Tempo de leitura: < 1 minuto

Encabeçado por sete bispos, entre eles dom Thomas Balduíno, bispo emérito de Goiás Velho (GO) e presidente honorário da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e d. Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Felix do Araguaia (MT), foi divulgado hoje um manifesto de “cristãos e cristãs evangélicos e católicos em favor da vida e da vida em abundância”, que contava no início da tarde com mais de 300 adesões de religiosos e fiéis.
O texto será entregue a Dilma Rousseff (PT) na segunda-feira, no Rio, na mesma cerimônia em que a candidata à Presidência receberá apoio de intelectuais e artistas.
Os adeptos rechaçam que “se use da fé para condenar alguma candidatura” e dizem que fazem a declaração de voto “como cristãos, ligando nossa fé à vida concreta, a partir de uma análise social e política da realidade e não apenas por motivos religiosos ou doutrinais”.
No manifesto, eles deixam claro que “para o projeto de um Brasil justo e igualitário, a eleição de Dilma para presidente da República representará um passo maior do que a eventualidade de uma vitória do Serra (José Serra, presidenciável pelo PSDB)”.
O documento recebeu o apoio dos bispos Demétrio Valentini (Jales, SP); Luiz Eccel (Caçador, SC); Antônio Possamai, bispo emérito de Rondônia; Xavier Gilles e Sebastião Lima Duarte, bispo emérito e bispo diocesano de Viana (MA). Também apoiam Dilma dezenas de padres e religiosos católicos como Frei Betto, pastores evangélicos, o monge da Comunidade Zen Budista (SP) Joshin, o teólogo Leonardo Boff, o antropólogo Otávio Velho e a professora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Victoria Benevides.
Leia mais

17 respostas

  1. Esse negócio dos religiosos se metendo em política me lembra alguns detalhes curiosos, a saber:
    1 – Toda vez que eu vou a uma cerimônia de casamento no religioso, na igreja católica, eu me pergunto o que é que os Padres entendem de convivência homeme / mulher, para dar conselho aos casais, desde quando a igreja prega o celibato como um dos seus dogmas, …?!?!?!
    2 – Não seria a mesma coisa que um pobre, que vive às custas de óbolos, falando para um grupo de empreendedores a repeito de prosperidade, …?!?!?!
    3 – Não seria a mesma coisa de um grupo de políticos ouvindo uma preleção do Tiririca a respeito de probidade administrativa e seriedade na política partidária nacional, …?!?!?!
    São as grandes antíteses presentes nas nossas vidas, …!!!
    E ainda há os “gênios” que se preocupam em divulgá-las, …!!!
    Coisas do Brasil, …!!!

  2. O PAPA E O ABORTO
    AMIGOS,
    VEJAM AS PALAVRAS DO PAPA SOBRE O ABOMINÁVEL ATO:
    Papa: políticos pró-aborto podem ser excomungados
    O papa Bento 16 criticou o aborto logo no seu primeiro discurso no Brasil. Ele chegou a São Paulo às 16h23. Antes, em entrevista no avião, Joseph Ratzinger apoiou os bispos mexicanos que excomungaram os deputados da Cidade do México que votaram a favor do aborto.
    “O direito de matar um inocente é incompatível com estar em comunhão com o corpo de Cristo”, disse.
    No Brasil, o aborto voltou à pauta após o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defender plebiscito sobre o assunto. O papa defendeu a promoção do “respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio”, em referência também à eutanásia.
    Papa: políticos pró-aborto podem ser excomungados
    O Papa Bento XVI afirmou nesta quarta-feira,9, que políticos católicos podem ser excomungados caso apóiem o aborto. É a primeira vez que o Papa, em entrevista a bordo do avião que o traz ao Brasil, trata em profundidade de um tema polêmico, que está na pauta em muitos países, como Estado Unidos, México, Itália e o próprio Brasil.
    O Papa foi questionado se apoiava os líderes eclesiásticos mexicanos que ameaçaram excomungar parlamentares esquerdistas que no mês passado aprovaram a legalização do aborto na Cidade do México.
    “Sim, esta excomunhão não seria arbitrária, mas sim permitida pela lei canônica, que diz que matar uma criança inocente é incompatível com receber a comunhão, que é receber o corpo de Cristo”, disse ele.
    “Eles [líderes da Igreja mexicana] não fizeram nada de novo, surpreendente ou arbitrário. Eles simplesmente anunciaram publicamente o que está contido na lei da Igreja, que expressa nossa apreciação pela vida e que a individualidade humana, a personalidade humana estão presentes desde o primeiro momento.”
    Pela lei eclesiástica, quem propositalmente fizer ou apoiar algo que a Igreja considera um pecado grave, como o aborto, impõe a si mesmo uma “excomunhão automática”. O Papa disse que os parlamentares que votam a favor do aborto têm “dúvidas sobre o valor da vida e a beleza da vida, e mesmo uma dúvida sobre o futuro”.
    “O egoísmo e o medo estão na raiz da legislação [pró-aborto]”, disse ele. “Nós, da Igreja, temos uma grande luta para defender a vida. A vida é um presente, não uma ameaça.”

  3. É isso aí! Serra jamais!
    DILMA 13! PRO BRASIL CONTINUAR CRESCENDO.
    Sérgio RODACUDE, você é atoa, ops, digo ateu, deveria passar longe dessa notícia, não sabe o que é isso.

  4. FICO MUITO FELIZ COM APOIO DE CALÓLICOS E EVANGELICOS A DILMA, AOS POUCOS O NOSSO POVO VAI DESCOBRINDO A VERDADE QUE ESSA TURMA DOS VAMPIROS E SANGSUGAS TENTARAM COMFUNDIR A CABEÇA Do ELEITOR.
    QUERO UMA VITÓRIA EM 31 DE OUTUBRO NEM QUE SEJA COm 01 VOTO SE DE
    US QUISER…A REVISTA ISTOE ESTAR CONFIRMANDO TUDO QUE DILMA DISSE EM DEBATE,E SERRA FICOU COM NARIZ DE PINÓQUIO..

  5. FICO MUITO FELIZ COM APOIO DE CALÓLICOS E EVANGELICOS A DILMA, AOS POUCOS O NOSSO POVO VAI DESCOBRINDO A VERDADE QUE ESSA TURMA DOS VAMPIROS E SANGSUGAS TENTARAM COMFUNDIR A CABEÇA Do ELEITOR.
    QUERO UMA VITÓRIA EM 31 DE OUTUBRO NEM QUE SEJA COm 01 VOTO SE DEUS QUISER.A REVISTA ISTOE ESTAR COMFIRMANDO TUDO QUE DILMA DISSE Em DEBATE, E SERRA FICOU COm NARIZ DE PINÓQUIO.

  6. Parabéns Sérgio pelo comentário coerente, em momentos em que vemos jovens sendo mortos em pleno dia (abortados da vida em plena juventude), assaltos,roubos, e crianças morrendo por falta de atendimento médico(abortados da vida pela falta de compromisso dos governantes),ficam discutindo questões resolvidas(aborto) e que depende da individualidade de cada um a prestar contas a Deus.que os Gênios da informação divulgues estes dados também para análise.

  7. OLHE, O SER HUMANO ESTA CHEIO DE INTERESSES, ESTAMOS QUESTIONANDO A RELIGIOSIDADE E NAO ATOS DE CERTAS PESSOAS QUE SE DIZEM RELIGIOSOS QUE SAO CHEIO DE FALHAS.
    SABEMOS QUE INTERESSES EXISTEM ATÉ EM BLOGS, INFELIZMENTE…
    SE VCS TEM ALGUMA DUVIDA EM RELAÇÃO A SRA DILMA ACREDITAR OU NAO EM DEUS ANALISEM NO YOUTUBE.
    A BIBLIA DIZ QUE NAO PODEMOS SERVIR A DOIS SENHORES, OU TEMOS FÉ EM DEUS OU NAO TEMOS.
    EU AJUDO A VOCÊS OUVIREM E VEREM DA BOCA DA PROPRIA O DESEQUILIBRIO E A DÚVIDA EM RELAÇÃO A DEUS.
    VEJA NO YOUTUBE NO ENDEREÇO
    http://www.youtube.com/watch?v=CpxQu9UT0zM
    OU VCS PESQUISEM
    Dilma acredita em Deus?
    E VCS VERÃO A REPORTAGEM.
    OBRIGADO!
    CHEGA DE TANTAS MENTIRAS…

  8. Os crentes são os idiotas completos por exelência…Inocêntes uteis que não percebem que estão sendo massa de manobra de um candidato (Serra) que representa uma aristocracia que não tolera esse governo popular (De um peão feioso e sem anelão de doutor no dedo) que quer dividir o bolo e trazer algum nivel de prosperidade a todosl, que lhes tirou o comando das coisas, tido por eles como natural, pois só eles “ricos e capazes” é que podem comandar o Brasil, essa é a lógica deles.Agora chegou o componente que faltava , protestantes fundamentalistas ,conservadores de direita, cheios de paranóia anti-esquerda para ajudar este cara a dar um goupe e tomar o poder…O poder ,a única coisa que lhes interessa! E pra isso ele faz qualquer negócio , até posar de crente.
    Esse Serra o tempo todo elogiou o governo Lula …Do qual Dilma fez parte e foi fundamental no seu sucesso e quer ganhar apenas com a velha tática de se dizer melhor e mais capaz,diminuir o outro,ridicularizar e demonizar.Os evangélicos por manipulação ou fantismo de quem quer impor sua visão de mundo estão atrapalhando mais do que ajudando o Brasil a ser uma grande democracia!!!!

  9. Agora eles estão vendo que foram longe demais na burrice…
    Que esse serra nunca fez nada pelos pobres, pelos nordestinos, pelos professores, contra o tráfico, pois como bem lembra o vídeo, o estado mais rico da América Latina é a matriz de tudo o que não presta, com ele no comando.
    Como é que o serra tão dissimulado, mentiroso e chantagista vai fazer alguma coisa pelo continente-Brasil? Ele que nos aguarde, e depois da derrota, leve pra lá os incautos defensores das mentiras dele…

  10. Esse manifesto prova que religioso não é (nunca foi!) um ser menor.
    Esse manifesto, traz a certeza que civilidade, civismo, inteligência, cidadania, não são privilégios de segmentos outros da sociedade.
    Já dizia conhecido filósofo grego que o homem é um ser político.
    Por que se imagina que falar e fazer política tem que ser privilégio de alguns segmentos da sociedade?
    Afirmar que comerciante, pode falar de política; dentista, pode falar sobre política; feirante, pode falar sobre política; empresário, pode falar sobre política; faxineiro, pode falar sobre política; professor, pode falar sobre política; industrial, pode falar sobre política; engtaxate, pode falar sobre política; servidor público, pode falar sobre política; marceneiro, pode falar sobre política; parteira, pode falar sobre política; caminhoneiro, pode falar sobre política; advogado, pode falar sobre política; jornalista, pode falar sobre política; médico, pode falar sobre política; tratador de animais, pode falar sobre política; domador, pode falar sobre política; carregador, pode falar sobre política; trapicheiro, pode falar sobre plítica; encanador, pode falar sobre política; contador, pode falar sobre política; economista, pode falar sobre política; gari, pode falar sobre política; pedagogo, pode falar sobre política.
    Enfim, todo o mundo pode falar sobre política.
    Por que não, o religioso?
    Por que não, o padre?
    Por que não, o pastor?
    Por que não, a freira?
    Por que não, o diácono?
    Por que não, o bispo?
    Por que não, a bispa?
    Por que não, o seminarista?
    Por que não?!!!
    Não são cidadãos?
    Não pagam impostos?
    Não têm identidade civil?
    Não são gente?
    Todo o mundo pode falar sobre política!!!
    FIESP, SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES, IGREJAS.
    Não nos esqueçamos, em regime democrático é assim!
    Felizmente…

  11. Pra isso é que serviram os boatos criados pelos oportunistas e derrotados políticos do PSDB e os dementes que os aconpanham.
    Envolver questões religiosas em uma disputa eleitoral é, no mínimo, um contracenso. Mas, no desespero, os canalhas se agarram a qualquer tábua de salvação.
    Me dá nojo perceber que esses evangélicos criacionistas têm poder de influenciar o voto dos cidadãos, dementes sim, mas ainda assim detentores do direito constitucional de votar.
    Em nada essa ingerência religiosa, que termina funcionando como catalisador de sentimentos, e que, quer queira, quer não, produz um efeito político retrógado, contribui para o fortalecimento da democracia, nem muito menos cria musculatura nas lutas pelos direitos humanos e liberdades civis.
    Envolver a questão do aborto e da união entre homossexuais no debate político como agentes causadores de fobias sociais é de uma irresponsabilidade imensa. Malditos tucanos entreguistas!

  12. Ainda não entendi esse posicionamento da candidata. Usou a religião como ESCUDO de sua hipocrisia. Logo quem, a igreja, este bem que tanto fez mal.Acredito que uma pessoa que tem convicções e as abandona, ainda, que por um tempo para chegar a Presidência não merece reconhecimento, tampouco, prestígio.
    Quem é Dilma Rousseff, em que ela realmente crê… em Deus ou Diabo?? É contra ou a favor, de que mesmo??? Oh ser ignorante,que prefere ser hipócrita a realista. Mais um bom motivo pra votar em SERRA, esconde suas verdades da política, mas, não renuncia suas convicções em prol dela.
    Dia 21 tem o “ARRASTÃO” DO SERRA, ESTAREI LÁ E CONTO COM OS QUE APOIAM O CANDIDATO.

  13. Eu fico estarrecido com a facilidade com que os dementes se deixam influenciar, sem uma visão crítica, pelo o que a grande mídia coloca em pauta. Oh, dementes, o que importa se Dilma Rousseff acredita em Deus ou no diabo, ou em mula sem cabeça e outras idiotices mais?
    O diabo não passa de uma invenção dos religiosos para manter o rebanho dentro do curral, dementes. Esse povo devia tá era nas igrejas pagando dízimo em vez de tá comentando idiotices em blogs.
    Existem dementes que só são chammados ao debate quando assuntos que não têm a mínima pertinência entra em pauta. Que importa se Dilma Rousseff é ou não religiosa? Vai rezar demente.

  14. JOSHUA!!!!vc disse tudo estarei lá VOTO EM SERRA que se dane !!DILMA LULA!!!!!chega de mentira quem mente é o DIABO!!!XOU SATANÀZ PT NUNCA MAIS!!!!!!!!!

  15. Esse rICARDO sEIXAS deve ser um enorme troglodita do século XXI. Quem ele pensa que é? Ele deve pensar que é a pica que matou Cazuza ou a seringa que matou Janis Joplin. Vá pentear os seus ascestrais, e me poupe de suas verborragias!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *