opostos, …!!!
    Como dizia o “lendário” Vicente Mateus: “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, …!!!
    Assim – nessa linguagem – creio que o povo brasileiro irá entender o que eu quis dizer (assim como eles assimilam os comentários “geniais” – as “pérolas” – prolatadas pelo Presidente Lula), …!!!

  2. Sim, e qual a intenção dessa postagem?
    atribuir toda verdade que apareceu sobre Dilma a Serra, sim, pode ter sido, mas é a pura verdade.
    O Youtube responde todas nossas dúvidas sobre o que caiu na rede, Que Dilma é uma mulher de temperamento dificil; nós sabemos, aliás o proprio Lula disse em um discurso.

  3. ANALIZANDO DESTA FORMA FICA FACIL ENTENDER,QUE NA VERDADE O ERRO FOI DA POPULAÇÃO, QUE CAIU NESSE GOLPE DADO PELA TURMA DO TUCANO, SE A CAMPANHA DELES, FOI FEITA EM CIMA DE MENTIRAS E DEFAMAÇÃO, QUEM PERDEU NÃO FOI A DILMA E SIM O BRASIL, QUE DEU A OPORTUNIDADE DESSA RAÇA DISPUTAR UM SEGUNDO TURNO EM UMA ELEIÇÃO EM QUE ELES NÃO DEVERIA NEM ESTAR INSCRITO QUANTO MAIS DISPUTANDO,LAMENTÁVEL…

  4. Prezado Ricardo
    Na verdade a grande sacada da Internet foi o Movimento pela Marina Silva, do qual eu tive a honra de participar. Foi uma coisa nunca vista neste país. Vai marcar época.
    Quanto a veicular mentiras, a Internet vem mostrando tanto as inverdades da campanha Tucama como as muitas mentiras do governo Lulla e dos petralhas.
    O que é necessário é que o povo se informe e saiba julgar.
    Nunca se prostituiu tanto a política neste país como com esse senhor Lulla, no qual eu também fiz a burrice de votar.
    Abraços

  5. O PT já sabia… Todos conhecem muito bem o Serra. Alguém que é capaz de passar por cima da própria mãe para chegar aos seus objetivos.
    Só acho que o PT (mesmo conhecendo as baixarias do Serra) o subestimou!
    Também já era esperado que cérebros enfraquecidos e vulneráveis sucumbissem aos efeitos de uma “Guerra de Quarta Geração”, travada pela Internet.
    A Internet, além de um meio de divulgação e esclarecimento, também já é a grande “Ferramenta de Dominação”!

  6. Para Sergio Oliveira:
    Parece até que o país EUA é beleza pura, não existe analfabeto, não existe miséria, ec. Sabe por que? Eles só falam a coisa boa do país e “coloca embaixo do tapete as coisas ruins” (lembra?)
    A miséria prolifera e ninguém anda tranquilo por lá. Ainda temerosos com o 11 de setembro.
    Hoje estou com 52 anos e desde que me entendo como gente só se fala em GUERRA e PODER nos EUA. Isso é inteligência?
    Todos os países eram subservientes e o nosso lá embaixo do poço, com pires na mão, etc.
    Nós não queremos ver a mudança, porque foi um Metalúrgico a conseguir a proeza de sermos respeitados e não um sociólogo que não investiu em NADA NA EDUCAÇÃO (cite alguma coisa).
    A promessa de Lula foi cumprida (claro que não em sua totalidade), mas, vemos menos desigualdades, pobres comendo melhor, adquirindo veículos, criando empresas, podendo estudar melhor, coisas que só eram para os DITOS RICOS….
    Permita-me dizer: o país melhorou e…. Muito!
    Não quero falar nem do programa Luz para Todos e Água para Todos, pois seria covardia, inclusive as criações de mais de 200 escolas técnicas e universidades. Os números não mentem.
    Para não dizer que só falei de flores, tem corrupção SIM, como terá em qualquer governo, pois, infelizmente, nós (eu e você e outros pobres mortais), temos em nosso sangue alguma coisa que permite ser locupletado e….
    Quero ver governar o Brasil com um partido só e só com idealismo. LULA TENTOU ISSO 03 VEZES e…. teve que mudar para fazer o PAÍS MELHOR PARA TODOS (POBRES E RICOS).
    Acredite que o que está aí não é Dilma, nem PT, etc…. É um PROJETO QUE VEM DANDO CERTO.

  7. Concordo com o Sr.”SERGIO OLIVEIRA”. Como um país que boa parte de sua população são analfabetos(funcionais ou não), isso, tendo em vista, que o simples fato de ler e escrever não diz nada, apenas constata uma triste realidade. Além de analfabetos são analfabytes, muitos nem sequer tiverem a oportunidade de conhecer, usar, manusear um computador, visto que este tem ganhado seu espaço ao longo de décadas.
    O fato das eleições para Presidente ter ido para o 2º turno, há duas hipóteses: 1)O Brasil preferiu dar oportunidade ao candidato q

  8. Concordo com o Sr.”SERGIO OLIVEIRA”. Como um país que boa parte de sua população são analfabetos(funcionais ou não), isso, tendo em vista, que o simples fato de ler e escrever não diz nada, apenas constata uma triste realidade. Além de analfabetos são analfabytes, muitos nem sequer tiverem a oportunidade de conhecer, usar, manusear um computador, visto que este tem ganhado seu espaço ao longo de décadas.
    O fato das eleições para Presidente ter ido para o 2º turno, há duas hipóteses: 1)O Brasil preferiu dar oportunidade ao candidato que ocupava o segundo lugar( SERRA OU MARINA) de mostrar suas propostas no possível segundo turno. Usaram a cabeça. Preferiram pecar pelo excesso. 2) DILMA, segundo dados do TSE e outros institutos de pesquisas conseguiu vencer nas cidades, Estados menos desenvolvidos, isso no entanto, não cabe nem comentar. Ao contrário, do 2º lugar, SERRA, que fez vitória nos Estados desenvolvidos de todo o País.
    O problema não estar nem em SERRA tampouco em DILMA. Esses contam apenas com o voto, a mera possibilidade de uma espetacular virada, que tiraria do PT o poder absolutista acarretado pela influência do então Presidente Lula e a humilhação de perder pra um segundo lugar de virada o mais cobiçado cargo do Brasil. Ou, a confirmação de uma vitória espetacular demonstrando satisfação e total respeito a tal partido… E mais, dizendo a todos, que o BRASIL não é VERDE, nem AZUL, mas sim, VERMELHO!!!
    Que seja feita a vontade do povo… VIVA A DEMOCRACIA!

  9. Digamos que Dilma Roussef tem personalidade forte, isso não quer dizer imcompatível com o cargo que pleiteia, que a maioria dos brasileiros pleitiam junto com ela. Ao contrário, esse é o perfil de uma Presidenta da República, senão…

  10. Zelão diz: – Na rede, o “Jus esperniendi”
    Armaram a estrutura do grande palco para a realização da “mega festa da vitória do Deus Lula.” Subestimaram os adversários, principalmente por contarem com a falácia do “lula tudo pode” e da “partidarização da máquina pública.”
    Previamente trataram de escrafunchar a vida privada e pública dos adversários na preparação de dossiês denuncistas, repetindo a velha tática guerrilheira elaborada por José Dirceu, como parte do seu projeto de 20 anos de poder para o PT.
    Apostaram todas as fichas no clientelismo do bolsa família e na submissão sem discussão pelo povo, a todas as questões e ações praticadas pelo “deus da mídia. Não havia mais dúvidas: – A vontade do “Deus Lula” se cumpriria logo no primeiro turno das eleições, para que o seu poder infinito sobre o povo, não fosse nem de longe questionado.
    Lula, disse o que bem quiz e entendeu, a respeito de tudo e de todos. Arrostou a sua “suprema vontade” a ponto de mandar esconder a “vida pregressa” da sua “candidata ninguém.” Zombou da legítima pretensão de Marina da Silva, que havia deixado o governo, premida pela necessidade de ser manter íntegra e ética com as suas crenças.
    O povo, senhor do seu próprio destino, deu a resposta: – “No Meu Voto Mando Eu!”

  11. Simplesmente não entendo porque enaltecer um país onde reina a democracia e não os direitos humanos. Falar dos EEUU é um absurdo. Esse País só existe devido ao seu imperialismo regado a força bruta, se realamente os EEUU tivessem força eles teriam incrementado a PAZ entre ISRAEL E PALESTINA, que sinceramente, vejo como um descaso mundial…
    Quanto esse negocio de internet na campanha, realamente é verdade. Esses caras tem uma capacidade incrivel de mudar os votos dos outros, a meu ver os internautas, em outras palavras
    são um magote de burros, não acreditem no que veem e sim no que leem… Haja buirrice.

  12. É muito bom ver quando a criação de torna maior que os criadores e isto pode ser constatado quando Ricardo se apresenta como:
    “Ricardo Ribeiro é um dos responsáveis pelo blog Pimenta na Muqueca.”
    Parabéns e continuem o caminho de vocês…
    A nossa região agradece.
    Ilhéense

  13. Perder tempo dando vazão as parasitológicas intervenções do tal Sérgio Oliveira é a mesma coisa que repercurtir as mentiras disseminadas pelo “Zé Baixaria”. No pelito atual não estamos confrontado nomes e sim “Projetos”. Temos que optar entre “Desenvolvimentismo e Neoliberalismo”, para isso, devemos comparar JK, Getúlio Vargas (segundo Governo) e a era Lula (parâmetros desenvolvimentista)e Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (parâmetros neoliberais). Assim, saberemos quais destes produziram mais vantagens para a nação Brasil!

  14. Infelismente o povo Brasileiro ainda não sabe votar, para dar voto ao palhaço Tiririca, sendo o mias votado e arrastando com ele outros deputados que tambem não tem a envergadura que o cargo nescessita.
    Assim é a mesma coisa para presidente. No primeiro turno fui Marina, mas nesse sou Serra pois a Dilma não tem antecedente politico, nunca foi nada na politica e quando colocaram ela num cargo deu isso aí, a Erenice que pode dizer.
    Uma mulher para dizer que nem Jesus Cristo tira a vitória dela, mostra o que podemos esperar.
    Na verdade precisariamos de um presidente melhor mas entre os dois ….sinceramente …sou Serra.
    O Governo sendo do PSDB, espero ….sentado….mas que ….quando o Brasil for governado por pessoas realmente integras, que não se deixei se levar por favores do passado para aprovar isso ou aquilo, onde o ser humano for tratado realmente como pessoa, pois vemos Canada, França, Inglaterra e até mesmo Cuba, onde a saúde é gratuíta e todos podem escolher seu medico e tratamento a custo zero. Para que vivemos minha gente!!! Para ser feliz e ter o minimo de dignidade teriamos que ter saúde a custo zero. Temos muito chão para chegar la, e o primeiro passo seria tentar acabar com a corrupção e o dinheiro que se coloca até em cuecas.
    E com mensalões e mensalinhos do PT que sou contra neste momento, ja fui as ruas para o PT, hoje eu vejo que o poder altera as pessoas e seus principios.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *