Tempo de leitura: < 1 minuto

O sistema de abastecimento de água de Itabuna funcionará com metade de sua capacidade pelos próximos dez dias. De acordo com o presidente da Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento), o engenheiro Alfredo Melo, a origem do problema foi pane em um transformador na estação intermediária de Mutuns, causada – segundo ele – por uma falha na rede elétrica.
Com o dano no transformador, a estação intermediária de Mutuns deixou de operar e a água que abastece todo o centro e bairros adjacentes passou a ser captada apenas na estação de Rio do Braço. Isso significa uma queda na vazão, de 600 para 300 litros por segundo.
De acordo com o presidente, um novo equipamento será instalado ainda neste fim de semana, mas a expectativa é de que o abastecimento somente se regularize em dez dias. Enquanto isso, a população terá que racionalizar ao máximo o consumo, para não sofrer ainda mais com a falta d’água.
Além do problema com a estação de Mutuns, Alfredo Melo relata outra complicação gerada pela Coelba. Ele afirma que, de terça-feira (dia 12) até este sábado (16), houve quatro interrupções no fornecimento de energia à estação de Nova Ferradas, o que prejudicou a população da zona oeste da cidade.

9 respostas

  1. TÁ FALTANDO A PROMESSA DO GOVERNADOR WAGNER, A BARRAGEM QUE RESOLVERÁ O ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE ITABUNA. É SÓ TER CALMA, VAI CHEGAR, DEVAGARINHO…

  2. Os grandes líderes do nosso município não tem moral para reivindicar junto ao governedor, dinheiro tem para manter o G-20, aumentos nas nossas contas não vai faltar, água que é bom?

  3. Essa Emasa é uma m….não tem projeto de aviso aos consumidores de seus problemas nem dos graves nem dos mais amenos. Isto deveria ser veiculado por todos so meios, a todos os moradores…só depois que falta água é que vem o aviso!! Tem que processar essa pouca vergonha, esse pouco caso com a população…Que se levantem os advogados, por favor, a população agradece…

  4. Pode ver que na casa do Prefeitinho e do diretozinho da EMASA tem água, o pior é que na conta vem a cobrança normal, todos nós ITABUNENSES, tem que ser é indenizado pelo constrangimento que essa administração tem causado a nós moradores.
    Agora cd o ministério publico que comeram a língua!

  5. Nós agradecemos por essa pouca vergonha da Emasa, aos srs. Geraldo Simoes e Fernando Gomes, onde foi parar tanto dinheiro da época? Por outro lado o cliente chateado, lesado…, vc liga para o fone 08000731195 o atendente também extressado só lhe passa informaçoes {desencontrada}se vc fornecer o nº do processo, vc vai ao orelhão outra pouca vergonha pra encontrar um em funcionamento…, cadê o procon ou defensoria pública, prefeitura etc? a Oi está fazendo barbaridade na nossa cidade. Pedimos SOS a vcs da imprensa!

  6. Esse primeiro comentarista (EU disse) ta totalmente por fora com relação a barragem do rio colonia,pois a verba da barragem já veio pra qui e eles desviaram ( Fernando e Azevedo) e mais Azevedo queria fazer um projeto que seria metade do projeto original, só pra beneficiar os fazendeiros da região. Então vocês acham que Wagener é burro de mandar mais dinheiros e alimentaR essa robalheira???

  7. Graças a Deus moro em Ilheus, pelo menos isto, nao temos este problema em nossa cidade. Tambem aqui a concessão é da Embasa. Agora aqui vai um alerta: O verao esta chegando, o rio Almada esta definhando e por tabela a Lagoa Encantada tera neste verao um dos mais baixo nivel de sua historia. Entao Senhores prepare-se para o pior, pois com certeza teremos morte de peixes, como tilapia, devido a agua salgada que sera trazida pelas grandes mares que atingirao a Lagoa. Agora o que tem Itabuna com isto: a principal fonte de abastecimento de agua da EMASA é o Rio Almada e sua captação se aproxima da Lagoa, exatamente em Castelo Novo, onde varias vezes houve sanalização naquela area.

  8. Eu, como brasileiro, itabunense estou envergonhado como todos estes acontecimentos. Pagamos tão caro por tudo e não temos nada em troca. Antigamene todos queriam se destacar e, ficar na história pelos grandes feitos em benefício da população. Porém, o que vemos hoje é que grande parte dos governantes com grandes feitos de: Irresponsabilidade, idiotice, total descaso, canalhisse, corrupção, “manditismo” e muitos outros mais… Que ficarão na história, no entanto, obscura. Água? Comida? Transporte? Segurança? Moradia? Pra quê? Se todos somos considerados um bando de “eleitores” e somente eleitores. Está na hora de sairmos as ruas de todo o país “Dignidade, Honra e Honestidade Geral Já!”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *