Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma extensa área de 47 mil hectares, que compreende porções dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, no sul da Bahia, vive num clima de acirramento de tensões desde que a Funai publicou portaria definindo a região como terra a ser destinada aos índios tupinambás.
Na primeira quinzena de outubro, o aumento das invasões de propriedades rurais naqueles municípios, além de Itaju do Colônia e Pau Brasil, fez aumentar a preocupação, inclusive quanto ao risco de um conflito armado. Nada menos que nove propriedades foram invadidas em um período de dez dias.
Luiz Henrique Uaquim da Silva, que preside a Associação de Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, está indignado. Ele acusa “elementos armados com fuzis e metralhadoras, travestidos de índios” de desenvolver “ações táticas de guerra, orquestradas por Organizações Não-Governamentais e por políticos embusteiros”.
Uaquim cobra uma intervenção do governo baiano, alegando que a insegurança na região ameaça quebrar o equilíbrio socioeconômico de toda uma cadeia produtiva.
A associação realizará manifestação na próxima sexta-feira, dia 22. A partir das 10 horas, os pequenos agricultores, além de comerciantes dos municípios envolvidos, irão interditar a BR-101, em protesto contra as invasões e cobrando uma solução imediata para os conflitos na região.

6 respostas

  1. Eu acho um absurdo, esses falsos indios estão sendo finaciados pela uma quadrilha chamada PT (Partido dos Traficantes) mandando verbas para eles comprarem armamentos pesados, eu estou entrando nessa briga vou procurar um financiamento e vou montar o Rei do Cangaço vou lutar a favor dos fazendeiros, destruindos todos que se opor em ajudar os falsos indios.

  2. Se segura os falsos indios que estou chegando ai, esse é o recado que mando para vocês e a esses canalhas da FUNAI que apoiam vocês.

  3. OS CHAMADOS¨DONOS DE TERRA¨, SÃO ENGRAÇADOS, NUNCA RESPEITARAM OS DIREITOS DE INDIOS E NEM DOS SEM TERRAS, E QUANDO A COISA FICAM FEIA PARA ELES, AI APARECE UM ENGOMADINHO DESSES FALANDO BONITO, ACHANDO QUE VAI FAZER COM QUE A OPNIÃO PÚBLICA FIQUE A FAVOR DELES, ORA VEJAM SÓ, ESSES DONOS DE TERRA MANDAVAM MATAR INDIOS E SEM TERRAS PARECENDO QUE ELES ÉRAM DONO DA VIDA DE TODO MUNDO, QUANDO O GOVERNADOR WAGNER ASSUMIU O GOVERNO DEU UM BASTA NESSAS MATANÇAS E LIMITOU AS TERRAS DOS INDIOS E DEU A ELES O DIREITO DE IR E VOLTAR COMO É DE DIREITO DELES. O QUE DEVE TER DEIXADO OS DONOS DO MUNDO MEIO IRADOS POIS ELES SE ACHAVAM INTOCÁVEIS, POIS SEMPRE VIVERAM COMO VERDADEIROS CORONÉIS ONDE MANDAVAM EM TUDO E EM TODOS. MAS ISSO ACABOU E ELES AINDA NÃO SE ADAPTARAM A ÉSSA NOVA FORMA DE VIVER E DEIXAR O PRÓXIMO VIVER.

  4. Não somos culpados pelo erro do passado de 510 anos atrás.Procuramos nossos direitos na Justiça onde é local adequado para resolver a situação da demarcação das terras indígens.O governo Federal já demarcou mais de 90% da terras dos remanecentes indígenas,e qilombados.Não consta em estudos efetuados que a região de Ilhéus, Una e Buerarema tenha sido habitada por supostos indíos Tupinambás.Não desejamos derramamento de sangue no campo somos contra a violência que a região esta enfrentado, por supostos elementos que dizem ser indíos, que usam armas de grosso calibre para comandar as invasões, onde funcionários são mantidos reféns, maquinas e tratores são destuidos, animais mortos, casas incendiadas,pelos supostos elementos transvestidos de índios,que usam táticas de guerra, organizadas por supostas ONGS,e polícos embusteiros.Queremos a paz no campo, ao tempo em que exigimos das autoridades constituidas manter a paz no campo evitando um conflito armado, entre agricultores e os elementos supostos indíos, que ameaçam toda a região de Ilhéus, Una e Buerarema.
    Att,
    Kalif Rabelo
    Agricultor

  5. Estas palavras aqui parecem PIADAS!
    O Governo Federal (Ministerio da Justiça – FUNAI) e o Governo de estado estao começando se entender… O problema foi que muitos anos atras… Os governos mandaram a exterminar os indigenas para roubarem suas terras…. Exterminaram muitos e roubaram muitas terras…Que o Governo da Bahia deu para os amigos do Governo….
    Essas oligarquias terratenientes são hoje articuladas com Juizas e Politicos corruptos de direita….E muitos fazendeiros que nem quer pagar A GRANA aos JUIZES para comprar o caso a favor do sempre eterno poderosos….Acham mais barato contratar vagabundos viciados em Crack e dar armas para irem matar os indigenas!!!!
    Que mafia envenenada e safada, caras com PODER se esconder atras de pequenos agricultores!!! manipular pessoas humildes é muita vergonha!!!

  6. Assim como Vocês não tem culpa pelo que aconteceu no Passado. Nós temos culpa de terem tomados a nossas Terras ??? Será mesmo que nõa era Terra Indígena??? Que estavam ai quando os não índios chegaram. E outra sim , não vamos querer dá uma de certinhos, pois não vamos culpar um ou outro pelo fato. Temos uma Constituição que é bem clara. A Funai e o governo deve apenas cumprir o papel deles. Terra indígena não é àquela onde ficamos a sobra, é sim , àquelas que ocupavamos antes de chegarem com armamentos pesados e nos expulsassem de lá.
    Alex makuxi- Roraima

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *