skip to Main Content
12 de abril de 2021 | 12:19 pm

IBGE: ILHÉUS TERÁ – NO MÁXIMO – 180 MIL HABITANTES

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não são boas as perspectivas para as finanças do município de Ilhéus, no futuro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município terá, no máximo, 180 mil moradores ao final do Censo 2010 que está em processo de conclusão.

O contingente populacional é determinante, por exemplo, para definir quanto cada prefeitura recebe do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Há 10 anos, foram contados 219.266 habitantes na Terra de Gabriela.
Com 78% dos domicílios visitados, Ilhéus apresenta soma até aqui 170.056 habitantes, dos quais 82.327 são homens e 87.718, mulheres, segundo o coordenador local do IBGE, Sandoval Manciola, em reunião com representantes da prefeitura de Ilhéus.
Manciola conversou com o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal Pacheco, e informou que falta ao instituto recensear apenas 86 setores no município. Pela sua experiência, reforçou o chefe local do IBGE, o município terá entre 175 mil e 180 mil habitantes.
O município protocolou em abril deste ano, na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), um pedido de revisão dos limites territoriais. A SEI é uma autarquia ligada à Secretaria Estadual de Planejamento. A medida, conforme José Nazal, visa evitar perdas de terras para municípios como Itabuna, Uruçuca e Una.

Esta publicação possui 13 comentários
  1. Parece que, desta vez, o pessoal não contou casa de praia, fechada, como tendo a média de 4 pessoas por residência, só assim o censo irá retratar a realidade, …!!!

  2. Solução para Ilhéus conseguir 400.000 habitantes, …!!!
    Como o município de Ilhéus tem muita terra, além de ter parte da sua etnia árabe, …, basta oferecer terra para os Palentinos, pois assim a cidde terá muito mais habitantes, reforçará suas origens e ainda contribuirá muito para a paz mundial, acabando de vez com os conflitos entre Israel e Palestina, …!!!
    Outra coisa: Certamente o comércio local terá um impulso muito grande, pois os árabes são excelentes comerciantes, …!!!
    Por enquanto, só não há jeito para a morte, …!!!

  3. A região está toda em crise…e Itabuna é único pólo de desenvolvimento. Ilhéus vive a esperar investimentos do governo federal, beneficiando-se de sua posição geográfica, mas Itabuna é movida pela iniciativa privada, pois a cidade não tem prefeito desde 1988, quando Ubaldo deixou a prefeitura e teve início ao infernal troca-troca Fernando e Geraldo…e um produto chamado Azevedo.
    Não adiante ilheenses ficarem dizendo que atacadão, makro etc.. estão em seu território… eles estão lá por causa de Itabuna e não de Ilhéus… e isto é uma realidade.
    Veja só: Quantas concessionárias de veículos tem Ilhéus? Nenhuma. Isto é um dado gravíssimo. Desmoralizador.

  4. Tenho 44 anos, sempre morei em Itabuna, principalmente no bairro Conceição. Em toda minha história de vida o recenseador do IBGE só foi à minha casa uma vez. E, neste censo, até agora nada. Como eu confio em pesquisa!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Sr. Pimenta, há 10 anos a População de Ilhéus era de 222.127 (2000). Esse número de 219.266 foi a estimativa divulgada pelo IBGE no ano de 2009.
    Lembrando que o Censo vai estender um prazo maior para as cidades que estiverem com o Censo atrasado, como é o caso da Terra da Gabriela.
    Acredito que Ilhéus chegará aos 220 mil habitantes.
    Vejamos o porque:
    Antes de realizar o Censo, o IBGE contabilizou a quantidade de domicílios em cada cidade para que os recenseadores fossem as residências com o intuito de realizar a contagem. Com isso Ilhéus apresentou 66.444 domicílios.
    Até agora foram contados em 51.379 domicílios 170.056 residentes.
    De acordo com esses números pode-se encontrar a quantidade média de pessoas por domicílios, basta fazer esse cálculo:
    170.056/51.379 = 3.3 aproximadamente é a quantidade de pessoas por residência.
    Após encontrar essa média multiplicamos esse número (3,3) pelo total de domicílios estimados e divulgados previamente pelo IBGE(66.444)
    3,3 X 66.444 = 219.265
    Esses 219.265 é a provável população final de Ilhéus!
    Espero ter esclarecido esse ponto.
    Ps. Sou de Juazeiro e estou apenas expondo esse lado das estimativas.

  6. O problema de Itabuna ter aumentado a população pode ter explicação no fato da JACA ser afrodisíaco, …, dá tesão, …, ter visgo, …, e isso dá mais “pegada”, …!!!
    Vamos fazer filho, meu povo, capicongo, papa jaca, …!!!
    Quanto ao povo ilheense: Eles nasceram assim, cresceram assim, serão sempre assim, morrerão assim, …, “GABRIELA”, …!!!
    É Ilhéus “andando de lado”, …, dá-lhe caranguejos, …!!!

  7. Olha o que eu achei na minha “bribria” google:
    capicongo
    Significado de Capicongo
    sm Reg (Bahia) Alcunha que os naturais de Itabuna dão aos roceiros que não conhecem a cidade; caipira.
    Será meu deus ? Ops, Será meu Deus ? Uma palavrinha só nossa ? Toda nosssa ? Genuinamente grapiúna ?
    Não consigo entender a rivalidade,além do campo futebolistico. entre Ilhéus e Itabuna.
    Serei Capiconga e não conheço as cidades, de fato ?

  8. Acho que terra sim pois eu esposa e filha genro e netas estaremos nos mudando para esta linda cidade ! cansei do parana e do frio, vamos investir na terra dos sonhos Ilhéus.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top